TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientação em Supervisão Escolar

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.102 Palavras (5 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Licenciatura em Pedagogia

Disciplina: Orientação em Supervisão Escolar e Orientação Educacional

ATIVIDADES DE SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

ALUNOS (AS):

Cleide Rodrigues de Souza Moreira___RA 1308591

Katielli Pereira de Souza____________RA 1306360

Florisbela de Jesus Pinto____________RA 1308093

Marineyde Cardoso dos Santos_______RA 1308100

Viviane Aparecida Pereira Miranda_____RA 1308036

TEIXEIRA DE FREITAS

2015

ATIVIDADE I – ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

TEMA: AÇÕES DO ORIENTADOR EDUCACIONAL PERANTE O BULLYING

        

O orientador educacional tem como função contribuir para o bom relacionamento entre toda a equipe docente (professores, orientadores, pais, alunos, comunidade, diretores, supervisores, secretários, serviçais, merendeiras, etc.), ser responsável pela proposta pedagógica, manter os pais informados sobre os acontecimentos do cotidiano escolar, acompanhar de perto o trabalho dos professores, promovendo intervenções e trabalhos coletivos aproximando aluno-professor.

Nesse caso o trabalho do orientador perante a escola é extremamente grande. Porém não cabe só a ele resolver todos os problemas da instituição. Ele deve agir coletivamente com os educadores e principalmente com a família.

Vivemos em um mundo globalizado, dotado de informações, mas cheio de problemas. Não podemos fechar os olhos para um assunto que vem crescendo no ambiente escolar e, é totalmente prejudicial aos nossos jovens, crianças e adolescentes, chama-se Bullying. Uma situação que muitas vezes é ignorada, porém pode ser resolvida.

No decorrer da história não se dava tanta importância às calúnias, as afrontas psicológicas. Mas devido estudos e observações de alguns pesquisadores, foi percebido o quanto o Bullying está crescendo e o mal que ele causa, relacionado ao baixo rendimento escolar, o baixo autoestima, a tristeza profunda, as agressões, humilhações, insegurança, etc.

Devido a isso, cabe ao orientador educacional estabelecer o maior vínculo entre o corpo pedagógico e as famílias envolvidas para diminuir o fracasso do processo da aprendizagem na escola.

O objetivo da educação atualmente não é só formar pessoas dotadas de saberes e informações, mas sim, cidadãos críticos, dignos, capazes de lidar com o ambiente escolar e não escolar. Para isso o trabalho do Orientador se fortalece com o acompanhamento dos demais educadores, enfrentando seriamente as agressões entre alunos e conscientizar as pessoas para o fato de que o problema existe e não pode ficar escondido. Será preciso ficar atento ao comportamento das crianças, principalmente se ela fica retraída e apresenta muitas faltas na escola. Descobrir quem é o agressor e quem é a vítima, e assim apresentar valores com “Respeito”, etc.

O Bullying está caracterizado ao fato do agressor colocar a vítima em situações constrangedoras de forma repetitiva. Em alguns casos, por medo de falar o que acontece a criança se vê obrigada a tomar decisões como, o abandono da escola, deixar de frequentar lugares movimentados, pois não querem se expor a deboches e humilhações.

O maior problema é que a criança sempre será o dominador e a outra o dominado. O bullying acontece também por vários outros fatores como, o ambiente familiar, que é levado por desrespeito e a criança pode ser agredida dentro da própria casa, e transmitir essas agressões e violência para a escola, etc.

Trecho extraído da pesquisa Redação M de Mulher.

Se esta atitude não for interrompida na escola, ela será prolongada para os ambientes não escolares e proporcionarão inúmeros casos de violência, portanto, é indispensável a as ações do Orientador Educacional nesse caso, formando correntes de intervenções interdisciplinares, com atividades educativas com o tema Bullying, abrangendo todas as faixas etárias, muito diálogo entre todos os indivíduos da escola, exercícios de faz-de-conta como, por exemplo, fazer o aluno colocar-se no lugar do outro, fazendo-os utilizar muletas, bengalas, venda nos olhos, e tentar esclarecer com esses modelos as dificuldades que cada uma dessas pessoas deficientes enfrenta, além de ter que suportar o Bullying também causado por seus próprios colegas de estudo.

Mostrar para eles que o bom cidadão é aquele que possui sabedoria, consciência, maturidade, e aceita as pessoas como realmente são, sem brincadeiras de mau gosto que não fazem bem a ninguém, e a escola é o lugar adequado para que se aprendam todos esses princípios.

ATIVIDADE II – SUPERVISÃO ESCOLAR

  1. O orientador, o supervisor, nesse caso, os pedagogos tem grande responsabilidade em boa parte das ações que devem ser tomadas nas instituições de ensino, sendo elas administrativas ou pedagógicas. Sendo assim, cabe a eles pesquisarem, se informarem para fazer um trabalho cada vez melhor, aproveitando também as facilidades e oportunidades que a tecnologia oferece.

Referente ao processo de ensino aprendizagem da escola, o supervisor deve focar na dimensão pedagógica da educação, pois é nela que vão analisar a forma de ensinar e avaliar alunos e professores.

A dimensão pedagógica da escola é traduzida por questões relacionadas ao currículo, tais como a seleção dos conteúdos, metodologias, objetivos e forma de avaliação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (149.4 Kb)   docx (57.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com