TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Gestão Ambiental Nas Empresas

Exames: Sistema De Gestão Ambiental Nas Empresas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 4

O Sistema de Gestão Ambiental das empresas

Das instituições existentes nas sociedades humanas, as empresas constituem, hoje, um dos principais agentes responsáveis pela obtenção de um desenvolvimento sustentável.

6.1 Histórico

O Brasil a partir de 1960 passou por um intenso ritmo de industrialização, como o consequente aumento da população nas áreas urbanas, o que provocou a intensificação dos impactos no meio ambiente.

Como reflexo da conferencia de Estocolmo (1972), o governo brasileiro criou, em 30 de outubro de 1973, a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA). Nesse mesmo ano, já havia sido criado a Companhia de Tecnologia de Saneamento do Meio Ambiente (SEMA). Nesse mesmo ano, já havia sido criada a Companhia de Saneamento Ambiental (CETESB) em São Paulo. Em 1973, foi criado o conselho Estadual de Proteção Ambiental (CEPRAM) na Bahia. A partir daí, vários outros órgãos ambientais foram criados tendo como objetivo controle ambiental.

Princípios diretivos

1) Assumir o gerenciamento ambiental como expressão de alta prioridade empresarial, através de um processo de melhoria contínua em busca da excelência.

2) Ouvir e responder às preocupações das comunidades sobre seus produtos e as suas operações.

3) Colaborar com órgãos governamentais e não governamentais na elaboração e aperfeiçoamento de legislação adequada à salvaguarda da comunidade, locais de trabalho e meio ambiente.

4) Promover a pesquisa e o desenvolvimento de novos processos e produtos e monitorar os efeitos ambientais de suas operações.

5) Cooperar para a solução dos impactos negativos ao meio ambiente decorrentes ao meio ambiente decorrentes da disposição de produtos ocorrida no passado.

Entre outros princípios diretivos.

Posteriormente houve a segunda Conferência Mundial da Indústria realizada em abril de 1991 em Roterdã (Holanda), nessa conferência um grande número de corporações assinou a Carta Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável.

1) Prioridade na Empresa: reconhecer a gestão do ambiente como uma das principais prioridades na empresa e como fator dominante do desenvolvimento sustentável : estabelecer políticas, programas e procedimentos, para conduzir as atividades de modo ambientalmente seguro.

2) Gestão integrada: integrar plenamente em cada empresa essas políticas, seus programas e procedimentos, como elemento essencial de gestão em todos os seus domínios.

3) Formação do pessoal: formar treinar e motivar o pessoal para desempenhar suas atividades de maneira responsável em face do ambiente.

4) Avaliação prévia: avaliar os impactos ambientais antes de iniciar uma nova atividade ou projeto e antes de desativar uma instalação ou abandonar o local.

6.2 Os sistemas de gestão ambiental

Do ponto de vista empresarial a gestão ambiental é a expressão utilizada para se denominar a gestão empresarial que se orienta para evitar na medida do possível problemas para o meio ambiente.

As normas legais são referências obrigatórias para as empresas que pretendem implantar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). A violação das normas legais ou seu conhecimento afetam de forma significativa os investimentos das empresas além de afetar a capacidade de intervenção do mercado.

Por outro lado uma política proativa implica um planejamento prévio em cima dos possíveis efeitos ambientais e uma atuação antecipada para evitar esses impactos reestruturando os produtos e os processos envolvidos.

Política ambiental reativa  Métodos corretivos

Política ambiental proativa  Método preventivo

Para conseguir alcançar o desenvolvimento sustentável é necessário que as medidas corretivas sejam substituídas por políticas preventivas que atuam sobre a origem dos problemas.

Gestão ambiental é aplicável em empresas de qualquer tamanho e setor. Qualquer empresa pode reduzir o consumo de energia, de água, ou pode incentivar o uso de produtos recicláveis, adotando vasilhames adequados para seu recolhimento.

6.3 As normas ISO 14000

As normas ISO são normas ou padrões desenvolvidos pela international Organization dor Standartization (ISO), organismo internacional não governamental com sede em Genebra. No Brasil a única representante da ISO e um dos seus fundadores é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Exemplos:

ISO 14001: Sistema de Gestão ambiental (SGA) –Especificações para implantação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com