TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sus, Sistema Unico De Saude

Ensaios: Sus, Sistema Unico De Saude. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 2

SUS, política pública de Estado:

seu desenvolvimento instituído e instituinte e a busca de saídas

O artigo retrata o movimento sanitário ocorrido nas décadas de 70 e 80 e consequentemente a criação do SUS (Sistema Único de Saúde), e os obstáculos encontrados para seu melhor desempenho.

O SUS é obrigação legal desde 1990 a 24 anos, mais no seu contexto histórico já caminhava muito antes disso, começou na pratica nos anos 70 com movimentos políticos e sociais contra a ditadura, pela liberdade democrática e democratização do estado e se ampliaram para busca de uma vida justa e solidaria em busca dos direitos humanos básicos. Nessa época ouve grande migração da população rural e das pequenas cidades para a periferia das grandes e medias cidades por causa do empobrecimento dessa população, o que ocasionou o grande tensão social nesses locais devido o difícil controle pela repressão da ditadura, com isso as Prefeituras Municipais iniciaram varias providencias, entre elas atendimento com viaturas de saúde itinerantes em vilas e bairros e também postinhos de saúde . Essas providencias precárias foram se beneficiando com as iniciativas de um grande numero de jovens sanitarista que foram qualificando e melhorando o serviço municipal de saúde, as diretrizes de Atenção Primaria à saúde, inclusive com equipes compostas por vários profissionais de saúde, em busca de ações curativas e preventivas com isso ganhando o apoio da população que antes era excluída. Nessa época ocorreu vários encontros estaduais e nacionais para troca de experiências em saúde, configurando o movimento municipal de saúde, que se fortaleceu e pressionou os governantes o que viria anos depois, a ser Diretrizes Constitucionais da Universidade, de descentralização da Integralidade e da Regionalização.

Nos anos 80 os movimentos municipais de saúde e o da Reforma Sanitária conseguiram convenio para repasses financeiros do governo federal, com isso melhorando a prestação de serviço a saúde.

Em 1986 foi realizada a 8º Conferencia Nacional de saúde que aprovou e legitimou os princípios e diretrizes do SUS. Com a criação do SUS surgiram obstáculos que impediam e impedem o seu crescimento, dentre eles esta o subfinanciamento federal, em 1980 o governo federal participava com 75% dos financiamentos em saúde em quanto os municípios com 25%. Desde então por causa de um pacto federativo os municípios vem subindo suas contribuições. Outro obstáculo é Dramática limitação do pessoal em saúde e desumana precarização das relações e da gestão do trabalho em saúde, a baixa remuneração e na educação permanente e nas precárias condições de trabalho. Entre outros obstáculos com isso o SUS não consegue se desenvolver para melhor atendimento dos usuários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com