TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Nervoso Central

Trabalho Universitário: Sistema Nervoso Central. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  1.896 Palavras (8 Páginas)  •  1.015 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

O presente trabalho é sobre sistema nervoso central e com base no assunto foi proposto conceitos e definições no intuito de facilitar a compreensão, fez-se breve explicação do sistema nervoso central e sua importância e foram abordadas as patologias que o acometem.

Sistema Nervoso Central- Conceito

O sistema nervoso central é responsável por receber e processar informações. Ele é constituído de encéfalo e medula espinal, protegidos por crânio e coluna vertebral, respectivamente.

Definições

O Sistema Nervoso Central (SNC) é essencial para a fisiologia de todos os outros sistemas de nosso corpo, já que sem o SNC eles entrariam em colapso. Além disso, é o responsável pela interação com o meio em que vivemos, através de nossas sensações e movimentos. E obviamente é também responsável pelo nosso pensamento e inteligência; sem ele não conseguiríamos ler este texto. Assim é evidente a participação do SNC em praticamente todas nossas tarefas e atividades.

Divisões

Sistema nervoso central (SNC)

Partes:

Encéfalo e Medula espinhal

Estruturas

Ambas as estruturas são reforçadas por três lâminas conjuntivas, denominadas meninges. São elas a dura-máter, aracnoide e pia-máter. Há entre as duas últimas, a presença de um líquido: o líquor, responsável pela nutrição do SNC (sistema nervoso central) e pela minimização dos possíveis traumas causados por choques mecânicos.

Encéfalo

O encéfalo é constituído de cérebro, cerebelo, e tronco encefálico, esse último é formado pelo mesencéfalo, ponte e bulbo raquidiano.

Cérebro

O cérebro é constituído pelos hemisférios cerebrais (telencéfalo) e diencéfalo. Estes primeiros são unidos pelo corpo caloso: uma estrutura constituída de fibras nervosas. Em cada uma dessas duas regiões existem divisões de determinadas áreas, delimitadas por sulcos mais profundos: os lobos frontais, parietais, temporais e occipitais. Estes se dão aos pares (um em cada hemisfério), e cada tipo coordena uma função específica – como a audição, ligada aos lobos temporais.

A região mais externa do cérebro é denominada córtex cerebral, rico em corpos de neurônios e, em razão de sua tonalidade, era denominado “substância cinzenta”. O córtex possui áreas sensoriais, motoras e associativas (interpretação de sensações e elaboração de planos de ação).

A região mais interna do cérebro, rica em dendritos e axônios, geralmente revestidos por mielina, é a substância branca, que leva informações ao córtex, e recebe dele instruções acerca do funcionamento do corpo.

As mensagens sensoriais, exceto olfativas, passam antes pelo tálamo. Outra estrutura, localizada sob o tálamo, é o hipotálamo, que ativas glândulas produtoras de hormônios e exerce um papel muito importante em relação à homeostase do organismo. Há, ainda, o epitálamo. Formado basicamente pela glândula pineal, é responsável pelo controle dos ciclos circadianos, influenciando diretamente em nosso relógio biológico; e produz a melatonina. Tálamo, hipotálamo e epitálamo constituem o diencéfalo.

Cerebelo

O cerebelo coordena os movimentos e a postura corporal, mantendo nosso equilíbrio e permitindo com que façamos determinadas tarefas, como andar de bicicleta. Isso só é possível porque ele recebe diversas informações do encéfalo e medula espinal. Também possui substância cinzenta externa e substância branca, internamente.

Tronco Encefálico

O mesencéfalo recebe e coordena informações relativas ao tônus muscular e postura corporal. É, também, responsável pelos reflexos visuais e auditivos.

A ponte também auxilia em relação ao tônus muscular, postura e equilíbrio. Além disso, controla a respiração e coordena a movimentação do corpo, inclusive dos olhos e pescoço.

O bulbo raquidiano, também chamado de medula oblonga, participa de processos vitais, como respiração, batimentos cardíacos e vasoconstrição.

O tronco encefálico é formado apenas por substância branca.

Medula

A medula espinal se localiza em nossas vértebras, na região onde estas são perfuradas. Ao contrário do cérebro e cerebelo, a camada cinzenta da medula encontra-se mais interna que a camada branca.

Ela é quem recebe primeiramente as informações transmitidas das mais diferentes regiões do corpo, para depois encaminhá-las para o encéfalo. Da mesma forma, as informações oriundas deste passam por ela, para depois serem conduzidas às regiões específicas.

Além disso, a medula é responsável por reflexos rápidos em resposta a situações de emergência, como retirar imediatamente a mão da tomada ao receber choque. Tudo isso acontece nesta região graças aos trinta e um nervos espinhais que contém.

Funções

Função Sensorial: o SNC é responsável por todas as nossas sensações, desde as mais simples, como dor e pressão até sensações especiais, como a visão e a audição;

Função Motora: com exceção do coração, todos os outros músculos do corpo dependem do comando do SNC para contrair ou relaxar, mesmo quando o movimento é inconsciente, como é o caso do movimento do diafragma na respiração;

Função de Homeostase: homeostase é o equilíbrio de nosso corpo e quem garante esse equilíbrio é o SNC. Assim, sem o controle do SNC não conseguiríamos manter nossa frequência cardíaca, nossa frequência respiratória, nossa pressão arterial, não teríamos fome, sono, etc;

Função de Pensar: é nosso SNC quem nos permite raciocinar, memorizar, ter emoções, pensar, etc.

Particularidades da Embriologia do Sistema Nervoso Central

A neurogénese, processo de formação do SNC divide-se em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com