TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Santa Casa de Misericórdia

Por:   •  27/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 4

Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Produção Textual Individual

Trabalho para obtenção parcial de nota da disciplinas Sistema de Informação, Ética, Politica e Sociedade e Economia e Modelo de Gestão

        Jéssica da Silva Cardoso

Introdução

Administrar é nada mais que uma arte, importante para o bom desempenho de uma empresa, um Estado, uma escola, uma casa, etc.. É um trabalho realizado por pessoas partilhando o mesmo objetivo, levando em consideração as práticas para alcançar tal objetivo.

Para que se tenha uma boa administração é necessário um líder humano e apto a tomar decisões que contemplem o interesse da empresa e de todos envolvidos, evitando conflitos no grupo. Contudo, são necessários que se tenha planejamento, organização, estratégias e controle.

É necessário traçar os objetivos a serem alcançados pelo grupo, assim todos terão um papel importante no desempenho da empresa. "A administração não é um modo de vida ou filosofia isolada; é o pensamento e ação que unem a vida humana na busca dos valores sociais." KWASNICKA (2006).

Todos os dias observarmos exemplos de empresas que fazem sucesso por sua excelente administração, que alcançaram suas metas e objetivos não só traçando estratégias externas, mas também planejando internamente. Onde todos são vistos como colaboradores desse processo administrativo. Contudo, existem as que não conseguem obter um bom desempenho por uma razão ou outra. É o caso da Santa Casa de São Paulo, onde se propõe a demissão de mais de mil funcionários.

Aqui será apresentado o caso, analisado a partir dos conhecimentos adquiridos durante o estudo das disciplinas do semestre.

Será que foi ética a medida de demissão em massa? A será que a politica adotada foi a mais viável? As estratégias seguidas estavam no planejamento e organização?

Fundamentação teórica

Dentro da administração existem diversas áreas, uma delas é a economia, a qual é o reflexo de escolhas, recursos, custos e oportunidades. Também, foi palco de grandes conflitos ideológicos: capitalismo x socialismo. E, que em certo momento histórico ultrapassou o campo das ideologias, culminando em conflito armado. Prevalecendo na maioria das regiões do planeta o Capitalismo. Sistema pelo qual as pessoas passaram a se relacionar entre si. Baseado no consumismo de bens materiais e bens de serviços, ofertados por inúmeras empresas por meio do livre comércio, com base na lei da oferta e demanda.

Os economistas divergem quanto à prática de livre comércio, da atuação do Estado na economia interna. Uns a favor de uma intervenção maior do estado ou não, principalmente diante de uma crise financeira.

Atualmente vivencia-se uma crise financeira, iniciada nos Estados Unidos, atingindo boa parte do globo terrestre. Chegando no Brasil. Aqui observamos um tipo de economia: a macroeconomia, a qual é desempenhada pelo governo.

A Santa Casa de Misericórdia de São Paulo é um exemplo de microeconomia, que vem enfrentando uma crise financeira. Por isso, decide por tomar uma medida de demitir 1100 funcionários. Segundo seu superintendente essa foi a forma encontrada e mais viável para empresa na contenção de gastos com pessoal. Esse corte traria uma economia de 4 milhões de reais por mês para a instituição. A atitude do superintendente o caracterizou como autoritário.

 Contudo, a decisão tomada não levou em consideração os resultados em longo prazo. Além disso, também não considerou os impactos na macroeconomia, pois logo a afetaria elevando o nível de desemprego. Já que um dos objetivos da macroeconomia é diminuir esse índice. Assim, tiraria do funcionário seu poder aquisitivo, colaborando para o aumento da inflação. A decisão foi arbitraria e contraria a ética dos funcionários.

Após uma reunião da mesa administrativa da entidade, decidiu-se suspender as demissões. Avaliando o caso, esse recuo procurou ter uma visão ética, em vista de que sem os funcionários poderia agravar ainda mais a situação do estabelecimento. Reconhecendo que sem seus funcionários a entidade não poderia continuar funcionando de forma a suprir as necessidades da demanda da clientela qualitativamente. Além, disso buscou-se outras soluções para a contenção de despesas. “A análise continua sendo macroeconômica, pois não estou estudando indivíduos, mas um conjunto de famílias, de forma agregada. Na análise macroeconômica, não cabe estudar se João ou Maria estão desempregados, mas o percentual de toda a cidade ou bairro que está sem emprego”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com