TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segmentação Marketing

Pesquisas Acadêmicas: Segmentação Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  1.274 Palavras (6 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 6

Marketing de segmenatação

Uma empresa não pode atender a todos os clientes em um mercado amplo, pois são muitos os clientes, e eles se diversificam em suas exigências de compra. A empresa precisa identificar os segmentos de mercado que poderá atender com eficácia. Examinaremos, a seguir, os níveis de segmentação, itens de fundamental importância para as empresas.

Segmentação de mercado

Segmentação de mercado é um esforço para aumentar a precisão domarketing da empresa. O ponto de partida de qualquer discussão sobre

segmentação é o marketing de massa.O argumento do marketing de massa é que ele cria um maior mercado potencial e isso gera custos baixos, os quais, por sua vez, levam a preços mais baixos ou margens mais altas. No entanto, muitas pessoas ressaltam estar havendo uma fragmentação crescente no mercado, que torna o marketing de massa mais difícil.Então, muitas empresas estão abandonando o chamado marketing de massa e adotando o micromarketing em um dos quatro níveis: segmento, nicho, local e individual.

Marketing de segmento

Um segmento de mercado consiste em um grande grupo identificado com base em suas preferências, poder de compra, localização geográfica, atitudes e hábitos de compra similares.

A segmentação é uma abordagem que fica entre o marketing de massa e o marketing individual. Supõe-se que os compradores de determinado segmento tenham preferências e necessidades muito similares. Porém, sempre existirão diferenças entre dois compradores. Anderson e Narus incentivam os profissionais de marketing a apresentar ofertas flexíveis ao mercado, em vez de uma oferta padronizada a todos os membros de um segmento. Uma oferta flexível ao mercado consiste em duas partes: uma solução básica, produtos e serviços valorizados por todos os membros do segmento e opções, produtos e serviços valorizados por alguns membros.

Comparado ao marketing de massa, o marketing de segmento oferece vários benefícios a mais. A empresa pode criar um produto ou serviço mais adequado e oferecê-lo a um preço apropriado ao público-alvo. A escolha de canais de distribuição e de comunicação torna-se mais fácil. A empresa também enfrenta menos concorrentes em um segmento específico.

Marketing de nicho

Um nicho é um grupo definido mais estritamente, um mercado pequeno, cujas necessidades não estão sendo totalmente satisfeitas. Em geral, os profissionais de marketing identificam nichos, subdividindo um segmento ou definindo um grupo que procura por um mix de benefícios distinto.

Enquanto os segmentos são grandes e atraem vários concorrentes, os nichos são pequenos e, normalmente, atraem um ou dois concorrentes.

As empresas que praticam marketing de nicho entendem tão bem as necessidades de seus clientes que eles concordam em pagar um preço

premium.Um nicho atraente tem as seguintes características: os clientes têm um conjunto de necessidades distintas, concordam em pagar um preço mais alto à empresa que melhor suprir essas necessidades; o nicho não costuma atrair outros concorrentes, gera receitas por meio da especialização e tem potencial para crescer e gerar lucros maiores.

Tanto as pequenas como as grandes empresas podem usar marketing de nicho.

Marketing local

O marketing direcionado está levando a programas de marketing idealizados de acordo com os desejos e necessidades de grupos de clientes locais.

Esses fatores locais fazem com que o departamento de marketing das empresas veja a propaganda em nível nacional como perda de tempo, porque não atende às exigências locais. Os que são contra o marketing local argumentam que ele aumenta os custos de fabricação e de marketing, ao reduzir as economias de escala, que os problemas de logística aumentam quando as empresas tentam ir ao encontro de exigências locais variadas e que a imagem geral de uma marca pode ser diluída, se o produto e a mensagem diferirem em localidades distintas.

Bases de Segmentação

Alguns pesquisadores tentam formar segmentos observando as características dos consumidores: geográficas, demográficas e psicográficas. Depois, examinam se esses segmentos de clientes possuem diferentes necessidades ou respostas em relação ao produto.

Segmentação Geográfica: KOTLER diz que a segmentação geográfica implica em dividir o mercado em diferentes unidades geográficas, como: paises, regiões, estados, cidades ou bairros. A empresa pode decidir atuar em uma, em algumas ou em todas as áreas, prestando atenção nas diferenças geográficas relacionadas às necessidades e aos desejos. Hoje em dia, muitas empresas estão regionalizando seus produtos, campanhas publicitárias, promoções e esforços de vendas para atender às necessidades de cada região, cidade ou mesmo bairro.

Segmentação Demográfica: Na segmentação demográfica, o mercado é subdividido idade, sexo, o tamanho da família, a renda, a profissão, a instrução, o ciclo de vida da família, a religião, a nacionalidade ou a classe social. Mesmo quando os segmentos de mercado são definidos utilizando-se em primeiro lugar outras bases, como busca de benefícios e comportamento, suas características demográficas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com