TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades de aprendizagem para manter um aluno do EaD interagindo com o sistema

Por:   •  30/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.749 Palavras (23 Páginas)  •  681 Visualizações

Página 1 de 23

Atividades de aprendizagem para manter um aluno do EaD interagindo com o sistema - EaD: UM MUNDO VIRTUAL CADA DIA MAIS PRESENTE NO MUNDO REAL

RESUMO

A presente monografia expõe Educação a Distância e a considera a mais democrática das modalidades de educação, pois se utilizando de tecnologias de informação e comunicação transpõe obstáculos à conquista do conhecimento. Esta modalidade de educação vem ampliando sua colaboração na ampliação da democratização do ensino e na aquisição dos mais variados conhecimentos, principalmente por esta se constituir em um instrumento capaz de atender um grande número de pessoas simultaneamente, chegar a indivíduos que estão distantes dos locais onde são ministrados os ensinamentos e/ou que não podem estudar em horários preestabelecidos.

Palavras – chave: Educação, tecnologia, EaD.

ABSTRACT

The present monograph exposes Distance Education and considers the most democratic of the modalities of education, through information and communication technologies transposes obstacles to the conquest of knowledge. This modality of education has been increasing its collaboration in the expansion of the democratization of education and the acquisition of the most varied knowledge, mainly because it is an instrument capable of attending a large number of people simultaneously, taught and / or can not be studied At pre-established times.


KEYWORDS: Educacion, technology, EaD.

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 – Evolução dos computadores na EaD...............................................10

Figura 2 – Crescimento da EaD........................................................................11

Figura 3 – As TIC’s...........................................................................................12

Figura 4 – Perspectivas social da EaD.............................................................22

 

 


SUMÁRIO

 

1.        INTRODUÇÃO        9

1.1        Introdução ao Tema e sua importância para o Ensino superior        11

1.2        O problema da pesquisa        13

1.3        As hipóteses e as variáveis da pesquisa        14

1.4        A metodologia e a construção da prova        16

1.5        A estrutura da pesquisa        17

2.  A EDUCAÇÃO TECNOLOGICA        19

3. EaD E AS TECNOLOGIAS, O SUCESSO DOS GRANDES ALCANCES        22

4.  EaD: REFLEXÕES PEDAGOGICAS        24

5. EaD, GARANTIA DE QUALIDADE RESPALDADA EM LEIS        26

6.  CONSIDERAÇÕES FINAIS        28

7. REFERÊNCIAS        29


  1. INTRODUÇÃO

Esta monografia intitulada EaD: um mundo virtual cada dia mais presente no mundo real, se enquadra na linha 3 de pesquisa, “Panorama do EaD e seu marketing”, como uma das atividades acadêmicas previstas para a conclusão do curso de pós-graduação em Formação em Educação a Distância da Universidade Paulista - UNIP.

A EaD pode ser entendida como uma forma mais abrangente de preencher as lacunas do processo ensino aprendizagem, passa por uma crescente adoção tanto nas instituições de ensino superior do setor privado quanto do publico. O crescimento recente desta modalidade de ensino vem atrelado ao incremento e possibilidades das novas tecnologias de informação e de comunicação e tem lidado de forma eficaz com problemas de política da educação, integrando alunos e instituições de ensino a sociedade da informação.

Segundo LESSA:

Na EAD é verificável tais mudanças, alterações no perfil do aluno e consequentemente do professor, esta modalidade além de promover para alguns grupos o acesso ao conhecimento, atribui ao aluno mais responsabilidade no que se refere ao compromisso com os estudos e leituras e por possuir a troca de informações com os colegas, tutores e professores por meio do ambiente virtual. Neste modelo o estudante passa a também adquirir novas habilidades, como por exemplo, uma maior facilidade para compreender e lidar com as tecnologias. E ao se analisar o cenário educacional é claramente perceptível que é de extrema necessidade o uso das TICs aliadas às novas metodologias de ensino. Assim, pesquisas apontam a necessidade de um estudo especialmente voltado para questão da informação e as tecnologias na modalidade de Ensino a Distância. Desta maneira, é interessante se verificar que o direito a informação deve obrigatoriamente ser inalienável todo ser humano.

A EaD é também vista como uma modalidade alternativa de educação que se opõe a educação convencional, permitindo o acesso de milhares de alunos que ficavam fora do processo pela ausência de condições para seu estudo e formação. Assim a EaD cumpre um importante papel social  de inserção e desenvolvimento.

Entender os fundamentos e funcionalidades da EaD é o caminho para dar a essa modalidade a importância que ela exerce hoje no contexto educacional e romper paradigmas que destinam a ela um valor menor.

Ao ingressar em um curso superior na modalidade EaD, o aluno tem a possibilidade de investir na sua formação, adequando tempo e horários e permanecendo no exercício das suas atividades profissionais. Esta é umas das muitas grandes relevâncias desta modalidade.

As tecnologias adotadas para a transmissão da informação caracterizam a evolução do ensino a distancia. A cada geração, novas tecnologias vão sendo incorporadas a estrutura sistêmica da Educação a Distancia.

Figura 1: Evolução dos computadores na EaD.

[pic 1]

Fonte: Google imagens.

O novo momento da educação a distancia é a criação de mega estrutura ou mega universalidades que passam a atender a mais de 100 mil alunos, como a Open University do Reino Unido. Este modelo passa a configurar como um modelo desse novo tempo, tanto pelo respeito quanto pelo método de produção de cursos, associando as tecnologias de informação e comunicação existentes a preocupação com a investigação pedagógica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.3 Kb)   pdf (385.9 Kb)   docx (177.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com