TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TC DE ADMINISTRAÇÃO

Exames: TC DE ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

UNIP INTERATIVA – UNIVERSIDADE PAULISTA INTERATIVA

CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESA

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS: QUAL A IMPORTÂNCIA DO PLANO ANUAL DE TREINAMENTO?

LEANDRO FURTADO SOUZA

Brasília –DF

2014

LEANDRO FURTADO SOUZA

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS: QUAL A IMPORTÂNCIA DO PLANO ANUAL DE TREINAMENTO?

Pré-projeto apresentado na disciplina de Trabalho de Curso como requisito básico para apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso de Administração de Empresas.

Orientador: Livaldo dos Santos

Brasília DF

2014

PROJETO DE PESQUISA

1 TEMA

Qual a importância do plano anual de treinamento?

2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

A importância da capacitação de colaboradores dentro de uma organiza-ção.

3 BIBLIOGRAFIA PRELIMINAR

SOBRAL, F.; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Prentice Hall, 2008.

BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Treinamento de pessoal: em busca de co-nhecimentos e tecnologia relevantes para as organizações. In: Tamayo, A.; Borges-Andrade, J.E.; Codo, W. (Orgs.). Trabalho, organizações e cultura. SP: Coletâneas da ANPEPP, 1996.

BORGES-ANDRADE, Jairo E.; ABBAD, Gardênia da Silva; MOURÃO, Luciana, Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho: fun-damentos para a gestão de pessoas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

4 PROBLEMA DE PESQUISA

Alguns fatores preocupantes em relação ao Plano Anual de Treinamento - PAT: ausência completa de um orçamento anual para a elaboração do PAT, falta de conscientização sobre sua importância e impacto nos resultados da Organização, inclusive financeiros, por parte da alta direção e dos gestores e falta de comprometimento e interesse por parte dos funcionários.

5 JUSTIFICATIVA

Os programas de treinamento e de capacitação oferecem diversas vanta-gens organizacionais como disseminação do conhecimento, padronização das in-formações, desenvolvimento de profissionais, retenção de talentos, melhoria do cli-ma organizacional, dentre outras. O tema escolhido faz parte de minha rotina diária de atuação profissional e traz informações abrangentes que se tornaram indispensáveis para futuros projetos. Também é uma realização profissional uma vez que gosto de pesquisar sobre o assunto e desejo me aperfeiçoar com estudos direcionados. Uma organização no ramo do comércio varejista tem como foco e diferencial o Atendimento ao Cliente, cuja atividade principal é a venda. Desta forma, a necessidade de profissionais treinados e capacitados para realizar as atividades diárias é evidente, levando-se em consideração que o que está aos seus cuidados é o resultado financeiro da empresa e a fidelização de seus clientes.

6 HIPÓTESE

Segundo Chiavenato (1999) treinamento é o processo de ensinar aos no-vos empregados as habilidades básicas que eles necessitam para desempenhar seus cargos de maneira excelente. Da mesma forma Rogerio Leme (2005) defende a ideia de mensurar os resultados de treinamento por meio do ROI (retorno de inves-timento financeiro) com o objetivo de identificar se ações de capacitação e desenvolvimento estão sendo assertivos e se o retorno financeiro esperado está sendo alcançado. Desta forma, um dos vários objetivos da realização de treinamentos é aumentar a produtividade dos indivíduos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com