TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Respiratório

Trabalho Universitário: Sistema Respiratório. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  2.467 Palavras (10 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA RESPIRATÓRIO

A respiração é uma das características essenciais dos seres vivos. Resume-se na absorção pelo organismo de oxigênio (O2), e a eliminação do gás carbônico (CO2) resultante das oxidações celulares. No corpo humano esse processo é realizado pelo sistema respiratório.

Em nosso organismo, o alimento é absorvido no intestino e conduzido pelo sangue até as células, onde é quebrado no processo de respiração celular aeróbia que consome oxigênio, forma água e gás carbônico, com liberação de energia, para que ocorra esse processo é preciso uma fonte de energia sendo a principal fonte a glicose, proveniente da digestão de carboidratos. Durante a produção de energia, também ocorre a produção de calor (homeotermos).

Órgãos do sistema respiratório

DIVISÃO ANATÔMICA

Via de Condução Aérea

É formada pelos órgãos: nariz, cavidade nasal, faringe, laringe, traque. Onde podemos dividir topograficamente em duas porções: via aérea superior e via aérea inferior.

A. Via aérea superior: é constituída por órgãos aéreos situados na cabeça e no pescoço (nariz, cavidade nasal, faringe, laringe e início da traquéia);

B. Via aérea inferior: é composta por órgãos que conduzem ar e que se situam na cavidade torácica (traquéia e brônquios).

Via Respiratória

É composta por órgãos que efetivamente realizam a respiração: pulmões direito e esquerdo.

Nariz

O nariz é uma protuberância situada no centro da face, sendo sua parte exterior denominada nariz externa e a escavação que apresenta interiormente conhecida por cavidade nasal. O nariz externo tem a forma de uma pirâmide triangular de base inferior e cujo a face posterior se ajusta verticalmente no 1/3 médio da face.

As faces laterais do nariz apresentam uma saliência semilunar que recebe o nome de asa do nariz. O ar entra no trato respiratório através de duas aberturas chamadas narinas. Em seguida, flui pelas cavidades nasais direita e esquerda, que estão revestidas por mucosa respiratória. O septo nasal separa essas duas cavidades. Os pelos do interior das narinas filtram grandes partículas de poeira que podem ser inaladas. Além disso, a cavidade nasal contém células receptoras para o olfato.

CAVIDADE NASAL

A cavidade nasal é a escavação que encontramos no interior do nariz, ela é subdividida em dois compartimentos um direito e outro esquerdo. Cada compartimento dispõe de um orifício anterior que é a narina e um posterior denominado coana. As coanas fazem a comunicação da cavidade nasal com a faringe.

É na cavidade nasal que o ar torna-se condicionado, ou seja, é filtrado, umedecido e aquecido.

Na parede lateral da cavidade nasal encontramos as conchas nasais (cornetos) que são divididas em superior, média e inferior.

SEIOS PARANASAIS

São cavidades ósseas pertencentes aos ossos pneumáticos. Cada seio para-

nasal se abre nos meatos nasais por meio de ductos (ductos paranasais). Assim descritos abaixo:

• Seio frontal: desenho geralmente em “asas de borboleta” seu ducto se abre no meato nasal médio;

• Seio maxilar: tem forma piramidal, sendo a maior de todos; seu ducto se abre também no meato nasal médio;

• Seio etmoidal: é formado por pequenas cavidades, denominadas células aéreas, que se distribuem em dois grupos: o grupo anterior, que se abre no meato nasal médio, e o grupo posterior, que se abre no meato nasal superior;

• Seio esfenoidal: tem a forma ligeiramente oval, e seu ducto se abre no recesso esfeno-etmoidal.

FARINGE

A faringe é um órgão tubular que se inicia nas coanas com prolongação para baixo no pescoço com a forma de um funil, seu tamanho varia de 12 a 15 cm de comprimento e de cerca de 35 mm em seu início e cerca de 15 mm no seu término. Possui comunicação com o esôfago, fossas nasais e os ouvidos. A faringe situa-se atrás das fossas nasais e a frente às vértebras cervicais, se mantém ligada a laringe e o esôfago. Contudo é possível distinguir estas ligações em diferentes segmentos:

• A nasofaringe ou faringe superior funciona exclusivamente como via aérea. É ligada pelas cavidades nasais, fazendo uma ligação com a orofaringe, é a parte mais espessa da faringe, compreende-se da base do crânio até o palato mole (céu da boca).

• A orofaringe ou faringe média funciona como via aérea e via digestiva, está ligada pela parte anterior com a cavidade bucal e comunica-se com a faringe superior.

• A laringofaringe ou faringe inferior funciona como via aérea e via digestiva é denominada a continuação da orofaringe ou faringe média, pela frente possui ligação com a laringe o por baixo com o esôfago;

A faringe possui a função de via aérea e via digestiva devido à presença da epiglote que é uma cartilagem que permite essa dupla função. Esta localizada na parte superior da laringe,e controla a entrada de ar para a laringe e os alimentos para o esôfago,fecha-se durante a deglutição, e não permite a entrada do alimento na laringe.

A faringe é composta por uma camada de músculo circular na parte externa, um revestimento fino. A parte interna é de músculos esqueléticos e revestidos por uma túnica mucosa, sempre úmida com o muco produzido. Durante a sua extensão encontram-se, na membrana mucosa, acumulações de tecido linfóide, que são células do sistema imunológico, chamados de tonsilas, amídalas ou folículos linfóides. Funcionam protegendo a mucosa faríngea dos microorganismos presentes no ar e nos alimentos e auxiliam na remoção de células mortas. Localizam-se e dividem-se da seguinte forma; Nasofaringe- uma tonsila faríngea ou adenóide,duas tonsilas tubárias e pregas salpingofaríngeas;Orofaringe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com