TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social ATPS DE Indicadores

Dissertações: Serviço Social ATPS DE Indicadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  3.701 Palavras (15 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

POLO PELOTAS

Curso Serviço Social - Sexto Semestre

Disciplina Tratamento da informação e Indicadores Sociais

ATPS Tratamento da informação e Indicadores Sociais

Nome RA

Prof. EaD: Maria Clotilde Bastos

Prof. Tutora Presencial:

Prof.Tutora a Distância: Jôsi da Costa Greffe

Pelotas/ Rs.

2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

POLO PELOTAS

Curso Serviço Social - Sexto Semestre

Disciplina Tratamento da informação e Indicadores Sociais

ATPS Tratamento da informação e Indicadores Sociais

Atividade avaliativa apresentada ao curso de Serviço Social da universidade Anhanguera-Uniderp como requisito parcial da nota na disciplina de Tratamento da informação e Indicadores sociais.

Orientado: Jôsi da Costa Greffe

Pelotas/ Rs.

2014

Sumário

I - Introdução 04

II - Desenvolvimento

Etapa 1. Definições de Políticas 05

Etapa 2. Relação entre Políticas Públicas e Indicadores Sociais 08

Etapa 3. Formulação de uma Política publica através de Indicadores 11

Etapa 4. Atuação do Serviço Social na Política Pública 13

IV- Considerações Finais 14

V- Anexos 15

VI- Referências Bibliográficas 16

INTRODUÇÃO:

Este desafio consiste na elaboração de um relatório cientifico onde deve conter a formulação de uma Política Publica a partir de indicadores sociais obtidos junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O tema de nosso desafio é os Indicadores Sociais e sua importância no processo de formulação das políticas públicas, escolhemos este tema baseado nas reflexões obtidas pelo grupo referentes aos estudos de casos onde observamos a capacidade de transformação social das Políticas Públicas com bases nos Indicadores Sociais, levando em consideração a situação brasileira e tendo como referencia o IBGE, analisamos a educação, a saúde, a renda per capita, o trabalho e a mobilidade social.

Definições de Política Públicas

Autores Políticas Públicas

Maria das Graças Ruas

É compreendido como o conjunto das decisões e ações relativas a alocação imperativas de valores, As Políticas Públicas envolvem mais de uma decisão e requer diversas ações estrategicamente selecionadas para implementar as decisões tomadas

Tânia Bacelar Conceito de que mesmo o Brasil sendo um país heterogênico, ainda existe pontos semelhantes, com isso propõem dois desafios.

No primeiro desafio, é preciso generalizar o que é comum e operar o que é diferente e no segundo é preciso romper com o pensamento de que o setor público é de propriedade do governo apesar da tradição governamental Brasileira.

Estudo de casos que destaquem a importância das políticas públicas

Pesquisas epidemiológicas apontam as violências como um dos maiores problemas sociais com impacto na saúde dos brasileiros. O primeiro passo para a formulação de uma política pública é a utilização de dados e indicadores sociais e de inúmeros debates, estudo e exige um movimento público forte, não somente por ser uma questão social mas também política, um exemplo claro é o uso de cotas, que a vários anos vinha sendo analisado a viabilidade, a efetividade dessa ação. Então essa política tornou-se lei votada e aprovada.

Podemos ainda mencionar que políticas públicas correspondem a direitos assegurados constitucionalmente ou que se afirme com reconhecimento por parte da sociedade e pelo poder público. As políticas públicas são elaboradas pelo poder executivo, sendo utilizados para tal, planos, programas, ações e atividades.

O estudo de caso fornece informações sobre as origens, o desenvolvimento e a solução de questões das políticas públicas.

Definição, organização e formulação de políticas públicas

A diferenciação social caracteriza a sociedade moderna e gera conflitos. Existem dois meios para se manter limites a coerção e a política, sendo que a coerção torna-se inoperante. Resta então à política que consiste no conjunto de procedimentos formais e informais que expressam relação de poder e que se destinam a resolução pacifica quanto a bens públicos.

Deve-se saber diferenciar decisão política e política publica, embora uma política pública implique decisão política, porem nem toda a decisão política chega a constituir uma política pública. Um exemplo encontra-se na emenda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com