TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade Na Engenharia De Produção

Artigo: Sustentabilidade Na Engenharia De Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  650 Visualizações

Página 1 de 4

Sustentabilidade na Engenharia de Produção

Muito se discute a importância da sustentabilidade em todo o mundo, para entender melhor temos que saber a definição do que é sustentabilidade.

Sustentabilidade: é uma característica ou uma condição de um processo ou de um sistema que permita a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Este conceito tornou-se principio aonde o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades da população não venha a interver nas gerações futuras.

Também a sustentabilidade pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo, sempre preservando o meio ambiente sem comprometer os recursos naturais das gerações futuras.

O Brasil visando não prejudicar as gerações futuras em relação à preservação ambiental criou dois programas nacionais: o Procel (eletricidade) e o Conpet.

Que envolve três questões a serem discutidas:

Questão Social: Sem considerar as questões sociais, não existe há sustentabilidade, o respeito pelo ser humano tem quer ser fundamental para q se possa ter respeito pela natureza, e o ponto de vista do ser humano é fundamental para o desenvolvimento n preservação do meio ambiente tem papel chave.

Questão Energética: se não consideramos a questão energética não há sustentabilidade, e sem a energia muitas coisas não poderão ser desenvolvidas e produzidas, pois a energia gera a economia, sem a energia não existe desenvolvimento e economia desestabiliza e as condições de vida da população se deterioram.

Questão Ambiental: sem considerar a questão Ambiental não há sustentabilidade, pois com o meio ambiente degradado não temos um futuro definido, a economia não desenvolve e o futuro fica insustentável.

Para que o um empreendimento humano seja sustentável é preciso que seja:

• Ecologicamente correto

• Ecologicamente viável

• Social mente justo

• Culturalmente diverso

Compete à engenharia de produção o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnogias, informação e energia, compete também a especificar, prever e avaliar resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais, conjuntamente com os princípios de e métodos de analise e projetos de engenharia.

O engenheiro de produção tem papel fundamental no processo de fabricação atuando sempre em minimizar os impactos causados pela produção de resíduos não só na hora de produzir, mas em todo o processo e desenvolvimento de uma produção do inicio da cadeia ao seu fim.

As empresas são as grandes consumidoras de recursos naturais, pois sua emissão seus resíduos e efluentes podem não apenas contaminar as comunidades vizinhas, mas também o mundo inteiro. O engenheiro de produção junto com outras áreas da fabrica pode ajudar a empresas a se tornar mais sustentável, desenvolvendo novos processos, é menos poluente e que utilizam menos recursos naturais, substituindo produtos mais poluentes por outros mais sustentáveis.

As empresas tem um impacto hoje muito significativo no meio ambiente, na cultura, na política, no desenvolvimento e na transformação das vidas das pessoas, porque hoje a maioria das pessoas passa o maior do seu tempo dentro da empresa. Por isto devem-se criar procedimentos e treinamentos para que haja uma cultura social sustentável para que todos possam contribuir na redução dos impactos causados na geração de resíduos, por isto e de fundamenta importância cobrar dos funcionários as boas pratica de sustentabilide não só na empresa e sim nas suas casas ou na vida.

Um exemplo o modelo de Triple Bottom Line é uma forma de medição empresarial com base em um tripé:

• Economicamente variável

• Ambientemente correto

• Socialmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com