TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema respiratório

Resenha: Sistema respiratório. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  Resenha  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

O sistema respiratório está formado por vias respiratórios que compreendem: cavidade nasais, faringe, traqueia e arvore braquial que conduzem, aquece, umedece, e filtram o ar inalado das partículas de pó e gases irritantes antes de sua chegada a parte pulmonar.

A parte respiratória dos pulmões é formada pelos pulmões com os bronquíolos respiratórios, alvéolos pulmonares e o tecido elástico. Todas as vias respiratórias das narinas até os bronquíolos terminais se mantem úmidas pela presença de uma capa de célula denominada epitélio que produz uma substancia chamada muco que umedece o ar e impede que as delicadas paredes alveolares se sequem ao mesmo tempo que apanham as partículas de pó e substancias estranhas. No epitélio também as células são ciliadas (cílios são espécies de pelos na superfície da célula que tem o movimentos ondulatórios, esses movimento fazem com que o muco flua lentamente até a laringe depois o muco e as partículas que levam presas são expelidas pela tosse). A respiração é uma das funções essenciais do organismo que consiste em fornecer oxigênio ao sangue que será levado a todas as células, sem oxigênio os tecidos e todos os organismos não poderiam viver.

O oxigênio está contido no ar, o ar entra em contato com o sangue mediante um aparelho chamado respiratório que permite as trocas entre o sangue e o ar que por sua vez sede ao sangue oxigênio e o sangue por meio dos pulmões abandonam produto de rejeição da respiração celular.

A respiração se exerce por meio de uma série de atos tais que permitem a passagem de ar através de vias respiratórias começando pelo nariz que é onde tudo começa, dentro do nariz existem vários pelos que servem como um filtro, o ar passa pelo um túnel chamado de faringe e no começo do túnel está a glote que deixa apenas entrar o ar impedindo que alimentos passem, depois vem a laringe importante para a voz e em seguida vem as cordas vocais que regula o ar e logo em baixo vem a traqueia último lugar onde o ar passa antes de chegar aos pulmões ou o primeiro quando o ar está saindo, como o nariz a traqueia tem um filtro de pelos que não deixa que nenhuma partícula passe para os pulmões. No começo dos pulmões estão os brônquios que formam uma rede através dos pulmões levando o ar por caminho cada vez mais estreito até aos alvéolos, já nos alvéolos pulmonares é onde termina o sistema respiratório e onde o ar é passado pelo sangue.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com