TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexão Sobre o Artigo : Formação de Professores de Dermeval Saviani

Por:   •  15/2/2024  •  Ensaio  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 2

Minha contribuição sobre o artigo lido:

O artigo traz uma breve relato histórico sobre a formação dos professores e os desafios enfrentados ao longo do tempo. Relata o papel importante das Escolas Normais na preparação de professores para as escolas primárias até a formação superior dos professores no curso de Pedagogia e Licenciaturas no Brasil. Um tema muito necessário a ser discutido e ,que exige novas posturas e merecida importância diante das necessidades atuais da educação.

Ponto importante do artigo são as mudanças ou descontinuidades dos modelos ou programas formativos para os professores nos últimos dois séculos trazendo incertezas para a melhoria da Educação.

Outro ponto apresentado que chama a atenção são os Modelos de Formação de Professores que traz um dilema conhecido e que se arrasta até hoje na formação dos docentes: dissociação entre a formação que se baia nos conteúdos de conhecimento e a formação que se dá nos procedimentos didáticos pedagógicos, ou seja; entre a forma e o conteúdo a ser ensinado. Essas formações desvinculadas não se justificam pois uma complementa a outra na função docente e contribui para uma formação de qualidade e sobretudo uma educação significativa . Vale citar que hoje ainda vemos professores que sabem muito o conteúdo mas não conseguem desenvolver uma atividade prática para dar sentido a esse conhecimento, para despertar o interesse do aluno em aprender, muito menos usar a tecnologia para tal.

Palavras: Formação x Mudança

O conteúdo faz referência a um tema muito importante - A formação do Professor.. A sociedade atual exige do professor uma formação ampla que consiga dar respostas aos anseios do mundo moderno e às propostas atuais de ensino. E isso é um grande desafio para a Educação de nosso País, que precisa ser vista como prioridade e tratada com responsabilidade e respeito - Só assim teremos a oferta de Formação Docente de excelência.

O texto é longo e algumas partes complexas, porém acessível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com