TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PERFEIÇÃO IMPOSTA NA SOCIEDADE: O NORMAL É SER DIFERENTE

Ensaios: A PERFEIÇÃO IMPOSTA NA SOCIEDADE: O NORMAL É SER DIFERENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/6/2013  •  1.249 Palavras (5 Páginas)  •  869 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Este estudo teve como motivação inicial as inquietações que dizem a respeito do que é ser diferente, e se o “ser” diferente é normal, pois viver e conviver em grupo não é uma tarefa fácil. Fazemos parte de uma sociedade dotada de miscigenação, com pessoas que possuem diversas personalidades e diferenças. Além das diferenças de costumes e gostos, há também diferenças no que diz respeito a vida pessoal que é o exemplo das pessoas que sentem atração por outras do seu próprio sexo. Que é o caso dos homossexuais. Afinal, as diferenças são muitas, nascemos e crescemos com elas.

A importância essencial em abortar este tema esta no fato dele propiciar a compreensão das diferenças do ser humano, que podem variar de físicas, emocionais, psicológicas e etc. Cada um pensa e age como entende melhor. Muitas pessoas não se importam com quem está a sua volta. Alguns chegam a ponto de não enxergar os outros ao seu redor e vivem como se fossem seres únicos, acima do bem e do mal, cercado por ‘‘coisas’’.

Estamos propícios a nos deparar com o diferente a todo o momento, afinal sabemos que ninguém é igual a ninguém. E apesar de convivermos com a diversidade, a sociedade infelizmente ainda carrega explicitamente o preconceito. Determinar como devemos ser agir, e pensar e algo que é imposto pela sociedade. Querem nos fazer perfeitos, no entanto, a perfeição não existe, o que existe é um padrão que estabelece cada individuo como aceitável.

Apesar da consciência alienada, produzida por este “sistema” a população vem reconhecendo que é preciso mudar esse pensamento retrogrado, pois cada um tem o seu jeito e temos que aprender a conviver com as diferenças, sejam elas quais forem. Embora seja um tanto quanto contraditório, “ser diferente é normal”, pois nem sempre o diferente é algo ruim, em muitas vezes pode ser algo bom e proveitoso.

DESENVOLVIMENTO

Nunca foi fácil ir contra os padrões impostos pela sociedade, é o que ela chama ser “diferente”. A nossa sociedade carrega um grau de preconceito muito grande, impõe e exige como cada pessoa deve ser, agir e pensar. Padrões de beleza, imagem, moda. O que eu devo vestir? O que eu devo Comer o que eu devo fazer e como devo fazer. Quem nunca se deparou essas perguntas? Isso é o que entendemos de como se enquadrar na sociedade, é ser o que ela quer que sejamos. Mas será que estamos sendo nos mesmos? Onde foi parar o livre arbítrio?

Quando usamos nosso livre arbítrio, somos julgados, é assim que vivem as pessoas que a sociedade vê como diferente, são eles os obesos, homossexuais, negros, lesbicas, deficientes e etc. A maioria das pessoas ainda não consegue conviver com essas diferenças. No entanto isso já devia ter sido aceito pela sociedade, afinal, ser diferente é normal.

A perfeição não existe, o que existe é um padrão que estabelece cada individuo como aceitável. São padrões que dizem na maioria das vezes que o correto é ser magro, é mais comum ser branco, ter um cabelo bom, vestir o que esta na moda, ser heterossexual, namorar, casar e ter filhos. Isso é o considerado “perfeito”. A sociedade em que vivemos, prega a perfeição e certos padrões de beleza através das novelas, comerciais entre outros. Onde estes ditam a moda, a beleza e a perfeição. A televisão é uma verdadeira alienação. A sociedade entende por perfeição, aquele que este preso ao fetiche do mundo capitalista, ou seja, aquele individuo que se veste bem que esta na moda, que adquire os produtos do momento. Portanto é aquele que está alienado ao mundo Capitalista, que tem pensamento naturalizado, este infelizmente é considerado individuo perfeito.

A maioria das pessoas que acha que é normal ser diferente, na verdade não se importa com tais fatos, até o momento em que descobre ter um filho homossexual, ou quando se depara com o nascimento de uma criança dentro de sua família, que seja portador de algum tipo de deficiência. Poucos se importam com a falta de sinalização e infra-estrutura adequada aos deficientes físicos, até estarem sentados em uma cadeira de rodas. Tudo parece ser muito normal quando o problema é com os outros. A maioria das pessoas precisa experimentar a situação para aprender, e esse conceito este completamente errado. As pessoas precisam aprender a conviver, lutar juntos pelo direito de todos. É para frente que se anda.

Na vida pessoal podem-se constatar as diferenças entre personalidades que muitas vezes predispõe ao desentendimento. Isso se deve ao fato de cada pessoa ser um resultado de experiências, valores, costumes particulares que moldaram sua psique, visto que, tendemos nos aproximar do semelhante. Com isso, as pessoas têm maior facilidade de se relacionar com aquilo que não fuja do seu padrão para evitar atritos. A evolução do pensamento humano é lenta nesse aspecto.

A dificuldade é enorme, e diante da grande pluralidade cultural e étnica que se choca com freqüência no mundo globalizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com