TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seguridade E POLITICAS

Artigos Científicos: Seguridade E POLITICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  1.246 Palavras (5 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 5

ANHANGUERA - SOROCABA FACULDADE

Curso: Serviço Social - 5º semestre/ 2014.

Planejamento e Gestão em Serviço Social

ATIVIDADE SUPERVISIONADA

Integrantes:

*Elaine Ramos de Oliveira Campopiano – RA 3830734200

*Kátia Helena Batista – RA 4351848565

*Patrícia Martins de Godoy – RA 4559893623

*Siméia Marcelino Alves – RA 4300066583

Titulo da Atividade: ATPS

Professor da Disciplina:

Pólo: Sorocaba/ SP

Data de entrega:

ETAPA 1 / Passo 1

Realizar a leitura e estudo do capítulo. “Porque planejamento educacional¿” do livro texto (PLT 432, referenciado ao final desta ATPS)

O autor cogita sobre o pensamentos que pontuam diferentes visões de educação, escola e

Sociedade. Uma explicação ingênua e bastante usual pode ser exemplificada com a afirmação

boa escolarização produz bons cidadãos boas pessoas. ou seja, boa educação boa sociedade Como não há uma boa educação, não há uma boa sociedade. Essa ideia conservadorismo , que boa sociedade é aquela que a paz prevalece acima de qualquer conflito. O autor afirma que pode ser feito por meio de um processo de planejamento contínuo que se preocupa com o 'para onde ir' e 'quais as maneiras adequadas para chegar lá', tendo em vista a situação presente e possibilidades futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto as necessidades da sociedade, quanto as do indivíduo.

Assim para Gandin, é possível sim cultivar o que esta em semente ou em surgimento nessa mesma sociedade, através do processo de reprodução consciente e livre.

È preciso pensar na escola com critério que a escola tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento. Sendo assim onde estão os investimentos em educação¿

È preciso destacar no texto que a escola é uma função da sociedade, ou seja as escolas serão reflexo da sociedade.

Passo/ 2 Apresentar os quadros esquemáticos produzidos pelos integrantes do grupo e elaborar um quadro esquemático coletivo, buscando justificar a importância do planejamento na prática profissional do Assistente Social. Cada aluno deverá complementar seu quadro individual com discussões coletivas. Este material fará parte do relatório final.

È fundamental pensar no planejamento social pois ele é um instrumento de suma importância para o desenvolvimento e dar mais eficiência no trabalho do profissional do Serviço Social, pois este tem necessidades de conhecer e compreender a realidade do planejamento para que o profissional consiga realizar intervenções com qualidade. Também serão apresentado as etapas do planejamento, a divisão de conceitos e a importância do mesmo para a profissão e para o profissional.

O planejamento social busca utilizar de forma harmônica o planejamento estratégico, ampliando a participação dos vários níveis profissionais existentes dentro da sociedade. Nesse sentido, a tomada de decisão se torna elemento fundamental, pois corresponde com as diferentes escolhas dentro do processo. Um elemento importante no planejamento social é a operacionalização, onde relaciona as atividades necessárias para efetuar as decisões tomadas. Nessa fase o planejador social (o assistente social) deve acompanhar a implantação, o controle e a avaliação do planejamento do projeto social que o mesmo for implantar em determinada instituição pública ou privada. O planejamento é um processo contínuo e dinâmico, tendo o planejamento como uma decisão de planejar o movimento de reflexão-decisão-ação que o caracteriza vai se realizando de acordo com as seguintes aproximações.

Passo/ 3 Realizar a leitura e o estudo do Capítulo Roteiro geral do fazer do livro-texto.

Passo /4 Montar um painel coletivo sobre os passos de um planejamento. Este painel deverá fazer parte do relatório final.

Planejamento elaboração, por etapas, de planos e programas com objetivos definidos. O verbete, tão lembrado no início do ano, é a base para a criação de boas aulas e também um dos pontos cruciais no desenvolvimento de um trabalho escolar eficiente. E fazer uma descrição do contexto qual vamos participar e a identificação dos desafios e problemas e definição dos objetivos e estratégicas e metas que iremos alcançar. Dessa forma o ato de planejar faz parte da história do ser humano, pois o desejo de transformar sonhos em realidade objetiva é uma preocupação marcante de toda pessoa. Em nosso dia-a-dia, sempre estamos enfrentando situações que necessitam de planejamento, mas nem sempre as nossas atividades diárias são delineadas em etapas concretas da ação, uma vez que já pertencem ao contexto de nossa rotina. Entretanto, para a realização de atividades que não estão inseridas em nosso cotidiano, usamos os processos racionais para alcançar o que desejamos.

ETAPA 2 / Passo 1 Realizar a leitura e elaborar um resumo, de um máximo uma página com os tópicos principais do capítulo “Observações inicias a um roteiro de coordenação de um processo de Planejamento” do livro texto (PTL 432)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com