TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sigmund Freud

Trabalho Universitário: Sigmund Freud. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 4

Sigmund Freud

O Dr. Sigmund Freud se tornou o pai da psicanalise, ele percorreu um caminho longo, mas não tão longo como os próprios caminhos que a teoria freudiana percorreu e ainda percorre por todos os cantos do mundo.

Freud nasceu em 1856 em Freiburg, território pertencente à Áustria e atualmente esta anexado a Tchecoslováquia, foi filho de pais Judaicos, aos 4 anos mudou-se para Viena onde passou a maior parte de sua vida, e aos 82 anos foi morar em Londres aonde ainda com 82 anos veio a falecer.

A vida colegial foi um marco fundamental para a vida de Freud. Desde novo ele já tinha um alto grau de inteligência, além de seu gosto pelos estudos, ele também tinha em sua mente que somente por este caminho que uma pessoa pertencente a uma família de recursos econômicos pequenos poderia ascender socialmente e culturalmente, a fim de frequentar ao grandes círculos sociais.

Formado em medicina ele se especializou em doenças mentais atuando como neurologista, onde sua clientela sofria de doenças nervosas – psicoses, neuroses, esquizofrenia e histeria, nesta época os tratamentos estavam concentrados em eletroterapia, massagens, hidroterapia e até mesmo hipnose.

Freud se destacou muito dos demais profissionais de sua área, pois sua preocupação era notória em descrever e classificar os sintomas de seus pacientes.

Atuou assim como arqueólogo da mente em suas consultas, anotando e estudando essas doenças. Freud não pregava a ideia de uma barbárie da moral e sim problematizava a questão de excesso moral e seus efeitos psicológicos humanos, aceitava a ideia que na própria busca do prazer, qualquer ser humano também poderia achar o próprio desprazer.

Entre 1892 e 1895 Freud desistiu da hipnose e a substituiu pelo “divã”.

Buscou inspiração na cultura grega, pois a doutrina platônica com certeza o impressionou em seu curso de filosofia. As partes da alma de Platão correspondem ao Id, o superego e o Ego. Também descobriu as fases da sexualidade humana que são elas: oral, anal, fálica, latência e genital, estas fases se diferenciavam pelos órgãos que sentiam prazeres e pelos objetos ou seres que dão prazer.

1.1 Freud e suas contribuições para a história da educação

Sigmund Freud contribuiu com a ciência do século XIX e com a psicanalise.

A contribuição de Freud foi de fundamental importância para o campo cientifico, abrangia o estudo do inconsciente humano, procurando entender as doenças mentais e também o próprio homem. A mente humana se tornou alvo de estudos graças as conclusões freudianas, com isso a teoria psicanalítica não ficou presa a medicina e a ciência biológica, Freud buscou relacionar a fundamentação de sua teoria com o pensamento filosófico e neurológico e assim ampliou as suas fontes do conhecimento em grandes compôs do saber.

A teoria psicanalítica buscou na própria educação e moralidade formular interpretações, problematizando assim o excesso de poder e de repressão que o processo educacional atua nos indivíduos.

Freud não escreveu muito sobre a influencia da psicanalise na educação e até chegou a afirmar que educar é uma tarefa impossível devido á subjetividade inconsciente de cada pessoa, é válido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com