TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ser Diferente é Normal

Exames: Ser Diferente é Normal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

JÉSSICA CRUZ DA ROCHA

SER DIFERENTE É NORMAL?

Eunápolis

2013

JÉSSICA CRUZ DA ROCHA

SER DIFERENTE É NORMAL?

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as Disciplinas Ética, Política e Sociedade, Antropologia, Formação Social, Política e Econômica do Brasil, FHTM do Serviço Social I.

Prof.: Marcia Bastos, Giane Albiazzetti,Gleiton Lima, Rozane Malvezzi

Eunápolis

2013

SUMÁRIO

1. Introdução..................................................................................................04

2. Desenvolvimento........................................................................................05

2.1 Ser Diferente é Normal?............................................................................05

3. Conclusão....................................................................................................07

4. Referências..................................................................................................08

1. INTRODUÇÃO

Cada pessoa humana tem sua identidade própria, única. Assim, inevitavelmente e naturalmente se relaciona com o outro, com o diferente. Mas, o que é ser diferente? E ser diferente é normal?

Somos pessoas únicas em todo o nosso ser. Somos capazes de fazer valer a nossa racionalidade sobre nossos instintos naturais. Trazemos particularidades únicas na maneira de viver, de responder às exigências, de enfrentar as dificuldades e também de assimilar os acontecimentos ocorridos contra a nossa vontade.

A exclusão social é uma forma de violência, pois viola os direitos humanos e impedem o desempenho da cidadania. O termo exclusão significa problemas sociais que levam ao isolamento e até a discriminação de um determinado grupo acarretando uma situação de falta de acesso às oportunidades oferecidas pela sociedade aos seus membros.

Reconhecendo os objetivos pelos quais nos propusemos a fazer parte de um determinado grupo social, precisamos assumir o desejo de ser “diferentes” quando não encontramos as qualidades que consideramos vitais na outra pessoa, a fim de ser para esta, modelo de comportamento, de solidariedade, acolhimento, paciência, benevolência, amizade… sendo tudo regido pela boa educação.

Assim, ao invés de sair em busca de uma sociedade perfeita, de acordo com o nosso gosto, estaremos empenhados em enriquecer nossa comunidade particular com as preciosidades de nossas virtudes.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 SER DIFERENTE É NORMAL?

Nenhum ser humano é igual ao seu semelhante. Cada pessoa tem sua própria singularidade que a distingue como ser humano individual, em face de gosto, antipatia, talento, sexo, cultura, língua, religião e nacionalidade. Entretanto, as diferenças sempre alimentaram discórdias entre as pessoas e grupos sociais.

Enquanto a maioria das pessoas busca seguir um padrão de comportamento, aqueles que ousam fugir do convencional acabam por ser alvo de preconceito e marginalização. Diferente todo mundo é, não conheço um ser humano sequer que seja igual ao outro. O difícil mesmo é encontrar gente disposta a expressar, de fato, suas particularidades.

No contexto social é comum ouvirmos discussões sobre as pessoas que, para a sociedade, são consideradas diferentes por apresentarem algumas limitações ou necessidades especiais. A desigualdade social assume feições distintas porque é constituída de um conjunto de elementos econômicos, políticos e culturais próprios de cada sociedade.

Ao observarmos as pessoas, podemos notar que, por mais que elas possuam características semelhantes, todas possuem peculiaridades. As pessoas são constituídas de qualidades e defeitos. Acredito que aqui está o ponto chave: as qualidades e os defeitos dos seres humanos. O termo qualidade pode se referir a algo bom, saudável, bonito, correto, bem feito, enfim, vários atributos. Em contrapartida, a palavra defeito nos faz imaginar algo feio, doentio, maléfico, errado, mal feito, etc.

No sentido teórico encontrado no dicionário da língua portuguesa, "diferente" significa "Não semelhante; em que se nota diferença. Desigual, mudado, variado" e "normal" quer dizer, em um dos sentidos, "exemplar". A sociedade deve ter em mente que a diversidade ou diferença não é um problema, mas sim, uma solução. Todo ser humano tem o direito de ser autêntico, de ser diferente. Ora, o que todos queremos é ser feliz, inclusive, as pessoas diferentes.

Ao longo história a humanidade tem presenciado uma sequência de intolerância à diferença. Ser rotulado de “diferente” sempre foi visto como sinônimo de inferioridade, de indesejável, de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com