TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TAM

Resenha: TAM. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2013  •  Resenha  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

importante, mais bem destacado e visualizado.de um layout.

Ocorre aí uma influência cultural pois em alguns países orientais a leitura é da direita para a esquerda. Por isso que sites árabes, por exemplo, na grande maioria mostram o logotipo alinhado a direita e no topo, pois nesse caso esta área é que passa a ter maior destaque por ser a primeira a ser lida.

Será que a TAM pretendia destacar os modernos aviões A320 e sua pintura?

Acreditem, meus amigos, nada que se coloca numa página é de graça. Todo elemento visual tem seu sentido. Você nunca verá um site de uma grande empresa colocando uma “sombra” em algum elemento porque fica “bonitinho”. Tudo tem seu motivo. Através dos elementos visuais, a empresa procura despertar em você determinada imagem sobre aquilo que você está vendo. É o que chamamos de metamensagem.

Atrás de tudo que você vê existe uma metamensagem. Tannen define mensagem como a informação transmitida através das palavras, e metamensagem como Informações transmitidas por meio de significados de palavras é a mensagem. O que é comunicado sobre o relacionamento – atitudes de um para com o outro, a ocasião, e o que estamos dizendo – é a metamensagem. E é à metamensagem que respondemos mais incisivamente.”

Quando você via o A320 da TAM no lugar onde deveria estar o logo do site, você não estava vendo um avião. Você estava vendo a modernidade da frota TAM, como as aeronaves são novinhas e esse tipo de conceito traz algo que toda empresa aérea deseja, confiabilidade, segurança e credibilidade.

Portanto, ao colocar o A320 ao invés do logotipo, a TAM buscava despertar em você essas idéias positivas sobre a imagem dela e não um avião simplesmente “bonitinho”.

Geralmente as metamensagens são percebidas de acordo com experiências passadas de quem está vendo. Quem teve alguma experiência desagradável com um A320 jamais pensaria de forma positiva ao ver uma foto deste avião. E provavelmente foi por causa dessa experiência passada que a TAM mudou rapidamente o layout de seu site.

Uma semana após o acidente da TAM em Congonhas com um A320, acessei o site da empresa e notei algo bem diferente. Cadê o A320 no topo, do lado esquerdo?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com