TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sigmund Freud

Tese: Sigmund Freud. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Tese  •  2.202 Palavras (9 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 9

Sigmund Freud

Nasceu Freud nasceu em 1856, formado em medicina, especializado em tratamento de doenças mentais, criou uma nova teoria. Formou- se em medicina se especializou em doenças mentais, acreditava que as pessoas ficavam doentes porque não traziam para fora os sentimentos.

Uma das suas teorias resulta em interpretar os sonhos das pessoas e também pela associação livre, portanto fazia com que seus pacientes falassem tudo que tinham em mente. Com isso ele acabava desvendando os sentimentos que seus pacientes guardavam para si, sendo assim Freud conseguia estimular com que esses pacientes colocassem o que sentiam para fora, e estas conseguiam se curar de suas doenças mentais.

Freud foi o pai da psicanálise, escreveu livros importantes: Psicologia da vida cotidiana, A interpretação dos sonhos, O ego e o id; e muitos outros. Ficou conhecido por ter inovado a psicologia, com seu método de tratar doenças metais onde naquela época não se podiam expressar alguns sentimentos, considerava jeito de vida social e religioso errado.

O sexo era um sentimento reprimido na época gerou um grande escândalo na sociedade, sobretudo não durou muito para outro psicólogo acabaram seguindo a ideia de Freud. Alguns deles foram Karl Abraham, Sandor Ferencz, e outros.

O ponto maior para construções do trabalho de Freud de uma faca de dois gumes, por um lado como analise tenha base na ideia que na infância algumas experiências eram reprimidas pelo ego no inconsciente, onde era desaprovado e que para Freud era critico onde estava ligado a sua identidade sexual da criança em relação a ambos os pais.

Complexo de Édipo, quando o menino se apaixona pela mãe , criando uma rivalidade com o pai. Segundo ele esse o desejo fundamental que organiza a totalidade da vida psíquica e determina o sentido da vida psíquica. Outro da teoria de Freud seria o respeito particularmente das doenças psicológicas e muito neurológicas, psicanálise um tratamento para doentes mentais.

O id inconsciente; o id desconhece valores, o bem o mal, a moralidade. Id busca a satisfação do prazer imediato sem conhecimentos das circunstâncias da realidade.

Ego serve como mediador, ego representa a razão ou a racionalidade.

O ego não existe sem o id ao contrário o ego extrai sua força do id. O ego existe para ajudar o id e está constantemente lutando para satisfazer os instintos do id.

Superego representa a moralidade (regras e normas, estabelecidas pelos pais e pela sociedade).

As fases do desenvolvimento sexual:

Fase oral_ quando o desejo e o prazer se focalizam na boca e na ingestão de alimentos; o seio materno, a mamadeira, os dedos, a chupeta.

Fase anal_ quando o desejo e o prazer localizam primordialmente nas práticas das fezes. Brincar com massas e tintas, comer coisas cremosas sujar-se são objetos de prazer.

Fase fálica_ quando o desejo e o prazer focalizam nos órgão genitais e nas partes do corpo que excitam tais órgãos para os meninos a mãe é o objeto de desejo e as meninas é o pai.

Fase latência_ quando a criança está em processo de aquisição de habilidades, valores morais e papéis culturalmente aceitos, colocando o papel sexual para um segundo plano.

Fase genital_ quando o indivíduo domina todas as pulsões parciais pela genitália, seja por fim orgásticos, ou seja, por fim de procriação.

A importância de Freud para educação.

Ao tratar do tema da sexualidade infantil, Freud defende que as crianças devem receber uma educação sexual assim que demonstrar um interesse. Não tentar educar as crianças com certos mitos que reprimam ainda mais o interesse sobre a sexualidade.

O professor tem que lidar com uma sala de aula, negando todo seu lado repressor imposto culturalmente e aceitar que cada aluno irá entender sobre o assunto de uma singular, ou seja, o aluno só ira entender o que realmente lhe fazer sentido, tendo em vista suas necessidades psicológicas. O professor deve ser menos repressor e aceitar que ao atuar em uma sala de aula, ele vai estar diante de diferentes subjetividades, seus resultados não será de maneira alguma uniformizado. Professor orientado psicanaliticamente é orientar os seus alunos a se ocuparem em atividades intelectuais, estimulando assim, o próprio processo de sublimação.

Jean Piaget

Jean William Fritz Piaget nasceu em 9 de agosto de 1896 em Genebra, foi um filósofo suíço, considerado o maior expoente do estudo do desenvolvimento cognitivo. Estudou inicialmente biologia, na Suíça, posteriormente se dedicou à área de Psicologia. Durante sua vida Piaget escreveu mais de cinquenta livros e diversas centenas de artigos.

As teorias de Piaget tentam nos explicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos. A inteligência para Piaget é um mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova. Essa adaptação refere-se ao mundo exterior, como adaptação biológica. Desta forma o individuo se desenvolvem intelectualmente a partir de exercícios e estímulos oferecidos pelo meio que os cercam.

Para Piaget o comportamento humano não é inato, nem resultado de condicionamento. Para ele o comportamento é construído numa interação entre o meio e o individuo. Esta teoria epistemológica (epistemo= conhecimento; e logia= estudo) é caracterizada como interacionista. A inteligência do individuo, como adaptação a situações novas. Quanto mais complexa for à interação, mais inteligente (estimulado) será o individuo.

Não existe estrutura sem gênese, nem gênese sem estrutura (Piaget), ou seja, estrutura de maturação do individuo sofre um processo genético e a gênese depende de uma estrutura de maturação. Sua teoria mostra que o individuo só recebe determinado conhecimento se estiver preparado para receber.

O desenvolvimento do individuo inicia- se no período intrauterino e vai até os 15 ou 16 anos. A construção da inteligência dá-se por etapas sucessivas, com complexidades crescentes, ligadas um ás outras. A isto Piaget chamou de Construtivismo Sequencial.

Período Sensório- motor (do nascimento aos 2 anos, mais ou menos):- A inteligência trabalha por meio das percepções e das ações do deslocamento do próprio corpo. Uma inteligência prática (o mundo é ele).

Período Simbólico (dos 2 anos aos 4 anos, mais ou menos): Nesse período surge a função semiótica que permite o surgimento da linguagem, do desenho, da imitação. É a fase da fantasia, nominalismo, teimosia e egocentrismo.

Período

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com