TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude Publica No Brasil

Artigos Científicos: Saude Publica No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  1.508 Palavras (7 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 7

SAÚDE PUBLICA NO BRASIL

1.Introdução

Este é um trabalho que objetiva descrever sobre como está atualmente a saúde pública no Brasil. A saúde pública centra sua ação a partir da ótica do Estado com os interesses que ele representa nas distintas formas de organização social e política da população. A saúde deve ser entendida em sentido mais amplo, como componente da qualidade de vida. Assim, não é um “bem de troca”, mas um “bem comum”, um bem e um direito social, em que cada um e todos possam ter assegurados o exercício e a prática do direito à saúde, a partir da aplicação e utilização de toda a riqueza disponível, conhecimentos e tecnologia desenvolvidos pela sociedade nesse campo, adequados às suas necessidades, abrangendo promoção e proteção da saúde, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de doenças. Em outras palavras, considerar esse bem e esse direito como componente e exercício da cidadania, que é um referencial e um valor básico a ser assimilado pelo poder público para o balizamento e orientação de sua conduta, decisões, estratégias e ações.

2. História da Enfermagem

A enfermagem é uma profissão quesurgiu e se desenvolveu, através dos séculos, em estreita relação com a história da civilização, mas que nem sempre acompanhou o desenvolvimento no campo científico. Houve época em que a enfermagem era uma atividade regida pelo espírito de serviço e humanismo, associado a crenças e superstições, sem nenhuma fundamentação científica, ou então épocas de maiores conhecimentos e habilidades, mas deficientes pelo padrão moral dos elementos que à exerciam.

2.2A história da enfermagem pode ser dividida em cinco períodos:

Período antes de Cristo: a doença é tida como um castigo. Quem exercia o tratamento de cura eram os curandeiros, feiticeiras, sacerdotes. O tratamento se limitava à aplacar ou afastar as divindades e os maus espíritos.

Período da unidade cristã: marcado pelo cristianismo, houve uma grande transformação social ou política e surgiu nesta época um grande espírito de humanidade. Surgiram as casas de cuidado que se chamavam diáconias, onde pessoas pobres eram cuidadas (casas da comunidade eram usadas para isso), foi a estrutura do surgimento dos hospitais.

Período da decadência da enfermagem: houve uma decadência da quantidade e qualidade das pessoas que cuidavam e se dedicavam aos enfermos. Os donativos foram diminuindo, fazendo com que os hospitais fossem fechando. A medicina avançou em relação a enfermagem, no final desse período apareceu São Vicente de Paulo (precursor da enfermagem), ele criou o InstitutoFilhas de Caridade.

Período Nightingale: Florence não conhecia de forma cientifica o conceito de micro organismos e sua ação, porém acreditava num meticuloso cuidado quanto a limpeza, nutrição e repouso dos doentes.

Enfermagem no Brasil: desde a colonização já havia a proposta de criação das Santas Casas de Misericórdia. Junto a escola de medicina da Bahia surge o curso de parteiras. Em 1923 foi fundada a Escola de Enfermagem Ana Nery, no Rio de Janeiro e ela procurou seguir o sistema Nightingale. Os elementos indispensáveis na profissão de enfermagem são: o ideal, a arte e a ciência.

Wanda de Aguiar Horta defende a teoria das necessidades humanas básicas, tornando o indivíduo independente quando possível pelo ensino do auto cuidado de recuperar, manter e promover sua saúde em colaboração com os outros profissionais.

3. Desafio dos brasileiros

Os brasileiros sofrem com uma das mais altas cargas tributaria do planeta. Na teoria isso garantiria um atendimento decente e hospitais completos sem fila de espera. Mas não é isso que acontece, somente em sete capitais mais de cento e setenta mil pessoas terão que esperar por até cinco anos por uma cirurgia não emergencial. Nos hospitais e pronto socorros as queixas e filas aumentam em relação a qualidade de atendimento. O desafio dos governantes é deixar a saúde mias acessível aos pacientes.

3.1 Saúde Publica no Brasil

A saúde pública centra sua ação a partir dos interesses querepresentam nas distintas formas de organização social e política da população. Na concepção mais tradicional, é a aplicação de conhecimentos médicos ou não, com o objetivo de organizar sistemas de saúde, atuar em fatores condicionantes e determinantes no processo saúde-doença. Controlar a incidência de doenças na população. Ações de vigilância e intervenções governamentais não deve ser confundida com o conceito de saúde coletiva mais ampla.

3.2 Saúde coletiva compreende as seguintes dimensões:

O estado de saúde da população ou condições de saúde do ponto de vista epidemiológico, demográfico, socioeconômico e cultural.

Os serviços de saúde enquanto instituições de diferentes níveis complexidade (do posto de saúde ao hospital especializado), com a implantação de políticas de saúde, com a avaliação de planos e tecnologias utilizadas na atenção à saúde.

Informação sobre a saúde, incluindo investigações históricas e sociológicas, antropológicas e epistemológicas sobre conhecimentos nesse campo e sobre as relações entre o saber científico e as praticas populares de saúde, influenciado pelas tradições, crenças e cultura de modo geral.

3.3 Situação da saúde pública no Brasil atualmente

Atualmente um descaso por parte das autoridades competentes faz com que muitas pessoas sofram na espera de uma consulta e até mesmo medicações e aparelhos cirúrgicos Muitos pacientes que dependem da saúde pública acabam morrendo em filasde transplantes e até mesmo em corredores por falta de atendimento básico necessário. Nosso país está entre os piores do mundo em muitas questões tais como o desmatamento, a pobreza, os crimes e principalmente na área da saúde, uma questão tão importante na qual envolve tantas pessoas carentes e necessitadas. Muitos brasileiros não têm como pagar suas consultas e necessitam da ajuda da saúde pública para continuar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com