TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Apoio A Decisao

Exames: Sistema De Apoio A Decisao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  885 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO 4

2 DEFINIÇÃO 5

3 SURGIMENTO 6

4 CARACTERÍSTICAS 7

4.1 VANTAGENS E DESVANTAGENS 7

5 ESTRUTURA 8

6 EXEMPLOS 9

7 CONCLUSÃO 10

8 REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

Um sistema de informação é parte integrante das organizações nos dias de hoje, pois transforma informação em conhecimento que auxilia no cumprimento de tarefas rotineiras e simples até não-rotineiras e complexas. Dentro da diversa gama de subáreas existentes dentro dos sistemas de informação, um gestor ou administrador tem a sua disposição um Sistema de Apoio à Decisão. Esses softwares trabalham com sistemas interativos que oferecem informações e modelos para a solução de questões de cunhos tático e estratégico.

2 DEFINIÇÃO

Sistemas de Apoio à Decisão auxiliam pessoas a tomarem decisões inteligentes e bem informadas sobre vários aspectos de uma operação. Os SAD não funcionam de forma regular, eles são utilizados, “ativados” quando isso se faz necessário. Um SAD ou DSS (DecisionSupport System) amplifica o entendimento do decisor, mas jamais decide no lugar dele. Fornece informações relevantes, em formato adequado, para que o gerente possa tomar a decisão. São exemplos simples de apoio à decisão: as planilhas eletrônicas, os sistemas de análises estatísticas e programas de previsão mercadológica.

Um SAD auxilia na tomada de decisão que oscila entre alternativas apresentadas via estimativas e grandeza de importância decadauma, sobretudo via estimativas de peso de cada opção. Além das estimativas, analisa a evolução e compara as opções.

Desde os anos 80, essa área tem recebido vários tipos de conceitos e utilizada de diferentes formas. Segundo Turban (2004) é um sistema interativo, flexível e adaptável, desenvolvido para dar suporte à solução de um problema gerencial não estruturado, visando aperfeiçoar a tomada de decisão.

3 SURGIMENTO

A necessidade dos SAD surgiu na década de 70, em decorrência de diversos fatores, como, por exemplo, os seguintes:

* Competição cada vez maior entre as organizações;

* Necessidade de informações rápidas para auxiliar no processo de tomada de decisão;

* Disponibilidade de tecnologias de hardware e software para armazenar e buscar rapidamente as informações;

* Possibilidade de armazenar o conhecimento e as experiências de especialistas em bases de conhecimentos;

* Necessidade de a informática apoiar o processo de planejamento estratégico empresarial.

Esses fatores contribuíram para que as organizações começassem a desenvolver sistemas de informação que pudessem fornecer informações para auxiliar no processo de tomada de decisão.

4 CARACTERÍSTICAS

É um sistema que utiliza dados via interface de fácil acesso e oferece fácil percepção ao usuário. O SAD junta os recursos intelectuais de cada pessoa à capacidade da máquina utilizada no sentido de aprimorara qualidade da tomada de decisão. Apoia os gerentes responsáveis pelas decisões cruciais das empresas por meio de problemas estruturados e interativos.

4.1 VANTAGENS E DESVANTAGENS

Vantagens

* Rapidez;

* Ultrapassar limites cognitivos (através do computador);

* Redução de custos;

* Qualidade (obtenção do valor óptimo mais próximo dos objetivos);

* Decisões mais eficazes;

* Decisões mais eficientes;

* Melhor comunicação entre os decisores;

* Melhor utilização do processo de aprendizagem.

Desvantagens

* Problema de ação;

* Orientação para escolha;

* Suposição da relevância da resposta do sistema;

* Transferência de poder ao sistema que não é intencional;

* É mais difícil atribuir responsabilidades.

5 ESTRUTURA

Os componentes de SAD incluem um banco de dados usado para consulta e análise, um sistema de software com modelos, datamining e outras ferramentas analíticas e uma interface com o usuário. Os principais componentes são:

* O banco de dados que é uma coleção de dados atuais e históricos de uma variedade de sistemas ou grupos. Pode ser um pequeno banco de dados em um computador isolado, coletando dados externos e corporativos, combinando-os para auxiliar na tomada de decisão. Ou ele pode ser um poderoso datawarehouse continuamente atualizado por dados organizacionais.

* O sistema de software que pode contervárias ferramentas OLAP, ferramentas de datamining ou uma coleção de modelos matemáticos ou analíticos que podem ser facilmente acessados pelo usuário do SAD.

* A interface do SAD que permite ao usuário interagir com o sistema de software. Geralmente, seus usuários são executivos ou gerentes de corporações e não possuem muita perícia no uso da tecnologia, levando essa interface a ser amigável ao extremo para que o se possa tirar o máximo proveito da ferramenta.

Um modelo de SAD pode ser físico, matemático ou verbal, visto que cada SAD é construído para um propósito, ele poderá fazer diferentes coleções de modelos disponíveis na organização dentro da realidade do propósito desejado. Os modelos mais conhecidos e utilizados são:

* Modelos estatísticos;

* Modelos de otimização;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com