TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sustentabilidade na fase da engenharia.

Por:   •  23/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.699 Palavras (11 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 11

Curso De Engenharia Civil

Coordenação Do Curso De Graduação

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

SUSTENTABILIDADE

Várzea Grande - MT

Junho / 2017

GUSTAVO SOUZA BAMBIL

MARLON DA SILVA LIMA

ENC 131 BN

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

SUSTENTABILIDADE

Trabalho apresentado à disciplina “Arquitetura, Urbanismo e Legislação” do Centro Universitário – UNIVAG.

Várzea Grande - MT

Junho/ 2017


  1. SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        OBJETIVOS        Erro! Indicador não definido.

3        ASPECTOS SUSTENTÁVEIS .................................................................................6

3.1  Captação  da Água da Chuva..................................................................................8

3.2  Sistemas de aproveitamento para Energia Solar.................................................12

3.3  Válvula com Restritores de Vazão........................................................................14

3.4  Caixa de flores para esconder os compressores do ar condicionado.................15

4        CONCLUSÃO        3

5        REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS        3



  1. INTRODUÇÃO

        A Sustentabilidade deve ser levado em conta indiscutivelmente na fase de engenharia, pois é nesta fase de projetos que se pode verificar e planejar com as diversas áreas da engenharia envolvidas no projeto, propostas e soluções para se executar uma obra dentro dos padrões de sustentabilidade exigidos pelo mercado e pela sociedade. O conceito de um Projeto Sustentável é um sistema que promove intervenções sobre o meio ambiente, sem esgotar os recursos naturais, preservando-os para as gerações futuras. Tal modelo de construção utiliza eco materiais e soluções tecnológicas inteligentes, que promovem a redução de resíduos gerados pela construção, utiliza de forma inteligente e econômica água e energia e proporciona aos usuários um conforto e melhor aproveitamento das áreas. É importante ressaltar que os critérios de sustentabilidade ambiental para o espaço construído, muitas vezes representam um investimento inicial alto, mas que ao longo da vida útil do empreendimento vão sendo minimizado, por meio dos ganhos com eficiência energética, uso racional da água e durabilidade da edificação.

        

        Pensando nesta evolução do modo de gerir e projetar um produto que venha a influenciar no convívio social aliado ao meio ambiente e redução de custos para todos os envolvidos faz-se necessário à busca pela redução de impactos ambientais, o estudo do entorno da implantação do edifício para se adequar aos recursos naturais disponíveis, valorização da inteligência nas edificações para otimizar o uso e promover a qualidade ambiental interna do empreendimento.

2.     OBJETIVOS

        Este trabalho apresentará alguns aspectos sustentáveis para o trabalho de diplomação de engenharia civil, que serão usados no FLAT hotel.

       

3.      ASPECTOS SUSTENTÁVEIS

         A incorporação de práticas de sustentabilidade na construção civil é uma tendência crescente no mercado. Sua adoção é um “caminho sem volta”, pois diferentes agentes – tais como governos, consumidores, investidores e associações – alertam, estimulam e pressionam o setor da construção a incorporar essas práticas em suas atividades.  Pensando nesta evolução do modo de gerir e projetar um produto que venha a influenciar no convívio social aliado ao meio ambiente e redução de custos para todos os envolvidos, faz-se necessário à busca pela redução de impactos ambientais, o estudo do entorno da implantação do edifício para se adequar aos recursos naturais disponíveis, valorização da inteligência nas edificações para otimizar o uso e promover a qualidade ambiental interna do empreendimento.

         As decisões tomadas antes do início do projeto, especialmente no que se refere à escolha do terreno e ao tamanho da edificação, talvez sejam determinantes-chave do consumo de energia e do impacto ambiental de edificações habitacionais. Se somado os custos de energia consumida para o uso da edificação pelo transporte até o local, um prédio de escritório ou habitacional eficiente em energia localizado no subúrbio ou ainda mais afastado de um centro urbano talvez consuma mais energia durante o dia que um prédio menos eficiente situado em uma área povoada ou com uma boa rede de opções de transporte. Isso ocorre devido ao aumento significativo com os preços da gasolina, a implantação de um prédio em áreas com boas opções de transporte atrairá um número maior de possíveis inquilinos e terá maior valor para o proprietário.

         Além das questões energéticas do empreendimento, a utilização de maneira mais racional dos recursos hídricos, particularmente no que diz respeito ao seguimento habitacional, com a captação de água potável de formas diferentes da tradicional, além do reuso dessas mesmas águas para finalidades menos nobres é um grande exemplo da contribuição positiva que tal desenvolvimento pode proporcionar.

         Mas, para que se possa obter um resultado realmente satisfatório, não se deve analisar os componentes envolvidos de uma maneira isolada, mas sim procurar interliga-los de modo que se complementem. Desta forma pode-se gerar um sistema mais amplo, onde se aperfeiçoem os benefícios individuais de cada um dos sistemas envolvidos, obtendo um resultado final que seja melhor do que a simples soma de suas partes.

Uma primeira forma de interligação entre os sistemas reside na utilização da energia elétrica produzida por intermédio dos painéis fotovoltaicos para acionar diretamente uma bomba de recalque que trabalha com corrente de natureza contínua, para utilizar nos sistemas de captação de água de chuva.

Da mesma forma, tais painéis podem ser usados para acionamento de outra bomba de recalque, também trabalhando em regime de corrente contínua, para o caso da implantação do sistema de reuso de água de banho para as descargas sanitárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (488.6 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com