TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sintese De Acidos Graxos

Monografias: Sintese De Acidos Graxos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 4

1. Conceitue imunohematologia.

A palavra imunohematologia é usada pra designar as reações entre anticorpos e componentes antigênicos sanguíneos.

2. O que é uma reação de hemaglutinação?

A hemaglutinação é provocada por reações que levam a formação de grumos de eritrócitos. Pode ocorrer na presença de anticorpos (aglutinação específica) ou na ausência deles (aglutinação não específica ou panaglutinação).

3. Diferencie a hemaglutinação específica da hemaglutinação inespecífica.

Hemaglutinação específica: Resultante da formação do complexo AgAc.

Quando as hemácias estão suspensas em soluções eletrolíticas como o Cloreto de Sódio, formam-se nuvens de cátions ao redor de cada uma delas. A diferença de potencial criada entre as cargas elétricas negativas da membrana eritrocitária e a nuvem de cátion do meio é chamada de Potencial de Zeta.

Para que ocorra a aglutinação das hemácias é necessário vencer a repulsão entre elas até que a tensão interfacial predomine sobre a repulsão. Isso pode ser conseguido de duas maneiras:

Redução da carga elétrica das hemácias:

Como os anticorpos são carregados positivamente, quando se ficam a membrana eritrocitária, neutralizam as cargas negativas dos antígenos específicos, reduzindo o Potencial Zeta.

Variação da composição do meio:

Meios de baixa força iônica ou adição de substâncias como Albumina bovina alteram o Potencial Zeta, fornecendo a reação da hemaglutinação.

Hemaglutinação Inespecífica (PANAGLUTINAÇÃO): A diminuição do potencial zeta a níveis críticos (potencial zeta crítico), pela introdução de substâncias químicas como detergentes, íons metálicos, sílica coloidal e outras, pode levar a aglutinação das hemácias sem a presença de anticorpos.

4. O que é o sistema ABO? Explique porque existem diferentes grupos sanguíneos (A, B, AB, O) e monte uma tabela contendo os antígenos (Ag) e anticorpos (Ac) existentes nas hemácias e soro, respectivamente, dos indivíduos com cada um dos tipos sanguíneos.

Os antígenos ou aglutínogenos ABO foram identificados em 1900 por Ladsteiner. É o mais importante e mais conhecido sistema de grupos sanguíneos. Trata-se de um sistema trissular (histocompattibilidade). Os antígenos que compõem este sistema são classificados como glicolípides presentes na membrana das hemácias. Os genes ABO não codificam diretamente os antígenos específicos do sistema, mas sim as enzimas (glicosiltransferases) que são os produtos primários dos genes. Usam-se, na classificação, soros padrão para identificar a presença de antígenos nas hemácias (prova direta), e células com antígenos conhecidos para pesquisa de anticorpos livres no plasma ou soro (prova reversa). A utilização simultânea das duas provas é a técnica ideal para classificação de grupo sanguíneo. Existem dois subtipos comuns do antígeno A. Aproximadamente 20% dos indivíduos do grupo A e do grupo AB pertencem aos grupos A2 e A2B (respectivamente). Indivíduos do grupo A podem raramente adquirir um antígeno B como resultado de infecção bacteriana que resulte em liberação de enzimas. Nem sempre se encontra concordância entre as classificações direta e reversa. São os casos que exigem maior cuidado e atenção na investigação.

Grupos Antígenos (Ag) Anticorpos (Ac)

A A1 e A2 Anti-B

B B Anti-A

AB A1 e B, A2 e B Ausente

O Ausente Anti-A - Anti-B

5. Fale sobre o sistema Rh de grupos sanguíneos e a relação deste sistema com um Ag conhecido como Ag D.

O sistema Rh, após o ABO, é o mais complexo sistema de grupos sanguíneos. Como é o sistema de maior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com