TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUICIDIO EM IDOSOS

Por:   •  7/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 4

SUICIDIO EM IDOSOS

PATOS DE MINAS

2016

SUICIDIO EM IDOSOS

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PATOS DE MINAS

2016

INTRODUÇÃO

Envelhecer é uma experiência singular e única para cada um, caracteriza-se por um processo contínuo que promove um declínio progressivo das funções fisiológicas, que diminuem a capacidade do idoso tanto funcional quanto orgânica. Ocorrem também mudanças como perda de autonomia, aposentadoria, alteração da dinâmica familiar, solidão, perdas de pessoas importantes e conjugues doenças físicas e mentais, abuso de álcool e outras drogas (CAVALCANTE; MINAYO, 2015).

Tais mudanças podem ser positivas ou negativas, isso varia de acordo com a forma de interpretação de cada idoso, os quais são influenciados por fatores psicológicos, emocionais, sociais e culturais, cujo desfecho pode ser, para a maioria dos idosos, a ideação suicida ou a tentativa de suicídio. (CAVALCANTE; MINAYO, 2015).

O suicídio é um ato consciente de autoaniquilamento, que segundo Minayo et al (2012), constitui uma espécie de escape de um sofrimento intenso que se associam com frustrações de nível de estresse insuportável, associado a um sentimento de desamparo e um grande desejo de fuga do sujeito. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio causa a morte de cerca de um milhão de pessoas em todo o mundo por ano. Tal violência se manifesta de duas formas: no comportamento suicida (ideação, tentativa e consumação) e também através de atos violentos provocados contra si mesmo, como no caso de mutilações (SAZ P; DEWEY ME, 2001 apud MINAYO; CAVALCANTE, 2010).

Durkheim cita que quando um indivíduo causa lesão a si mesmo, com qualquer grau de intenção fatal e de conhecimento do seu ato se define como “comportamento suicida”. Complementando Durkheim, Shneidman ressalta que ações autodestruitivas que causam ferimentos graves, ou até mesmo morte após um longo período, são chamadas de tendências suicidas (DURKHEIM, 2011; SHNEIDMAN, 2004 apud SILVA et al, 2015).

JUSTIFICATIVA

BLÁBLÁBLÁ

OBJETIVO GERAL 1

O presente trabalho tem como objetivo investigar o conhecimento que jovens universitários têm sobre suicídio em idosos.  

OBJETIVO GERAL 2

O presente trabalho tem como objetivo investigar o conhecimento que as pessoas que convivem com idosos têm sobre suicídio em idosos.  

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1

  • Buscar compreender a visão dos jovens sobre o suicídio em idosos.
  • Buscar conhecer se os jovens possuem algum contato com idosos.
  • Identificar se os jovens acreditam que podem contribuir para diminuir os casos de suicídio em idosos;
  • Identificar como os jovens podem contribuir para diminuir os casos de suicídio em idosos;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 2

  • Buscar compreender a visão das pessoas que tem contato com idosos sobre o suicídio em idosos.
  • Identificar se as pessoas que convivem com idosos acreditam que podem contribuir para evitar o suicídio em idosos;
  • Identificar como as pessoas que tem contato com idosos podem contribuir para evitar o suicídio em idosos;

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA (ou Revisão de Literatura)

METODOLOGIA

        Serão realizadas 10 entrevistas com adultos acima de dezoito anos e abaixo de sessenta anos de idade residentes em Patos de Minas - MG, sendo que deverão ter contato direto, no mínimo semanal, com um idoso. A entrevista abordará a seguintes questões: 1- Você já ouviu falar sobre suicídio em idosos? O que conhece sobre?; 2-

 Você acredita que poderia ajudar a evitar um suicídio em idosos? Como?.

 Serão preservados os cuidados éticos previstos na Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, que estabelecem que a pesquisa deve ser livremente consentida. Será garantido: a) o sigilo da privacidade do participante quanto aos dados de identificação e resultados obtidos na pesquisa; b) as informações sobre o estudo serão fornecidas pelo pesquisador para que o participante possa decidir livremente sobre a sua participação na pesquisa; c) as informações prestadas pelo participante durante a participação na pesquisa não implicará riscos ou benefícios a ele; d) a liberdade de recusar a participar ou retirar o consentimento poderá ocorrer a qualquer momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (139.8 Kb)   docx (394.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com