TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUPERVISÃO ESCOLAR

Por:   •  23/8/2015  •  Monografia  •  8.348 Palavras (34 Páginas)  •  942 Visualizações

Página 1 de 34

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL FREI NIVALDO LIEBEL-ASSEFRENI

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS-FACISA

CELER FACULDADES

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” EM SUPERVISÃO ESCOLAR

MARCIA CRISTINA KOCH

SUPERVISÃO ESCOLAR:

UMA REFLEXÃO SOBRE O RELACIONAMENTO DA  EQUIPE DIRETIVA E A COMUNIDADE ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

XAXIM-SC

2014

MARCIA CRISTINA KOCH

SUPERVISÃO ESCOLAR:

UMA REFLEXÃO SOBRE O RELACIONAMENTO DA  EQUIPE DIRETIVA E A COMUNIDADE ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Monografia apresentada a FACISA como requisito final para obtenção do grau de Especialista em Supervisão Escolar sob orientação da Professora MSc. Carmem

XAXIM-SC

2014

Dedico esta pesquisa ao meu filho Lucas e a meu esposo Jairo Koch, por toda compreensão que me dispuseram.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus por me dar forças para vencer mais uma demanda em minha vida,  a minha família por compreender minha ausência em momentos que me dedicava aos estudos e a todos os amigos que de uma forma ou de outra contribuíram para mais esta conquista.

”.

        Colocar pensamento bonito,,,,,,,,,,,

RESUMO

        O presente trabalho refere-se à Supervisão Escolar baseado em um levantamento de natureza bibliográfica, buscando estudos sobre a temática de relacionamentos entre equipe diretiva e comunidade escolar no processo de ensino aprendizagem.

Se propõe a realizar uma reflexão sobre o relacionamento da equipe diretiva e a comunidade escolar inerentes à Supervisão Educacional  e sua importância para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. Discutindo sobre a incidência e a relevância de suas funções para a prática pedagógica numa perspectiva de otimização desta mesma prática, e de afirmação da escola em seu papel político e social de formadora de cidadãos críticos, reflexivos e comprometidos com o seu próprio bem estar e o da coletividade.

Para tanto, esse estudo debruçar-se-á sobre os relacionamento dos membros da escola e suas atuais atribuições e práticas do Supervisor Educacional, bem como sobre o alcance das funções deste profissional no andamento, planejamento e resultado das atividades desenvolvidas no cotidiano escolar. Neste sentido, o presente estudo, refletindo sobre a Supervisão Educacional, dentro de uma perspectiva qualitativa, essa pesquisa se utilizará do recurso de pesquisa  bibliográfica, onde buscará suporte teórico para o desenvolvimento e concretização do trabalho, buscando  informações no contexto da comunidade escolar, sobre o referido tema; tendo como instrumentos a leitura em diversas fontes, análise de documentos escolares relacionados ao tema, e observação do cotidiano da escola.

Como referencial teórico desse estudo, para a análise dos dados coletados, serão utilizados os estudos de Naura Syria Carapeto Ferreira, Antonia da Silva Medina e Celestino Alves da Silva Júnior. Por serem autores que nos oferecem uma visão ampla da Supervisão Educacional. Que considerando as relações professor-supervisor, professor-gestor, professor-professor e professor-aluno, percebem que o objetivo principal do trabalho do supervisor é contribuir para a melhoria e eficácia do processo ensino aprendizagem dos alunos.

Sabendo-se que o ser humano nasce com os instrumentos necessários para a sua sobrevivência, mas que é preciso um processo de humanização, o qual se dará pelas relações humanas existentes no ambiente em que esse ser humano é gerado e educado, pode-se dizer que as relações pedagógicas estão intimamente ligadas com a formação humana.

 O Supervisorcomo um especialista em educação, faz parte deste contexto, pára e reflete sobre sua ação, sua função e até mesmo sua formação.

O trabalho do Supervisor escolar influencia diretamenteno dia-a-dia de educadores e alunos. Saber mediar a prática do professor, exige uma avaliação sistematizada e constante da atuação do docente dentre outras questões.

O Supervisor é responsável em atuar com o grupo de educadores, coordenando e promovendo reflexão no sentido de construção de liderança, devendo ser inovador, criativo, ousado, estimulando professores e alunos.

A Supervisão Escolar constitui-se em um trabalho profissional que tem o compromisso juntamente com os professores de garantir os princípios de liberdade e solidariedade humana, no pleno desenvolvimento do educando, no seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho e, para isso assegurar a qualidade do ensino, da educação e da formação humana.

Na tentativa de clarear um pouco a dialética desta relação supervisor/comunidade escolar procuro interpretar vários autores que, dedicados à educação, vem contribuindo sistematicamente para sua evolução, nos apontando novos caminhos e a necessidade de mais envolvimentos de todos.  

Palavras-Chave: Supervisão Escolar, relacionamentos, ensino-aprendizagem

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.....................................................................................................................7

2 SUPERVISÃO ESCOLAR...................................................................................................9

2.1 RETROSPECTIVA HISTÓRICA........................................................................................9

2.2 FASE DE TRANSIÇÃO.....................................................................................................11

2.3 FASE ATUAL....................................................................................................................11

3 SUPERVISOR ESCOLAR: PRÁTICAS DIDÁTICAS E PEDAGÓGICAS...............15

3.1 CONTEXTUALIZANDO O TEMA..................................................................................15

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.9 Kb)   pdf (279 Kb)   docx (37.8 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com