TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sintese Da Educação No Brasil

Dissertações: Sintese Da Educação No Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 2

Síntese: História da Educação no Brasil

Em meados do século XIX, não existiam escolas, ou alguma instituição onde as mães poderiam deixar o seus filhos, nos lugares mais distantes, existiam famílias na qual a mulher cuidava de crianças abandonadas, órfãs...

Após o fim da escravatura no país, houve um grande crescimento de tecnológico, e com isso aumento o índice de mortalidade infantil, pois eram filhos de escravos, e foi a partir desse momento houve a criação de escolas, creches, asilos de menores. E com isso os problemas pareciam “desaparecer”.

Após uma modernidade avançada, houve transformações na Europa, e vindo para o Brasil para crescer no campo afetivo. Com isso surgiram o “Jardim Infantil”, na época houve muitos críticos por não aceitarem as crianças viverem como se estivessem em um asilo de menores. Por outro lado acreditaram que só poderia trazer vantagens para o Infantil.

Era restrito podendo permanecer somente aos pobres, ser ter um apoio do poder público.

Em 1862 Emilia Erichen já criava o jardim de infância, no Paraná.

Nessa mesmo época se preocupavam com os mais pobres para que frequentassem o jardim da infância sendo como a primeira etapa.

Em 1885, houve uma exposição do jardim da infância onde foi para muitos olhares negativos, pois consideravam um depósito de crianças.

E onde se estendeu até hoje, planejar uma educação, antes consideravam uma dificuldade impossível de ser “batida”.

Após a Proclamação de Republica (1889), veio com modificação um tanto quanto importante para a população. Em (1908) constitui-se a primeira escola Infantil em Belo Horizonte. Em 1921 e 1924, houve um grande crescimento de 12 pra 47 cre7ches em todo o país.

Na época o grande lucro era o ensino primário, que estavam a maior parte da população.

Na década de 50 as poucas creches eram de responsabilidade religiosa. De 1940 Á 1960, conflitos sócios buscavam implantar políticas populistas.

Na metade do século XX, o país teve uma grande participação da mulher no mercado de trabalho. As creches começavam a atender em período integral, a procura aumentava tanto por domesticas, quanto por funcionarias publicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com