TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Supervisao Escolar

Trabalho Escolar: Supervisao Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2013  •  2.061 Palavras (9 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 9

A IMPORTÂNCIA DO SUPERVISOR ESCOLAR NAS UNIDADES ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE

RESUMO

O presente trabalho procura focar a figura do Supervisor Escolar nas unidades municipais de São Mateus, acentuando sua atuação e sua importância junto aos professores. No atual contexto da educação brasileira, cresce a importância do Supervisor Educacional, que representa uma das pessoas que procura direcionar o trabalho pedagógico na escola em que atua para que se efetive a qualidade em todo o processo educacional. Sabe-se que o Supervisor Escolar é um servidor especializado em manter a motivação do corpo docente, deve ser um idealista, definindo claramente que caminhos tomar, que papéis se propõe a desempenhar, buscando constantemente ser transformador, trabalhando em parceria, integrando a escola e a comunidade na qual se insere.

Palavras-chave: Supervisão Escolar; Desenvolvimento profissional; Leis; Mudanças; Professores.

1 – INTRODUÇÃO

Essa pesquisa teve como objeto de estudo a fundamentação sobre a importância do Supervisor Escolar nas unidades escolares municipais de São Mateus, bem como seus limites e possibilidades de ação.

Visando responder: “Qual a importância do Supervisor Escolar nas escolas do município de São Mateus?”, o presente estudo teve como objetivo principal analisar a função oficial do Supervisor Escolar, bem como sua ação real no ambiente escolar a partir da ótica dos Supervisores Escolares de escolas municipais de São Mateus - ES.

Tendo como objetivos específicos: Desenvolver pesquisa bibliográfica a respeito da Supervisão Escolar; Elaborar e aplicar entrevistas com Supervisores Escolares, a respeito da importância do Supervisor Escolar na rede Municipal de São Mateus; Análise e registro dos dados.

Esse trabalho justifica-se pela necessidade de compreender o lugar e a importância do Supervisor Escolar nas unidades escolares de São Mateus observadas durante o estágio supervisionado. Percebem-se algumas contradições a respeito do trabalho deste profissional de modo que suas ações ficam na maioria das vezes, distante de alcançar os objetivos proposto a este pedagogo.

A metodologia utilizada consistiu no desenvolvimento de uma pesquisa sócio-histórica com predominância qualitativa. A coleta de dados utilizou com estratégia a análise documental dos regimes internos da Rede municipal de Educação de São Mateus e dos Regimentos internos do Conselho municipal de Educação que regulamentam e definem o perfil da Supervisão Educacional no município de São Mateus.

2. CONTEXTO HISTÓRICO DA SUPERVISÃO ESCOLAR

Para compreender a origem do profissional que hoje atua na Supervisão Escolar buscou encontrar subsídios teóricos que situassem dentro da história da educação os elementos de um fazer coerente com as necessidades educacionais como um apoio pedagógico.

Os achados desta pesquisa apontam como um documento de suma importância o Ratio Studiorum , no qual encontrou-se as bases que serviriam de suporte para a educação no Brasil.

2.1 - Ratio Studiorum

O estudo deste rico documento nos fará entender as práticas pedagógicas dos colégios jesuíticos que irradiavam a cultura cristã-ocidental fornecendo uma formação essencialmente religiosa, como afirma Costa (2004).

Podemos afirmar que, a base de fundamentação do movimento pedagógico da Ratio Studiorum se encontra na IV parte das Constituições . São dezessete capítulos, que delineiam o escolástico, a organização das Universidades e também dos alunos externos.

A Companhia de Jesus foi fundada por Inácio de Loyola (1491-1556), Iñigo , nascido no País Basco (Espanha), filho dos senhores de Loyola, família nobre, fiel aos reis de Castela e à fé católica. Foi cavaleiro, ou "gentil-homem", a serviço do vice-rei de Navarra, cujos interesses defendiam nas guerras. Deixou a sua terra aos 30 anos, dirigindo-se como peregrino, a Jerusalém. Segundo Madureira (1927), Inácio tinha como ideal primeiro ir à Palestina, para evangelizar os muçulmanos, inimigos do nome cristão.

Os relatórios desses trabalhos, nomeados juntos Judicia et Observationes, começam a chegar ao final do mesmo ano e a serem examinados por Aquaviva e um grupo por ele selecionado:

Afim de que melhor se desempenhassem desta incumbência,

associou-lhes uma comissão de professores do Colégio Romano, entre os quais figuravam Belarmino, Suarez, sardi, Giustiniano, Parra, Pereira, Benci, Torsellini, isto é, teólogos, filósofos e humanistas dos mais distintos (L. FRANCA, 1952, p. 21).

Em 1592, através desse trabalho de análise e reformulação, Aquaviva mandava mais uma vez, a toda a Companhia, uma nova edição do plano de estudos. Desta vez, contudo, o documento era enviado não mais como um projeto a ser analisado, mas como um código de leis a ser posto em prática, em caráter experimental.

No final do século XVI foi elaborado pelos jesuítas o Ratio Studiorum, método de ensino que se expandiu rapidamente por toda a Europa e regiões do Novo Mundo em fase de ocupação, tendo como principal objetivo levar a fé católica aos povos que habitavam estes territórios.

2.2 – A Supervisão Escolar no Brasil

No ano de 1931 ocorreu o surgimento do primeiro registro legal sobre a atuação do Supervisor Escolar no Brasil. Neste período estes profissionais executavam as normas prescritas pelos órgãos superiores, e eram chamados de orientadores pedagógicos ou orientadores de escola, tendo como função básica à inspeção (ANJOS, 1988). A Supervisão surgiu com a industrialização, no sentido de melhorar a quantidade e qualidade da produção, sendo a supervisão uma forma de reprimir, vigiar, controlar, monitorar manteve durante muito tempo nos séculos XVIII e início do século XX.

Somente em 1841, que a Supervisão começa a ter um olhar direcionado para o ensino, com intuito da busca de um melhor desempenho da escola em sua tarefa educativa e verificação das atividades docentes.

Somente na década de 1950, que no Brasil a nomenclatura inspetor escolar passa para Supervisor Escolar que permeia a educação atual.

Neste período a formação dos primeiros supervisores foi mediante os cursos promovidos pelo PABAEE, sendo que o supervisor atenderia somente o ensino primário. Este curso PABAEE se expandiu pelo Brasil inteiro durante os períodos de 1957

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com