TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Surtido na realidade de hoje

Tese: Surtido na realidade de hoje. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  Tese  •  2.454 Palavras (10 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 10

Surdos na realidade de hoje

Nos dias de hoje, ainda existem escolas de surdos que continuam com uma oposição entre oralidade e gestualidade, e argumenta ainda que a língua de sinais e a língua oral não podem ser vistas ou interpretadas como tal, mas sim canais diferentes de comunicação. Existem ainda muitos mitos em relação à língua de sinais, concepções que distorcem a realidade da cultura surda, pois como qualquer outra língua, ela é carregada de significação social. A língua de sinais é igual à língua oral, pois desempenha as mesmas funções linguísticas na vida de uma pessoa, é uma língua natural para os surdos, fazendo com que os mesmos possam participar da sociedade.

Para muitos “ouvintes”, são apenas “gestos”, mas para os surdos é como se fosse uma linguagem oral como todos os outros ouvintes possuem. A língua de sinais possui um sistema completo e muito bem estruturado, onde os surdos podem expressar seus pensamentos simples e complexos, utilizando a expressão facial e corporal para fazer socializar com o meio onde vivem, podendo fazer afirmações, negações, questionamentos, omitir, demonstrar confiança, dar a sua opinião própria, enfim, eles conseguem “conversar” normalmente, assim como qualquer ouvinte.

Relato de experiência: Convivência com alunas portadoras de deficiência auditiva

No ano de 1999, no Instituto Estadual de Educação Sapiranga, no Curso de Magistério, ocorreu a inclusão de alunas com deficiência auditiva: Liana, Cristiane, Simone e Juliane ambas na faixa etária de 17 anos. Liana, Simone e Cristiane desenvolveram está deficiência devido as mães terem contraído durante a gestação rubéola, Juliane teve um problema no desenvolvimento da audição que se agravou durante a infância, graças a uma queda onde ela bateu a cabeça, prejudicando totalmente sua audição, que antes era parcial.

Para alunos e educadores foi um grande desafio, pois apesar da Apada disponibilizar uma interprete, todo esse processo de aprendizagem passou por muitas etapas de transformação e aceitação. O grande objetivo das meninas era se tornar professoras, professoras formadas em uma escola de ouvintes, para atuarem com alunos não ouvintes. A primeira etapa a ser superada foi a do preconceito, apesar de terem sido acolhidas pela maioria dos professores e alunos, haviam aqueles alheios a capacidade intelectual das meninas. Gradativamente elas foram sentindo-se parte da turma, e a mesma sentia-se muito orgulhosa, pois eram pioneiras neste projeto, sim projeto, pois permaneceu outros anos também.

O maior desafio dos professores era de certa forma, planejar conscientes que havia inclusão na sala de aula, apesar de contarem com o apoio da interprete. A intérprete havia sido educadora das meninas nos anos anteriores. O vínculo estabelecido entre a tradutora e as alunas era muito forte e fundamental para a aprendizagem, conhecendo-as bem, como conhecia tornou-se mais fácil à adaptação com as colegas ouvintes, pois ela era a ponte que ligava os dois mundos. Em muitas atividades, surdas e ouvintes compartilharam experiências e construíram o conhecimento. Durante todo o curso, as atividades práticas foram realizadas na Escola São Matheus, onde fica situada a escola Apada. Durante os quatro anos, as supervisoras de estágios passaram a fazer capacitações na área, para qualificar e auxiliar o trabalho que as meninas viriam a desenvolver durante o estágio.

Foram muitas as surpresas, até a chegada de um bebê, Juliane engravidou do seu primeiro filho, que veio a ser ouvinte, apesar do pai também ser surdo, hoje ele interage com surdos e ouvintes. Observamos durante estes quatro anos, o quanto a família fazia a diferença, era onde elas buscavam apoio para prosseguir, pois em vários momentos elas excitavam em à leitura labial foi um dos meios para comunicação, a turma aos poucos aprendeu vários sinais da linguagem e o mais importante de tudo, aprendeu a conviver com a diferença. Vale salientar que todas falavam, pois faziam uso de aparelho auditivo e tinham acompanhamento com fonoaudióloga. Momento de grande emoção foi durante a formatura, em agosto de 2002, onde Liana e Cristiane fizeram um agradecimento a Instituição e aos colegas que as acolheram durante todo o curso. Liana fez o discurso oralmente enquanto Cristiane o fez em sinais.

Durante todo o curso, foram muitas as conquistas, mas a maior delas foi a de fazer parte dos sonhos destas meninas, corajosas que com poucos recursos hoje são: mães, donas de casa, motoristas, professoras, esposas... Enfim, mulheres como nós, capazes de realizar, de conquistar e viver plenamente diante das imposições que a vida condiciona aqueles que desejarem realmente vivê-la, não apenas passar por ela.

Libras: aspecto médico, cultural e social

Surdez não é apenas ter o “ouvido doente”. Os surdos pertencem a uma comunidade, a uma cultura, nesse sentido, a surdez é a única entre os tipos de deficiência. Na medicina a surdez é caracterizada através da perda ou da diminuição da percepção auditiva, que dificulta a aquisição da linguagem oral de forma natural. Muitos médicos interessaram-se na causa da surdez, e assim começaram a desenvolver pesquisas para descobrir a cura dessa deficiência. Nessas pesquisas, pontuaram que a surdez é dividida em quatro categorias: os que nascem surdos; os que adquiriram antes da fala e da escrita; os que adquiriram depois de falar; e os que adquiriram depois de falar e escrever. A surdez não modifica a inteligência da criança, as pesquisas comprovam que elas são capazes de aprender, e uma das formas é associar o som aprendido pelo surdo através do tato e da vibração da laringe, e outra forma é a utilização de imagem das palavras escritas.

Os surdos são utilizadores de uma comunicação visual, como principal meio de conhecer o mundo em substituição à audição é a fala, tendo ainda uma cultura característica interdisciplinar compartilhada pela sociedade ouvinte em geral.

Para estabelecer uma boa comunicação com uma pessoa surda é importante o claro e apropriado contato visual entre as pessoas. É uma necessidade, quando os surdos se comunicam. De fato, quando duas pessoas conversam em língua de sinais é considerado rude desviar o olhar e interromper o contato visual. (STROBEL, 2008, p. 2)

Estão devidamente inclusos no movimento da história da humanidade, constroem e reconstroem a si mesmo e suas necessidades, assim são sujeitos sociais que modificam sua cultura em um determinado grupo, sendo em artes, literatura, música, dança, teatro, religião, sentimentos, ideias, modos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com