TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escola e Democracia de Dermeval Saviani

Por:   •  24/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  945 Palavras (4 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 4

Escola e Democracia de Dermeval Saviani que se encontra dividido em quatro capítulos. O livro começa explicando sobre as teorias educacionais dividindo-as em dois grupos. O primeiro grupo acredita que através da educação se encontra o meio de equiparação social e de extinção da marginalidade. Já o segundo ver na educação o meio de discriminação social, ou seja, um fator que contribui para a marginalização.

O primeiro capítulo dá ênfase nas pedagogias, tradicional, nova, tecnicista.

A pedagogia tradicional considerava que os homens são essencialmente livres, ou seja, as pessoas sem distinção por classes utilizariam do bom sensopara resolverem suas causas e estabelecerem suas prioridades. No entanto é nessa forma de viver que se funda a burguesia propondo a estruturação da educação e escolarização para todos. Dessa forma se condicionava pessoas livres em servos através da educação separatista que passaria a existir nas escolas.

Já a pedagogia nova acreditava que os homens eram essencialmente diferentes e, portanto devem ser respeitados de tal forma. Logo existiria aqueles que se destacariam mais em alguns aspectos e teriam mais facilidade em determinadas atividades e aqueles que levariam mais um pouco de tempo para desenvolver tal potencial e, mas que se completariam justamente por isso, por se interessariam por coisas diferentes.

Por fim temos a pedagogia tecnicista que define a marginalidade como improdutividade, a partir disso a função da escola então passa a ser de construção de indivíduos funcionais, para o aumento da produtividade social, ligado diretamente ao rendimento e habilidades de produção capitalistas.

O livro também desmistifica ensino como pesquisa, segundo Saviani o que é trabalhado no ambiente escolar é assunto a ser conhecidos por meio da pesquisa tanto do professor quanto dos aluno. Partindo dessa ideia a tradicional, que permite que os alunos desvendem e aprendam o conhecimento a partir da simples transmissão dos conteúdos pelo professor. Nesse método existem cinco passos: o primeiro é composto por uma atividade aplicada aos alunos, à explicação se dará através das questões que os mesmos não forem capazes de responder, surgindo assim a problematização, ou seja, o segundo passo. A coleta de dados permite fazer com que os próprios alunos se interessem em responder as indagações que não forem esclarecidas de início, a partir se constituiria o terceiro passo através das pesquisas. O quarto passo chamado de formulação de hipóteses permite apresentar possíveis decisões para as questões iniciais. Por fim chegaremos ao quinto passo, que pretende testar essas hipóteses para chegar a uma conclusão se essa hipótese pode ser refutada ou não.

Porém não pode falar que a pedagogia tradicional não tinha nada de revolucionário, pois todos os níveis sociais, sejam eles populares ou burgueses, deveriam ter acesso à escolarização. Tanto como a pedagogia nova, também revolucionária, denunciou o ensino mecânico da escola anterior.

Depois de expor o que pensa acerca dos tipos de pedagogia, Saviani nos propõe a entender e superar estas pedagogias criando uma nova pedagogia. Essa teria como princípios, estimular alunos sem, contudo descartar a figura do professor. Enfatiza o diálogo em sala e com os elementos da cultura, criar um interesse pelo que o aluno acredita ser importante e merece ser estudado levando em conta também as disciplinas impostas à escola.

Saviani também exemplifica em cinco passos direcionamentos para executar as atividades que os professores e alunos realizaram. O primeiro passo, diferente das pedagogias tradicional e nova, é caracterizado pela prática social, alunos e professores devem se posicionar criticamente a respeito do assunto inicialmente posto. O segundo passo se tem a partir das críticas dadas no primeiro passo, vem aí a problematização, dado isso se tem a informação de qual conhecimento precisa ser retomado. Já no terceiro passo podemos dizer que se chega na apropriação do conhecimento pelo proletariado, em que estes tenham poder para discernir e contestar o domínio da classe burguesa. O quarto passo se dá através dessa conscientização da camada popular. Finalmente temos o quinto passo que é o ponto de chegada, o aluno é levado a voltar ao passo número um com uma diferença significativa, não mais se discute apenas o que se tem ideia sobre o assunto, mas o aluno e professor estarão no mesmo nível, portanto sua contribuição será muito mais específica e significativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com