TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação Economica do Brasil, síntese de textos

Por:   •  21/7/2017  •  Resenha  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 5

A colonização das américas veio numa época de expansão comercial dos países europeus como Portugal, Espanha, Inglaterra e França. Apesar de Portugal ser pioneiro nas navegações, Espanha fortaleceu suas colônias mais rápido, com acumulação de Ouro e Prata principalmente no México e nos Andes, consequentemente expandiu seu território pela américa central para aumentar sua defesa no novo continente.

Inicialmente, Portugal explorou o potencial agrícola do Brasil para produzir riqueza, usufruindo da sua terra para plantar especiarias, já que ainda não haviam encontrado ouro no local. Portugal, tendo em vista que já tinha experiência nessa atividade econômica, obteve êxito. Ainda mais com a quebra do monopólio no refino do açúcar em Veneza, pois surgiria concorrência nos países baixos. A exploração da escravidão africana contribuiu para o êxito tanto de Portugal, quanto de Holanda, oferecendo mão-de-obra.



Portugal passou a ter o monopólio da agricultura das américas a partir da decadência espanhola, já que essa, por ter encontrado os metais preciosos precocemente, focou apenas nesse mercado, consequentemente veio a crise espanhola e Portugal já dominava o mercado de cana-de-açúcar, o mais forte posteriormente aos metais preciosos.

A Espanha, através do metalismo, buscava ter suas colônias autossuficientes e seu excedente seria enviado para a metrópole, consequentemente, gerou um acúmulo de metais preciosos que gerou inflação, a ponto do país precisar importar muito mais que exportar, enfraquecendo a economia local e fortalecendo as demais economias da europa.

No começo do século XVII, a Holanda comandava as transações marítimas, sendo assim, o comércio do açúcar dependia dos holandeses que queriam controlar esse mercado com o crescimento do mesmo. Sem o apoio da Holanda, Portugal se apoia na Espanha. A partir disso, os holandeses travaram uma guerra contra os espanhóis para desenvolver toda a produção do açúcar. Com isso, parte da produção do açúcar no Brasil foi tomada pelos holandeses que passaram a produzir em grande quantidade e reduzir a força de Espanha e Portugal sobre as colônias americanas. Consequentemente, o monopólio dos ibéricos foi quebrado e o preço do açúcar diminuiu.

Com o enfraquecimento da economia espanhola e crescimento de Holanda, França e Inglaterra no século XVII, as rivais França e Inglaterra dominam estrategicamente e criam colônias de povoamento nas Ilhas do Caribe de forma violenta, devido à política militar. Tendo como objetivo tomar as riquezas dos espanhóis.

A exploração na América do Norte era deficitária já que eram encontrados poucos bons artigos para exportar e a resistência indígena atrapalhava os planos dos ingleses e franceses. Em contrapartida, as Antilhas possuíam produtos que poderiam ser muito bem explorados como café, algodão e fumo.

Consequente a agricultura da cana-de-açúcar ser explorada em massa nas Antilhas, faltou mão de obra europeia nas plantações, então passou a utilizar escravos africanos na produção. A baixa dos preços no mercado do açúcar, criou problemas para os antilhanos, já que essa população havia crescido. Então a população migrou para outros lugares. Com a mudança no panorama econômico, as ilhas do Caribe passaram a vender bebidas alcoólicas para as colônias da América do Norte.

A partir do surgimento da União Ibéria, Portugal perde seus entrepostos comerciais no oriente, além de ter que se submeter economicamente à Inglaterra, com o início da mineração do Brasil e os lusitanos dependentes dos britânicos, grande parte do ouro encontrado ia para a Inglaterra. Por outro lado, Portugal se aproveitou da proteção inglesa e conseguiu vitorias políticas contra potencias como Espanha e França. Essa proteção também contribuiu para a fuga da corte portuguesa para o Brasil quando essa fora ameaçada pelos franceses.

Com o crescimento da mineração no Brasil, o país aumentou sua população e o mercado do ouro se desenvolveu e até financiou o desenvolvimento manufatureiro inglês.  

Um grande empecilho econômico para a os europeus ocorreu quando a américa portuguesa pressionou a independência do brasil, já que a colônia abastecia e financiava grande parte da produção europeia.

Com o fortalecimento das colônias americanas e do inicio da produção do café, as relações com os EUA foram se estreitando, o que consistiu em uma economia cada vez mais aberta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com