TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de gerenciamento de produção (SAP)

Tese: Sistemas de gerenciamento de produção (SAP). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  Tese  •  1.637 Palavras (7 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 7

Etapa 2 – passo 1

Principais instrumentos disponíveis para gestão de estoques intermediários em processo de manufatura.

Palavras-chave: Gestão de estoques; Logística; Logística de planta; Desperdício.

Sistemas de Administração da Produção (SAP).

Os Sistemas de Administração da Produção (SAP) são os corações dos processos produtivos. Eles têm o objetivo básico de planejar e controlar o processo de manufatura em todos seus níveis. É por meio dos SAP que a organização garante que suas decisões operacionais sobre o que, quando, quanto e com o que produzir e comprar sejam adequados às suas necessidades estratégicas.

Os Sistemas de Administração da Produção proveem informações que suportam o gerenciamento eficaz do fluxo de materiais, da utilização de mão-de-obra e dos equipamentos, a coordenação das atividades internas com as atividades dos fornecedores e distribuidores e a comunicação/interface com os clientes no que se refere a suas necessidades operacionais. O ponto chave nesta definição é a necessidade gerencial de usar as informações para tomar decisões inteligentes.

Os SAP não tomam decisões ou gerenciam sistemas – os administradores é que executam estas atividades. Os SAP têm a função de dar suporte aos administradores para que possam executar sua função de forma adequada.

Algumas atividades gerenciais típicas que devem ser suportadas pelos SAP:

• Planejar as necessidades futuras de capacidade (qualitativa e quantitativamente) do processo produtivo, de forma que haja disponibilidade para atender ao mercado com os níveis de serviços compatíveis com as necessidades competitivas da organização;

• Planejar os materiais comprados, de modo que eles cheguem no momento e nas quantidades certas, necessárias a manter o processo produtivo funcionando sem rupturas prejudiciais aos níveis pretendidos de utilização de seus recursos;

• Planejar níveis apropriados de estoques de matérias-primas, semiacabados e produtos finais nos pontos corretos, de forma a garantir que as incertezas do processo afetem o menos possível o nível de serviços aos clientes e prioritárias, evitando, assim, dispersões desnecessárias de esforços;

• Ser capaz de reagir eficazmente, reprogramando atividades bem e rápido, quando algo correr mal no processo ou quando situações ambientais inesperadas ocorrerem;

• Prover informações a outras funções a respeito das implicações físicas e financeiras das atividades, presentes e prospectivas, da manufatura, contribuindo para que os esforços de todas as funções possam ser integrados e coerentes; e

• Ser capaz de prometer prazos com precisão aos clientes e, depois cumpri-los, mesmo em situações ambientais dinâmicas e, muitas vezes, difíceis de prever.

Desperdícios na Produção

• Superprodução, produzir mais do que é imediatamente necessário para o próximo processo. Sua eliminação deve ser objeto de intenso esforço da organização, pois os de uma linha de produção devem estar balanceados de tal forma que somente se proceda à produção de determinado produto na quantidade e quando o cliente interno seguinte o requerer.

• Tempo de espera, é o desperdício de espera que ocorre quando os fatores de produção aguardam para serem processados: as empresas tendem a deixá-los parados em função da plena utilização da capacidade das máquinas e equipamentos dos processos anteriores, muitas vezes se produz muito além do que o próximo posto de trabalho tem capacidade de processar.

• Transporte é o desperdício que ocorre na medida em que existem longas distâncias a serem percorridas pelos fatores de produção ao longo do processo.

• Processo pode ocorrer na medida em que as etapas e atividades desenvolvidas que não agregam valor continuem sendo executadas em decorrência da não realização de uma análise efetiva de quais elementos podem gerar custos e da não agregação de valor do produto.

• Movimentação é o desperdício decorrente de falhas no projeto do posto de trabalho: quando as empresas decidem executar o processo de produção sem antes analisar minuciosamente as características do processo propriamente dito.

• Produtos defeituosos é o desperdício referente a perda de recursos de produção, tempo, armazenagem, desgaste de equipamentos, credibilidade, etc.

• Estoque ocorre quando a empresa mantém estoques desnecessários, que significam perdas de investimento e também de espaço físico.

Os desperdícios de produção quando não monitorados ou mal analisados podem vir a

gerar dados quantitativos e qualitativos discrepantes, induzindo a tomada de decisão onerosa quanto ao estoque.

Há quatro tipos de estoque: o estoque de proteção, estoque de ciclo, estoque de antecipação e estoque de canal.

Lote Econômico: desenvolvido por Harris em 1913, se baseava na lógica de que a quantidade ótima a ser produzida é aquela que possui simultaneamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com