TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho

Por:   •  6/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho

[pic 1]

Texto usado para o exercício

CARDOSO, Raira. Em ritmo lento. Revista Proteção, v.30, n.305, p.39-50, maio. 2017.

Questões Propostas

  1. A partir de que ano se iniciou a vigência da regulamentação NR36 referente aos cuidados à saúde e segurança dos trabalhadores nos frigoríficos?

Resposta – Desde 2013.

  1. Destaque 3 motivos de autuações que têm ocorrido nos frigoríficos brasileiros?

Resposta – Ausência de barra de apoio para os pés; ausência de rodízio de atividades; ausência de pausas psicofisiológicas.

  1. Quais são os principais riscos e doenças ocupacionais relacionados ao trabalho nos frigoríficos?

Resposta – Riscos físicos (temperatura fria); Riscos biológicos (umidade); riscos ergonômicos (repetitividade dos movimentos; trabalho acelerado; exigência de esforç muscular intenso; mobiliário e postos de trabalho inadequados); riscos químicos (presença de amônia, com defeitos em seus sistemas de controle, ocorrendo vazamentos); riscos relacionados à monotonia e fatores psicossociais (falta de autonomia e reconhecimento), gerando estresse e prejuízo psicológico ao trabalhador; riscos de acidentes (máquinas ainda em desacordo com as exigências da NR-12; manuseio, levantamento e transporte de cargas; vazamento de amônia). Doenças ocupacionais: adoecimento osteomuscular/ lesões por esforço repetitivo, perdas auditivas

  1. De acordo com o texto, caracterize a situação atual dos Frigoríficos no Brasil quanto a questões de saúde e segurança do trabalho, após o início da vigência da NR36.

Resposta – As empresas frigoríficas e suas representações investiram, nos últimos anos, milhões de reais a favor da SST, proporcionando a melhor adequação de postos de trabalho, inclusão de pausas durante as jornadas e investimentos para controle dos riscos. Foram realizados seminários, workshops e cursos de orientação para


empregadores e seus gestores. Hoje, as normas de segurança estão sendo vistas como um fator de redução das taxas de rotatividade e absenteísmo da mão-de-obra. No entanto, a situação dos frigoríficos ainda permanece preocupante, pois o setor lidera as primeiras posições das estatísticas de adoecimento no trabalho, havendo ocorrências também de muitas empresas não estarem emitindo a CAT, descumprindo a Lei nº 8.213/91.

  1. Qual é a principal doença ocupacional que a NR36 objetiva combater? Explique.

Resposta – A Lesão por esforço repetitivo, em especial, pois os trabalhadores são submetidos a um ritmo de trabalho incompatível com a condição humana, sob jornadas de trabalho medievais e postos de trabalho totalmente inadequados ergonomicamente.

  1. Cite e explique 3 adequações exigidas pela NR36.

Resposta – Fazer com que o posto de trabalho seja planejado ou adaptado para favorecer a alternância de posições sentada e em pé do trabalhador; Tomar providências para proteger os trabalhadores de todos os agentes de risco presentes no ambiente laboral; Instituir pausas e determinar como elas devem ser concedidas, observando o tempo da jornada de trabalho e a atividade exercida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (78.6 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com