TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas De Aconpanhamento Em EaD

Trabalho Universitário: Sistemas De Aconpanhamento Em EaD. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2013  •  1.231 Palavras (5 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CURSO: GESTÃO PÚBLICA

PÓLO: NATAL

DISCIPLINA: SEMINÁRIO TEMÁTICO I

PROFESSORA: MATILDE MEDEIROS DE ARAUJO

ALUNO: CARLOS ALBERTO DA SILVEIRA FERNANDES

TEMÁTICA ESCOLHIDA: SISTEMAS DE ACOPANHAMENTO EM EaD

INTRODUÇÃO

Com o advento e a evolução das tecnologias da informação e comunicação, além do crescimento uso dessas tecnologias na educação, surgem os cursos na modalidade à distância, que por meio da internet tem disseminado o conhecimento. Neste novo cenário, aparece o tutor, um profissional da educação que assumiu o papel de orientador, acompanhando os trabalhos acadêmicos.

O tutor é um estrategista, já que o mesmo planeja, apresenta possibilidades, prevê situações, antecipa os problemas, faz intervenções, planeja, se prepara para resolver conflitos, traça metas de construção coletiva, e faz isso de forma dinâmica, podendo mudar suas ações didáticas conforme as necessidades apresentadas pelos alunos durante o curso. (Morin, 1996)

A tutoria é o método mais utilizado na EaD para dar apoio ao aluno, e é de grande importância na avaliação dos alunos e do curso. Na tutoria, profissionais de áreas específicas atuam no acompanhamento e na avaliação dos alunos. Por isso, é usado o termo “Sistema de Acompanhamento”. O tutor é o profissional que:

 Atua como mediador da aprendizagem;

 Planeja os passos da aprendizagem para a apropriação dos conteúdos das disciplinas, aconselhando e orientando os alunos quanto aos métodos de estudo;

 Favorece a comunicação aluno-professor, aluno-instituição, aluno-aluno;

 Organiza os grupos de trabalho (ou estudo) incentivando a aprendizagem colaborativa;

 Promove e acompanha as interações entre os alunos e o material didático;

 Responde às questões individuais e/ou coletivas.

O professor é quem determina e escreve o conteúdo que será estudado pelo aluno. Não podemos nos esquecer de que o professor também exerce a função de orientação. Existem cursos de EaD em que o mesmo professor que escreveu o conteúdo vai atuar como tutor, nesse caso denominado professor-tutor.

O tutor atuará juntamente com o professor no processo de acompanhamento dos alunos. Professor e tutor terão pela frente muitos desafios, e um deles é demonstrar empatia e capacidade para entender os seus alunos.

Os alunos precisam ser orientados e incentivados para que se desenvolvam ativamente no conteúdos das aulas, nas atividades, etc. Um curso bem elaborado, oferecerá ao tutor muitas oportunidades para envolver os alunos em debates, na elaboração de tarefas e por fim, na construção do conhecimento.

A tutoria em EaD diz respeito à orientação acadêmica, ao acompanhamento pedagógico e à avaliação contínua da aprendizagem dos alunos. Essa modalidade de ensino gera, para muitos alunos, certa insegurança, pois a relação face-a-face entre o professor e aluno não é contínua.

Os procedimentos a serem tomados no decorrer do curso, especialmente quanto a quem recorrer na hora de tirar dúvidas podem gerar nos alunos um sentimento de isolamento. Portanto, o papel do tutor é de fundamental importância, uma vez que o aluno vai perceber que o tutor está do “outro lado”

pronto para orientá-lo, estimulá-lo e não deixar que ele se sinta abandonado. O contato do tutor com o aluno e a eficiência de suas orientações pode resolver esse problema.

Na perspectiva atual o professor não mais é considerado aquele que transmite o conhecimento ou conteúdo, mas sim um facilitador da aprendizagem do aluno, à medida que o conteúdo vem das experiências vivenciadas pelos educandos. O professor, portanto, não ensina, ajuda os alunos à aprenderem, propiciando múltiplas experiências de aprendizado. Nesse sentido a EaD gera um processo de aprendizagem no qual muito da responsabilidade está no aluno.

O papel da equipe de acompanhamento é o de guiar esse aprendizado, com atividades bem elaboradas, devolutivas, rápidas e feedback em tempo quase real do desempenho e desenvolvimento de cada um. Caso professores e tutores não desempenhem esse papel, o aluno não saberá se está trilhando o caminho correto até que seja tarde demais para fazer correções no curso. Respeitando o conhecimento prévio, a bagagem de conhecimento que o aluno tem, interagindo uns com os outros; os professores são nossos mediadores nesta busca interminável que é a busca pelo conhecimento; expor ideias para pesquisa sobre temas atuais na área da educação e em outras também, pois o interessante é aprender um pouco de tudo.

O homem é considerado um ser integral, a sua vida intelectual é importante, mas igualmente a sua vida emocional, o seu autodesenvolvimento, são valorizados, ou seja, há uma grande preocupação com a orientação interna do indivíduo.

Não imagino um curso em que professor e alunos não interajam. O tutor, no caso da EaD, cumpre o papel de professor no sentido de nos motivar e nos orientar. Dessa forma existe motivação para que estejamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com