TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sócrates em Seu Campo de Especulação.

Por:   •  30/5/2016  •  Dissertação  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

        Socrates em seu campo de especulação, que é a natureza humana e suas implantações ético-sociais procuravam atingir a verdade a partir da pratica filosófica buscando o conhecimento verdadeiro e pelas questões humanas e pela reflexão sobre os homens.

        O que Socarates ensinavam era diferente daquela do que  a sociedade estava acostumada, ele pregavam um conhecimento que fugia dos dogmas religiosos da época, onde as perguntas eram uma afrontam  deuses, e que não permitiam que fossem questionados,com o arte de fazer perguntas, geravam um desconforto e todos os poderosos daquela época, em especial a igreja.

           Dessa forma, o filósofo grego foi acusado de corromper a juventude e de ignorar os deuses da época, Fazendo perguntas, gerando e causando uma revolução social  Isso o levou à condenação e foi morto ao ser forçado a ingerir veneno extraído da cicuta.

        Mas Sócrates deixou vários discípulos. Um deles foi Platão, o qual também se tornou Filósofo assim como seu mestre. Um dos motivos que o destacou na Filosofia, foi a criação da obra “Alegoria da Caverna”. Tal obra tratava de um grupo de pessoas que estava preso dentro de uma caverna que acreditavam que era a sua realidade. Um deles conseguiu escapar e viu pela primeira vez o verdadeiro conhecimento.  Ao retornar para a caverna, relatou aos outros que havia uma realidade além da caverna. Os que se encontravam no interior da caverna acreditavam que não havia outro mundo senão o deles. Desta forma tudo o que eram diferente causava uma má interpretação, estranhamento, pois aqueles que estavam presos na caverna não aceitavam uma nova realidade, e mataram o fugitivo fazendo um paradoxo a vida e a morte de Socrates.

             A alegoria da caverna eram exatamente o que o pai da filosofia (Sócrates) pregavam, seu ideal de vida e que os homens estavam presos não compreendia  uma realidade de um conhecimento novo.

        Tanto na alegoria da caverna, quanto os ensinamentos de Sócrates ,eram idênticos, pois tanto aquele que fugiu da caverna quanto Sócrates foi morto por revelar um conhecimento novo.  À alegoria da caverna faz uma alusão aos ensinamentos de Socrates.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com