TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TAM VIAGENS - MKT

Ensaios: TAM VIAGENS - MKT. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2013  •  3.274 Palavras (14 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 14

1. Introdução

Este trabalho tem como objetivo avaliar o conhecimento adquirido em sala de aula, utilizando as ferramentas para o desenvolvimento criativo, através da disciplina Estratégias Mercadológicas.

A pesquisa propõe definir uma estratégia de criação e promoção de um novo produto para quatro franquias da empresa TAM Viagens, definida como objeto do trabalho pelo professor.

Uma das características mais marcantes da TAM Viagens é a sua forte aceitação no mercado, em decorrência da força da marca TAM, e sua grande capacidade de inovação e obtenção de novos mercados consumidores. Adicionalmente a isso, pelo fato de ser subsidiaria da TAM, mantem a visão da companhia, a mesma desde sua criação em 1971, pelo comandante Rolim Amaro.

Nosso trabalho foi estruturado através de pesquisa na mídia, materiais publicitários, internet, e história, mostrando como a empresa se mantém até hoje, segue crescendo e inovando, tendo superado duas fortes crises geradas, principalmente, por acidentes aéreos com aeronaves TAM.

2. História

Fundada em 1998, a empresa é a operadora de viagens da TAM, que oferece pacotes completos incluindo passagem aérea, traslados, acomodação, passeios e todos os demais serviços voltados para o turismo. A TAM Viagens atende a 5 mil agências em todo o Brasil e oferece produtos para mais de 200 destinos.

De acordo com a própria TAM, a TAM Viagens dobrou de tamanho desde 2010, quando adotou o sistema de franquias com a finalidade de expandir o negócio pelo Brasil. O número de lojas, de lá para cá, cresceu mais de 200% na cidade de São Paulo.

A motivação para a adoção do sistema de franquias foi a percepção de que precisaria colocar um padrão de atendimento nas 72 lojas que possuía em 2010 para continuar crescendo e, especialmente, ter controle para explorar melhor o potencial do negócio. Foi então que transformou os representantes das lojas em franqueados e abriu o sistema para outros interessados.

Hoje, a TAM conta com aproximadamente 200 lojas, sendo a maior concentração em São Paulo, com cerca de 20% de todos os pontos de vendas.

Uma franquia da TAM Viagens custa, em média, 270.000 reais, mais o ponto comercial. O franqueado paga uma taxa de franquia de 30.000 reais e mais uma taxa de propaganda de 0,5% do faturamento em ações da própria loja. Segundo a empresa, o negócio tem um prazo de retorno estimado de 24 meses.

3. Missão

A Missão da TAM é aquilo que deve ser feito na prática; inclusive nas Lojas TAM Viagens, para tornar a Visão realidade.

“Ser a empresa aérea preferida das pessoas com alegria, criatividade, respeito e responsabilidade”.

4. Diferenciais da TAM Viagens

Viagens com cobertura completa, Help Center, Produtos Segmentados, Pontos Multiplus, Operadora Seleta da Disney, tem sempre uma loja perto e voar para os destinos do Grupo LATAM.

5. Visão

“Trabalhar com o Espírito de Servir faz as pessoas mais felizes.”

6. Analise SWOT

Na análise SWOT da TAM Viagens, podemos encontrar as seguintes forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

6.1. Forças

- Marca “top of mind” no setor aéreo

- Programa fidelidade

- Abrangência no pacote de serviços

- Pacote Personalizado

6.2. Fraquezas

- Diferenciais de qualidade não percebidos pelos consumidores

- Preço superior ao da concorrência

- Insegurança dos consumidores, causados pelos acidentes aéreos

6.3. Oportunidades

- Crescimento da Classe C

- Novos modelos de negócios

- Tecnologia em constante desenvolvimento

6.4. Ameaças

- Preços baixos oferecidos pela concorrência

- Mídia para divulgação dos produtos oferecidos pela TAM Viagens

7. Franquias TAM Viagens analisadas

Foi definido que, como base desse estudo de caso, analisaríamos as quatro franquias da TAM Viagens sob responsabilidade de Emília Lanças, considerada no setor de turismo e dentro da própria TAM, um exemplo de empreendedora que tem colhido os bons frutos desse momento favorável do turismo nacional.

Ela passou de representante da TAM Viagens à dona do próprio negócio em 2010, quando a empresa adotou a expansão por meio de franquias. Hoje, possui duas lojas em Sorocaba e mais duas em Jundiaí.

De acordo com informações da própria TAM, as quatro franquias de Emília a tornam a segunda maior franquiada com maior faturamento no Brasil. Grande parte disso se deve a qualidade do serviço e do atendimento prestados, bum treinamento de sua equipe, rapidez de resposta a questionamentos diversos e um forte foco em padronização de processos em suas quatro agencias.

Adicionalmente a isso, as cidades onde suas lojas estão localizadas apresentam sólidos índices de desenvolvimento e crescimento nas ultimas décadas, gerando uma maior renda per capita na região. Tal fator deve ser levado em consideração no mercado do turismo, por ser um item de consumo considerado “supérfluo” nas classes mais baixas e, portanto, não visto como item de primeira necessidade.

Porém, com a crescente politica social brasileira e a classe C consumidora de itens antes vistos como supérfluos, também é possível oferecer opções mais simples e baratas para esse publico. Basta ter um pouco de criatividade, fornecer parcerias de qualidade, que é possível trabalhar com diversos tipos de opções, como pacotes, cruzeiros, turismo corporativo, esportes radicais, turismo para o público GLS, etc.

A diversificação e criatividade também devem ser vistas como uma alternativa de lidar com a sazonalidade que afeta o segmento de viagens.

As quatro lojas, respectivos endereços e horário de funcionamento são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com