TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sigmund Freud

Seminário: Sigmund Freud. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Seminário  •  4.938 Palavras (20 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 20

Sigmund Freud

É considerado o pai da psicanálise. Nasceu em 1856 em Freiberg – República Tcheca. Primeiro filho de oito do segundo casamento de seu pai. Seus pais eram comerciantes de lã e tecidos.

Foi educado na religião judaica com traços gnósticos, também teve uma influência católica de sua babá, porém mais tarde tornou-se ateu.

Em 1881, graduou-se em medicina na Universidade de Viena aos 25 anos. Especializou-se em neurologia, mais especificamente em tratamentos para doenças mentais. Foi muito influenciado pelas idéias de Marx, sua visão política era o Socialismo. Era vislumbrado pela ciência positivista e pelas teorias de Darwin. Seus trabalhos são baseados no Evolucionismo.

Elaborou a teoria que as pessoas que desenvolvem problemas psíquicos têm como causa a repressão dos desejos.

Dividiu o aparelho psíquico em ID, Ego e Super-Ego e dividiu o desenvolvimento da criança por teoria sexual, sendo elas: Fase oral, fase anal, face fálica, fase de latência e fase genital. O desenvolvimento da personalidade coincide basicamente com o desenvolvimento da sexualidade, dado o amplo sentido que Freud atribui a este conceito, a de que o ser humano é motivado pela busca do prazer. Para ele o aprendizado se dá apenas pelo prazer.

Na Fase oral (0 a 18 meses) quando o desejo e o prazer esta primordialmente na boca. Durante um ano e meio ano de vida, os lábios, boca e a língua são os principais órgãos de satisfação e prazer. Por isso é normal que uma criança leve brinquedos a boca para morder.

Fase anal (18 meses a 3 anos) nesta fase o desejo e prazer localizam-se nas fezes. Nesse período a criança esta sendo ensinada a controlar as fezes e a urina. Sensações de prazer e desprazer associam-se tanto na expulsão como a retenção das fezes e urina, ex: brincar com massas, amassar barro ou argila, são objetos de prazer.

Já na fase fálica (3 a 7 anos) desejo e o prazer localizam-se nos órgãos genitais e nas partes do corpo que excitam tais órgãos. Nesta fase o Complexo do Édipo e Electra mostra que para os meninos a mãe é o objeto de prazer, e para meninas é o pai, e demonstra interesse em saber de onde vêm os bebês.

Fase de latência (7 aos 12 anos) é quando a criança esta em processo de habilidades, valores morais e papeis culturalmente aceitos. Nesta fase as crianças aparecem barreiras metais impedido a manifestação da libido, a criança sente vergonha e moralidade. O impulso sexual agora se dirige a finalidades como: leitura, escrita, atividades artísticas.

Fase genital (fase adulta) quando o individuo domina toda a pulsão parcial pela genitalidade seja para fins orgásticos ou para procriação, onde estão desenvolvendo os três aspectos fundamentais ligados à fase adulta que é: profissional, sexual e filosófico.

Para Freud a criança deve receber uma educação sexual assim que demonstrar interesse sobre o assunto. Segundo a teoria de Freud, a sociedade reprime o individuo, porque para ele se adaptar a regras da sociedade, ele precisa reprimir seus desejos, sua forma de se expressar, se tornando assim o individuo frustrado a um tempo prolongando.

Destacamos três aspectos relevantes da teoria de Freud para se pensar a aplicação da psicologia na educação, como o primeiro aspecto a ser destacado se dá sobre a sexualidade infantil, pulsões parciais e educação no decorrer da constituição sexual dos indivíduos estão presentes práticas de natureza perversa devido à presença das pulsões parciais, que ligam o desejo a objetos variados e, muitas vezes, perversos, pois desviados de seus objetos precisos. Dentre estas se destaca o exibicionismo, a curiosidade exagerada dirigida aos órgãos sexuais dos companheiros, a manipulação obsessiva dos seus próprios órgãos sexuais Freud pensou que os educadores e pais poderiam ser esclarecidos sobre estas características da sexualidade infantil e, especialmente, sobre o papel da sublimação.

O segundo se dá sobre a sublimação e educação: a sublimação é um mecanismo de defesa do ego que desvia parte da pulsão sexual, através da repressão, para objetos não-sexuais, dessexualizados, socialmente aceitos e espiritualmente elevadas. Por exemplo, a pulsão parcial anal de manipular fezes pode ser sublimada em parte para a atividade de esculpir argila (objeto dessexualizado).

Já o terceiro é sobre a Educação Sexual das crianças - Como Freud pensa a educação como forma de canalizar as pulsões parciais para a sublimação? Através de ações educativas que se proponham a direcionar as pulsões parciais e perversas para o caminho da sublimação. No entanto, como arrancar o “mal” da criança se no futuro este mal se tornará a fonte do “bem” (sexualidade adulta)?

Um contraste interessante é que não há na obra freudiana nenhum artigo que trate com exclusividade da educação. Profº Voltolini, em seu artigo Psicanalisar e educar ou Psicanálise e Educação, diz que Freud não tinha um preparo suficiente para dar continuidade ao tema educação, seja porque qualquer debruçar-se da psicanálise com relação à educação seria inconclusivo. Segundo ele, a psicanálise apenas não é suficiente, sempre é necessário um educador.

O mantra na psicologia da educação é que Freud é o responsável pela descrição do desenvolvimento afetivo-emocional das crianças mostrando como o educador deve ajudar o educando a buscar o equilíbrio na construção do ego (eu) para aprender de forma eficaz. Porém há uma contradição, segundo o pensamento de Freud os problemas psíquicos aparecem devido a repressão dos desejos dos homens, mas claramente dos desejos relacionados a sexualidade.

Na enciclopédia Barsa do saber diz:

Educação: Ato ou efeito de educar, de desenvolver as faculdades físicas, intelectuais e morais da criança e em geral do ser humano; disciplinamento, instrução, ensino.

Vemos que a Educação além de transmitir conhecimentos científicos instruir o educando como se portar em sociedade adotando comportamentos e atitudes tidas como moralmente corretas.

Para o educando nem sempre é prazeroso aprender, pois isso implica em renuncias e desapego de suas vontades. A teoria freudiana liberalista contrasta com a definição de educação. Porém infelizmente a pedagogia aplicada hoje na maioria das escolas é liberal de Freud, e temos como resultado: diplomados analfabetos, pois o prazer vem primeiro que o sacrifício em estudar.

Jean Piaget

Nasceu no dia 09 de agosto, na Suíça em Neuchãtel no ano de 1896, filho de pais socialistas formou se em biologia na Universidade de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com