TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Saúde Em Mutum - MG

Pesquisas Acadêmicas: Sistema De Saúde Em Mutum - MG. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 3

Sistema de Saúde no Município de Mutum - MG

O Sistema Único de Saúde (SUS), criado no Brasil em 1988, com a promulgação da nova Constituição Federal, tornou o acesso gratuito à saúde direito de todo cidadão. No município de Mutum – MG, município localizado na região do Rio Doce do Estado de Minas Gerais e pertencente à microrregião homogênea Vertente Ocidental do Caparaó, possuindo uma área de 1.256,08 km² e com população de 26.661 habitantes, segundo dados do senso 2010, com a Implantação do SUS foi criado o Programa de Saúde da Família, também conhecido como Estratégia de Saúde da Família.

É um programa de atenção básica à saúde voltada para a promoção, prevenção, cuidados e reabilitação, da saúde das famílias. No município estão implantadas 03 Programas de Saúde da Família (Atividade Física na 3ª Idade, Não fique Parado! – Prevenção e Cuidados na Obesidade e Programa de Higiene e Saúde Bucal), além de realização de palestras e campanhas de vacinação e prevenção de doenças infecto-contagiosas. Os atendimentos são realizados nas unidades de saúde e por meio de visitas domiciliares pelos membros da equipe de saúde, em atuação interdisciplinar.

A equipe de saúde é formada geralmente por médico, enfermeiro, auxiliares de enfermagem, cirurgião dentista, auxiliar de consultório dentário e agentes comunitários de saúde, sendo estes oriundos da própria comunidade em que atuam, proporcionando uma maior interação entre o programa e a sociedade. As visitações nas residências são realizadas semanalmente, sendo que periodicamente também são realizadas outras atividades de promoção de saúde.

No município existe um total de 13 Unidades Básicas de Saúde distribuídas na Sede, Distritos e Comunidades do município, da seguinte forma: 05 UBS na Sede (Bairros Cantinho do Céu, Parque Invejada, Vila Norberto, Beira-Rio e Centro); 02 na região do Distrito de Imbiruçu (Sede do distrito e no Córrego Novo Horizonte); 01 no Distrito de Humaitá; 01 no Distrito de Roseiral; 01 no Distrito de Centenário; 01 no Distrito de Ocidente; 01 na Vila de Santa Maria e; 01 na Comunidade de São Roque. Acompanhe a distribuição geográfica no gráfico a seguir.

Gráfico 1: Distribuição das Unidades Básicas de Saúde em Mutum-MG no ano de 2014

Segundo a Secretaria de Saúde de Mutum as Unidades Básicas de Saúde (UBS) tem como objetivo principal desafogar os hospitais. Elas são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem como objetivo atender a até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para hospitais. Algumas UBS funcionam em período de 24 horas (casos das UBS do centro na Sede do município de do Distrito de Imbiruçu) e outras em horário comercial, fazendo com que a saúde chegue a todos os munícipes.

A cidade conta com 03 unidades de Pronto Atendimento para os casos de Emergência e Urgência situados no Hospital São Vicente de Paula e Policlínica Municipal, na Sede do município e na UBS do Distrito de Imbiruçu, porém não há atendimento pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) o que muitas vezes dificulta e retarda o atendimento e remoção de vítimas e enfermos. Ainda existem 02 Hospitais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com