TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUS Sistema único De Saúde

Trabalho Escolar: SUS Sistema único De Saúde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  2.217 Visualizações

O SUS pode ser entendido, como uma “Política de Estado”, materialização de uma decisão adotada pelo Congresso Nacional, em 1988, considerando a Saúde como um “Direito de Cidadania e um dever do Estado”.

A universalidade, é um princípio finalístico, um ideal a ser alcançado, indicando, uma das características do sistema que se pretende construir e um caminho para sua construção. Para que o SUS venha a ser é preciso se desencadear um processo de universalização, um processo de extensão de cobertura dos serviços, de modo que venham, paulatinamente, a se tornar acessíveis a toda a população. Para isso, é preciso eliminar barreiras jurídicas, econômicas, culturais e sociais que se interpõem entre a população e os serviços.

O princípio da equidade, mais um dos princípios finalísticos do SUS, a noção de equidade diz respeito à necessidade de se “tratar desigualmente os desiguais” de modo a se alcançar a igualdade de oportunidades de sobrevivência, de desenvolvimento pessoal e social entre os membros de uma dada sociedade. O ponto de partida da noção de equidade é o reconhecimento da desigualdade entre as pessoas e os grupos sociais e o reconhecimento de que muitas dessas desigualdades são injustas e devem ser superadas. Em saúde, especificamente, as desigualdades sociais se apresentam como desigualdades diante do adoecer e do morrer, reconhecendo-se a possibilidade de redução dessas desigualdades, de modo a garantir condições de vida e saúde mais iguais para todos

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com