TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FEMINISMO: HISTÓRIA, CONCEITOS BÁSICOS E INFLUÊNCIAS MIDIÁTICAS

Por:   •  26/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.147 Palavras (9 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 9

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA - CAMPUS SANTO AUGUSTO

CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM ADMINISTRAÇÃO

PIETRA BARIQUELO

 POLYANA FUCILINI

FEMINISMO: HISTÓRIA, CONCEITOS BÁSICOS E INFLUÊNCIAS MIDIÁTICAS

SANTO AUGUSTO

2018

Addison: Onde você encontrou... A sua força?

Vivian: nós somos mulheres, querida. A força nos encontra.

 (Private Practice)

1.INTRODUÇÃO        4

2.DESENVOLVIMENTO        4

2.1. Contexto histórico        5

2.2 Machismo, feminismo, femismo e humanismo.        5

2.3 Barbie: influência e contexto de criação        6

3.CONCLUSÃO        7

3.1 Parecer        8

4.REFERÊNCIAS        8

1.INTRODUÇÃO

Nos dias atuais, o feminismo representa uma grande luta das minorias contra uma sociedade patriarcal e machista. Durante muitos anos diversos grupos feministas atuaram fortemente buscando por direitos igualitários entre homens e mulheres. Mesmo com uma luta justa, muitas vezes, as feministas são mal vistas pela sociedade, isso é gerado por visões distorcidas de uma sociedade patriarcal que está em fase de habitação diante da constante mudança do mundo em relação a temas desse âmbito.

No fim do século XIX, a luta feminista se intensificou com a Revolução Francesa que trouxe com ela muitos movimentos sociais que pregavam a igualdade. Esse período foi considerado a primeira onda do feminismo.

Esse trabalho é uma dissertação argumentativa com o intuito de trazer a temática feminista a debate, e trazer o esclarecimento da real condição da feminista perante a sociedade atual.

Mesmo com toda a facilidade que atualmente encontramos para disseminar conhecimento, é importante ressaltar que essa liberdade abre portas para a difusão de uma visão negativa, como as fake news, que por muitas vezes podem trazer uma ideia errada de um movimento, inferiorizando-o, o que acontece muito com o feminismo, onde uma visão distorcida é passada perante a sociedade, diminuindo a importância do movimento, e o tratando como algo banal.

Ressaltando isso, podemos ver a importância da discussão desse tema, para que todo esse viés de importância seja ressaltado, trabalhando na construção de uma sociedade menos machista e na amplificação da voz da mulher no âmbito social.

A luta feminista nos dias de hoje está no seu pico de desenvolvimento, com grandes avanços e direitos conquistados durante as últimas décadas, Mesmo com toda essa luta, há muito que se discutir sobre esse tema. A construção de uma sociedade mais justa e igualitária depende exclusivamente de uma disseminação de informação e da ação das minorias.

2.DESENVOLVIMENTO

2.1. Contexto histórico

A primeira onda feminista surgiu no século XIX, quando a luta por direitos se intensificou durante a Revolução Francesa, nesse meio, o enfoque era na igualdade jurídica (direito de voto, de instrução, de exercer uma profissão ou poder trabalhar). O aparecimento do feminismo emancipacionista está associado às contradições que permeavam a sociedade liberal da época, onde as leis em vigor formalizavam juridicamente as diferenças entre os sexos masculino e feminino (Cancian 2008).

Nesse contexto, surge um grupo que ficou muito famoso no meio feminista por sua forte atuação as sufragetes como ficaram conhecidas, promoveram grandes protestos em Londres, são oprimidas diversas vezes e até presas, sua luta foi válida pois em 2018, foi concedido o direito ao voto à mulher no Reino Unido.

No Brasil, o feminismo aparece com redirecionamento a principalmente o direito ao voto, em 1932, depois de muita luta feminista, é aprovada uma nova constituição, pelo presidente Getúlio Vargas, que assegura o voto feminino, isso foi só o começo de uma série de lutas que são travadas até os dias de hoje pelas feministas.

Durante os séculos essa luta se intensificou no Brasil, principalmente durante e após a ditadura, onde o movimento teve seu pico de evidência em países desenvolvidos como os Estados Unidos e países do continente europeu.

Durante a ditadura, mesmo com a segunda onda se intensificando no país, se observa uma grande dificuldade na exposição de ideias, gerada por um governo autoritário e conservador que  mantinha um discurso que se baseava na preservação dos modelos hegemônicos femininos. Com isso houve grande censura direcionada a esse grupo, o que representa até hoje um grande atraso  na disseminação das ideias feministas no país.

Atualmente estamos presenciando uma grande visibilidade no movimento, com lutas muito importantes relacionadas a esse âmbito sendo colocadas em pauta perante a mídia e a própria massa, mesmo sendo necessário muito diálogo e informação para que esse movimento chegue até as pessoas de uma forma correta e trazendo a tona as reais intenções para que o movimento seja válido perante a sociedade.

A construção de conhecimento relacionada ao tema nos dias atuais se deve muito ao contexto histórico, durante os séculos houve muito sangue derramado para que pelos direitos igualitários cheguem até as mulheres com êxito, e ainda há muito a se construir para que efetivamente cheguemos a igualdade de gênero.

2.2 Machismo, feminismo, femismo e humanismo.

Quando falamos de feminismo é importante ressaltar que ele não é o contrário de machismo, mas sim um movimento social que busca a igualdade entre homem e mulher na sociedade.

Os dois termos não são, nunca serão, não podem ser análogos. É uma falsa simetria. é como reclamar de não haver um dia da Consciência Branca. (CASTRO, Alex. 2012.Feminismo para homens, um curso rápido; p3.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (145.7 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com