TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESE DO ARTIGO: EVOLUÇÃO CRUSTAL PALEOPROTEROZÓICA DA CROSTA DO CRÁTON SÃO LUÍS, BRASIL: EVIDÊNCIA DE ZIRCÃO GEOCRONOLÓGICO E ISÓTOPOS DE Sm-Nd.

Por:   •  8/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  1.542 Visualizações

Página 1 de 2

SÍNTESE DO ARTIGO: EVOLUÇÃO CRUSTAL PALEOPROTEROZÓICA DA CROSTA DO CRÁTON SÃO LUÍS, BRASIL: EVIDÊNCIA DE ZIRCÃO GEOCRONOLÓGICO E ISÓTOPOS DE Sm-Nd.

O objetivo deste artigo é responder se as rochas do Cráton São Luís são jovens ou produto de reciclagem de uma antiga crosta pré-existente. Para isso o artigo apresenta uma revisão dos aspectos relevantes do Cráton São Luís como as estruturas, limites, litoestratigrafia e geocronologia (com base em trabalhos prévios), assim como, novos dados de evaporação de Pb de zircão único para a suíte de granitóides do Tromaí e composição de isótopos de Sm-Nd de granitóides e rochas supracrustais.

Para o estudo foi coletado amostras da Suíte Intrusiva Tromaí, da unidade vulcânica, do Granito Areal e do grupo Aurizona. A datação pelo método de evaporação de Pb foi realizado nos zircões dos granitóides da Suíte Intrusiva Tromaí, utilizando arranjo de duplo filamento, e os dados foram adquiridos no modo dinâmico usando o sistema de contagem iônica do instrumento. Para cada passo de evaporação, calcula-se uma idade escalonada a partir da média das razões 207Pb/206Pb. Quando diferentes etapas produzem idades semelhantes, todas estão incluídas no cálculo da idade cristalina.

As composições de isótopos Sm-Nd foram determinadas em granitóides pertencentes à Suíte Intrusiva Tromaí e ao Granito Areal, em rochas metavulcânicas e metassedimentares do Grupo Aurizona e em uma rocha vulcânica da unidade vulcânica.

Os resultados das análises permitiram inferir que o Cráton de São Luís, em sua configuração atual, consiste em rochas ígneas e metamórficas paleoproterozóicas formadas em pelo menos três períodos bem definidos (não necessariamente únicos): Aproximadamente 2240 Ma, entre 2168 e 2147 Ma, e 2090 Ma. Os dados também mostraram que as rochas paleoproterozóicas são na sua maioria (cerca de 90%) derivadas de protólitos jovens. Apenas resquícios de uma crosta arqueana remobilizada foram indicadas pelas idades do modelo Sm-Nd de granitos tipo-S. As fontes juvenis são basicamente a crosta oceânica (ofiolitos), os planaltos oceânicos (komatiitos) e os arcos (arco de ilha, margens continentais).

O artigo foi de grande importância para um melhor entendimento do método de evaporação de Pb, dos isótopos de Sm-Nd e suas aplicações na geologia. Além de ajudar a entender melhor os eventos da formação do Cráton São Luís, e logo, entender melhor os eventos da formação do próprio Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (69.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com