TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUS Sistema Unico De Saude

Trabalho Escolar: SUS Sistema Unico De Saude. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  1.539 Palavras (7 Páginas)  •  1.849 Visualizações

Página 1 de 7

SUS – Sistema Único de Saúde

CROSS – Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde

Junho/2013

APRESENTAÇÃO

Apresentamos este Projeto Interdisciplinar, onde temos como tema inicial o Sistema Único de Saúde – SUS, sub-tema, a Central de Ofertas de Serviços de Saúde – CROSS e a estatística apresentada para a confirmação do excelente desempenho desta Central. Os números apresentados na estatística são informações reais do Hospital Geral de Carapicuíba - OSS

Esclarecemos, ainda, que foram fornecidos, documentos comprobatórios que serviram de base na execução deste projeto, porém, os nomes dos pacientes foram omitidos, por questão de evitarmos a exposição dos mesmos.

Este trabalho é de todos e de todos exigiu participação efetiva.

Gestão Hospitalar – 1º. Semestre

SUMÁRIO

SUS – Sistema Único de Saúde 05

CROSS – Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde 05

Departamentos Regionais de Saúde do Estado de São Paulo 06

Hospital Geral de Carapicuíba – OSS 07

Gráfico / Estatística 07

Ledenda – Vagas Reguladas 08

Considerações 09

Bibliografia 10

Anexos 11

1. SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

O Sistema Único de Saúde, criado no Brasil em 1988 com a publicação oficial da nova Constituição Federal, tornou o acesso gratuito à saúde direito de todo cidadão.

Com a implantação do sistema, o número de beneficiados passou de 30 milhões de pessoas para 190 milhões. Atualmente, 80% desse total dependem exclusivamente do SUS para ter acesso aos serviços de saúde.

A implantação do SUS unificou o sistema, já que antes de 1988 a saúde era responsabilidade de vários ministérios, e descentralizou sua gestão. Ela deixou de ser exclusiva do Poder Executivo Federal e passou a ser administrada por Estados e municípios.

2. CROSS – CENTRAL DE REGULAÇÃO DE OFERTAS DE SERVIÇO SAÚDE

Com o Decreto nº 56.061, de 2 de agosto de 2010, assinado pelo então Governador do Estado de São Paulo, Sr. Alberto Goldman, no uso de suas atribuições legais, Foi criada, na Secretaria da Saúde, diretamente subordinada ao Coordenador de Saúde da Coordenadoria de Serviços de Saúde, reorganizada pelo Decreto nº 51.434, de 28 de dezembro de 2006, e alterações posteriores, a Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde - CROSS.

A Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde - CROSS tem por finalidade a regulação da oferta assistencial disponível às necessidades imediatas do cidadão, visando promover a imparcialidade do acesso, garantindo a integridade da assistência ao paciente do Sistema Único de Saúde do Estado de São Paulo - SUS/SP, no âmbito de sua área de abrangência.

A Secretaria da Saúde, por meio de suas unidades responsáveis, promoveu a adoção e implementação das providências necessárias à implantação dos serviços a serem prestados pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde – CROSS, serviços de regulação de vagas de urgência/emergência e agendamento ambulatorial.

Por meio de Decreto o Estado já havia sido dividido em 17 Departamentos de Saúde, responsáveis por coordenar as atividades da Secretaria de Estado da Saúde no âmbito regional e promover a articulação intersetorial, com os municípios e organismos da sociedade civil.

O processo de centralização da regulação de vagas de urgência e emergência vem sendo realizado gradativamente ao longo dos últimos anos, e já mostra resultados.

Levantamento da Secretaria aponta que nesse período houve redução de 40% na mortalidade de pacientes que necessitavam de leitos de UTI. De uma média de 2,5 óbitos mensais, o número caiu para 1,5. O objetivo é reduzir ainda mais este índice.

Neste projeto apresentaremos a regulação de vagas de urgência/emergência.

Conforme segue:

DRS I - Grande São Paulo

DRS II - Araçatuba

DRS III - Araraquara

DRS IV - Baixada Santista

DRS V - Barretos

DRS VI - Bauru

DRS VII - Campinas

DRS VIII - Franca

DRS IX - Marília

DRS X - Piracicaba

DRS XI - Presidente Prudente

DRS XII - Registro

DRS XIII - Ribeirão Preto

DRS XIV - São João da Boa Vista

DRS XV - São José do Rio Preto

DRS XVI - Sorocaba

DRS XVII - Taubaté

3. HOSPITAL GERAL DE CARAPICUÍBA

O Hospital Geral de Carapicuíba – Cruzada Bandeirante São Camilo – Organização Social de Saúde (O.S.S.) é dedicado ao atendimento para os usuários dos serviços públicos da Rota dos Bandeirantes: Barueri,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com