TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SUS “sistema único de saúde”

Artigo: O SUS “sistema único de saúde”. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Artigo  •  217 Palavras (1 Páginas)  •  361 Visualizações

INTRODUÇÃO

A saúde pública sempre sofreu por descaso, porque no passado o modelo de saúde no Brasil era centraliza, e só buscava ter lucros, com isso somente uma pequena parte da população tinha acesso a um atendimento.

Houve uma época que necessidade de mudança no sistema público de saúde foi muito forte e com essa mudança o sistema foi democratizado e descentralizado.

O SUS “sistema único de saúde” veio para cumprir o dever do estado e trazer um tratamento mais homogêneo para a população, pois esses direitos são garantidos por lei.

O recebem muitas criticas, mas a verdade é que a demanda por saúdo no Brasil tem crescido muito maior do que sua oferta, a ponte que os hospitais públicos estão lotados e existem filas de espera gigantescas, mas é o dever de todo cidadão cobrar do poder pública uma solução e fiscalizar.

As conferências são de grande valor para a saúde pública porque serve para orientar os governos na elaboração dos planos de saúde e na definição de ações que sejam prioritárias nos âmbitos estaduais, e municipais e nacionais.

A opinião pública foi e é de grande valia para a saúde, e foi por meio dela que conquistamos uma melhoria na saúda através das lutas sociais, fazendo com que a sociedade participe e fiscaliza a implementação das políticas públicas feitas pelo estado.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com