TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sintese OTD

Artigo: Sintese OTD. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  1.191 Palavras (5 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Cruzeiro do Sul

Campus: São Miguel Paulista

Matéria: Organização do Trabalho Docente

SÍNTESE: Abordagem do processo de ensino e aprendizagem

São Paulo

2014

JUÇARA PATRICIA DE LIMA

RGM: 1385921-13

São Paulo

2014

Síntese do texto: Abordagens do processo de ensino e aprendizagem

Resumo: Esse trabalho analisa e compara os referenciais teóricos do processo em quatro aspectos relevantes: escola, aluno, professor e processo de ensino e aprendizagem. As abordagens educacionais objeto de análise são: abordagem tradicional, abordagem comportamentalista, abordagem humanista, abordagem cognitivista e abordagem sociocultural.

Introdução: Análise comparativa e abordagens teóricas sobre o processo de ensino e aprendizagem segundo diferentes enfoques.

Essa reflexão auxilia no entendimento do papel da didática para a formação do educador e sua importância nas atividades de ensinar e aprender.

O presente estudo somente analisa e compara os referenciais teóricos do processo de ensino e aprendizagem em quatro aspectos relevantes:

• A escola;

• O aluno;

• O professor, e

• O processo de ensino e aprendizagem.

Dos autores que analisam e comparam as abordagens do processo de ensino e aprendizagem, destacam-se os trabalhos de Bordenave (1984), Libâneo (1982), Saviani (1984) e Mizukami (1986), que classificam ideias teóricas, segundo critérios diferentes.

Bordenave classifica e distingue “as diferentes opções pedagógicas segundo o fator educativo que elas mais valorizam”. Libâneo utiliza como “critério a posição que as teorias adotam em relação às finalidades sociais da escola”. Saviani toma como critério de classificação a “criticidade da teoria em relação à sociedade e o grau de percepção da teoria dos determinantes sociais”. Mizukami considera que a base das teorias do conhecimento envolve três características básicas: primado do sujeito, primado do objeto e a interação sujeito-objeto – apesar de reconhecer que existam muitas variações e diferentes combinações possíveis.

No decorrer deste estudo resolvemos adotar os conceitos expostos por Mizukami, com algumas adaptações para efeito comparativo. Essas abordagens do processo de ensino e aprendizagem, objeto de análise são:

• Abordagem tradicional,

• Abordagem comportamentalista,

• Abordagem humanista,

• Abordagem cognitivista e

• Abordagem sociocultural.

2. Abordagem Tradicional

Abordagem tradicional é a prática educativa caracterizada pela transmissão dos conhecimentos acumulados pela humanidade ao longo dos tempos. Essa tarefa cabe ao professor em situações de sala de aula.

Essa missão do professor, segundo Mizukami, é considerada “catequética e unificadora da escola”.

Bordenave, também faz referências, que o denomina “pedagogia da transmissão”: “Assim, se opção pedagógica valoriza, sobretudo os conteúdos educativos, isto é, os conhecimentos e valores a serem transmitidos, isto caracterizaria um tipo de educação tradicional que chamaremos Pedagogia da Transmissão”.

Por outro lado, Libâneo identifica essa abordagem como pedagogia liberal em sua versão conservadora, enfatizando que o papel da escola é de formação intelectual e moral dos alunos.

Nesse sentido, Saviani identifica essa abordagem como pedagogia tradicional. Ensina que “a escola surge como um antídoto à ignorância...”

Os principais defensores do ensino tradicional citador por Mizukami, são Émile Chartier e Snyders.

3. Abordagem Comportamentalista

Ênfase no objeto, no conhecimento, utilizando de uma “engenharia” comportamental e social sofisticada para moldar os comportamentos sociais.

O homem é considerado como produto do meio, consequentemente pode-se manipulá-lo e controlá-lo.

Bordenave denomina essa “pedagogia da moldagem do comportamento”, descrevendo-a assim: “Se o fator é o efeito ou resultado obtido pela educação, isto definiria o tipo de educação comumente denominado Pedagogia Moldagem do Comportamento, ou pedagogia condutista”.

Libâneo identifica essa abordagem como parte da pedagogia liberal, dando atenção ao movimento da “tecnologia educacional”, essa tecnologia foi se introduzindo nos sistemas públicos de ensino a partir da tradição progressista que privilegia o ensino sob ângulo dos aspectos metodológicos, em contraposição à ênfase nos conteúdos das matérias.

Segundo a classificação de Saviani, essa abordagem é identificada como pedagogia tecnicista. O elemento principal passa a ser organizado dos meios, ocupando professor e aluno posição secundária.

O principal representante da “análise funcional” do comportamento é Skinner. Ele não de preocupa em justificar por que o aluno aprende, mas sim em fornecer uma tecnologia capaz de explicar como fazer o estudante estudar.

4. Abordagem Humanista

Nessa abordagem, o enfoque é o sujeito, com “ensino centrado no aluno”. Esse enfoque tem características interacionais de sujeito-objeto. Para Mizukami, o referencial teórico desta corrente tem origem no trabalho de Rogers, que não foi especificamente elaborado para a educação, e sim para tratamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com