TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude E Segurança Do Trabalho

Trabalho acadêmico: Saude E Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.639 Palavras (11 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Curso CST em Gestão de Recursos Humanos Período Letivo 2013/1

Semestre 3º Sem Disciplina Saúde e Segurança do Trabalho Turma N33

Tutor Presencial Professor Ademar de Sousa

Professor EAD Professor Alessandro Formenton

1. Aluna r RA 396617

2. Aluna RA 397086

3. Aluno RA 395605

4. Aluna RA

5. Aluna RA 401001

Pólo de Sobradinho/DF

2013

Relatório da Etapa 01

Para que a empresa consiga atingir o objetivo de ter um ambiente de trabalho sem acidentes e/ou doenças, é preciso que ela siga o que está estabelecido nas normas reguladoras (NR), Lei 6514, de 22 de dezembro de 1977, do Ministério do Trabalho.

Abaixo seguem alguns tópicos levantados na inspeção feita pelo grupo para que sejam evitados acidentes no local de trabalho.

• Todos os profissionais da empresa deverão ter treinamento de capacitação profissional, a fim de executarem bem as suas tarefas na empresa. Neste treinamento deverá ser inseridos temas de segurança do trabalho abordando: higiene pessoal (lavagem de mãos, asseio, etc.) para atividades na cozinha; riscos de acidente no ambiente do trabalho; noções de combate a incêndio; segurança patrimonial, etc.

• Conforme o quadro de funcionários da Pizzaria não será necessário a formação do Serviço Especializado e Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), porem será obrigatória a composição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA -NR5), conforme arts163 e 164 da Consolidação de Leis Trabalhista (CLT), com nova redação dada na portaria nº 8, de 23.2.99.É evidente a importância e a necessidade de serem criados instrumentos que conjuguem a participação ativa de empregados e empregadores com objetivo de prevenir acidentes de trabalhos e as doenças ocupacionais.

• Para evitarmos o acidente de trabalho temos que saber o significado ou conceito, e em seguida devemos nos prevenir para evitar que eles aconteçam.

Conceito de acidente do trabalho.

Conforme (art.19 da Lei 8.213/91). É aquele que ocorre no exercício de atividade a serviço da empresa e provoca lesão corporal ou perturbação funcional, que pode causar a morte, a perda ou a redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.

Conforme o conceito prevencionista.

É qualquer ocorrência não programada, inesperada ou não, que interfere ou interrompe o processo normal de uma atividade, trazendo como conseqüência isolada ou simultaneamente perda de tempo, dano material ou lesões ao homem.

• Para aqueles profissionais com maior risco de sofrerem acidente de trabalho, quais sejam: cozinheiro, lavadores de louças, funcionários de limpeza, entregadores (motoboys), devemos fornecer os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), conforme NR6. A fundamentação legal, ordinária e específica, que dá embasamento jurídico à existência desta NR, se encontra nos artigos 166 e 167 da Consolidação das Leis Trabalhistas - CLT.

• Manter as áreas de trabalho e de trânsito devidamente limpas e livres de obstáculos, iluminação adequada aos ambientes, manter os agentes de limpezas devidamente armazenados, manter os equipamentos elétricos em boas condições, instalações de extintores de incêndio e sistemas automáticos de detecção de incêndios.

Relatório da Etapa 02.

A maior parte dos acidentes pode ser evitada através de uma boa gestão e de uma supervisão eficaz, aliadas a uma formação correta dos colaboradores. A prevenção de acidentes é parte integrante da gestão de uma empresa bem sucedida.

Segurança em Eletricidade.

O principal risco que envolve eletricidade é o choque elétrico, que ocorre quando uma corrente elétrica passa pelo corpo humano e a diferença de potencial – tensão (V) – é capaz de vencer a resistência elétrica desse corpo. A NR 10 estabelece várias medidas de controle de ordem geral nos trabalhos com energia elétrica, de forma a garantir a segurança e a saúde no trabalho.

Medidas de proteção coletiva:

Desenergização elétrica, isolamento das partes vivas, dos obstáculos, bloqueio do religamento automático, aterramento elétrico.

Medidas de proteção individuais:

Trabalhar sempre com o circuito elétrico desligado, utilizar placas de sinalização indicando que o circuito ou a maquina estão em manutenção, evitar o uso de anéis, aliança, pulseiras, braceletes e correntes, evitar o uso de benjamins ou extensões, evitar o uso de muitos aparelhos na mesma tomada, não colocar objetos metálicos dentro de equipamentos elétricos, manterem as tomadas vedadas, nunca manusear equipamentos elétricos com pés ou mãos molhadas, usar ferramentas “isoladas”, usar fiações de dimensões corretas. Os cabos, as instalações e os equipamentos elétricos devem ser protegidos contra impactos, água e influencia de agentes químicos.

Proteção e Combate a Incêndio

É significativo o risco de incêndios no setor de restaurantes, especialmente nas cozinhas, onde há gás, chamas, óleos e substâncias inflamáveis. A prevenção é a parte mais importante para a segurança e saúde ocupacional, pois a ocorrência de um incêndio pode provocar acidentes de grandes proporções e de natureza grave, por isso o estabelecimento deve contar com extintores de incêndio em quantidade suficiente, facilmente visualizados, de fácil acesso e onde aja menor possibilidade do fogo bloquear seu acesso (os locais destinados aos extintores deve ser assinalado com um circulo vermelho ou com uma seta larga vermelha com bordas amarelas), treinamento para todos os funcionários, sistema automático de combate a incêndio (sprinklers), isolamento dos condutores elétricos, de forma a evitar curto circuito, saídas acessíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com