TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC MAQUINAS E IMPLEMENTOS

Por:   •  20/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.797 Palavras (12 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 12

RESUMO

O presente trabalho visa demonstrar a utilização dos maquinários agrícolas e seus implementos no sentido de manejar o solo para a implantação de uma cultura. Observa-se que desde os tempos mais antigos o homem passou à fazer uso desta inovação e foi se adaptando ao longo dos anos,  para assim conseguir elevar a produtividade em um curto espaço de  tempo. Essa tecnologia da informação ficou conhecida como a “agricultura moderna”.

A utilização da tecnologia utilizada na produção tem como finalidade apontar o quanto o assunto é promissor. Pois do mesmo modo que os agricultores se beneficiam de inovações, muitas empresas se desenvolvem e investem em novos produtos de alta qualidade para o crescimento de ambas as partes.

Palavras-Chave: Maquinário, Implementos, Agricultura, Produtividade.

ABSTRACT

The present work aims to demonstrate the use of agricultural machinery and its implements in the sense of managing the soil for the implantation of a crop. It is observed that from the earliest times the man started to make use of this innovation, and was adapting to be able to raise productivity in a short time. This information technology became known as "modern agriculture"

Keywords: machinery, implements, agriculture and productivity.

SUMÁRIO

  1. Introdução............................................................................................................6
  2. Breve história da evolução dos maquinários agrícolas....................................7
  3. Uso dos implementos no manejo de solo para implantação de uma cultura..9
  4. Implementos usados pós-plantio......................................................................11
  5. Créditos disponibilizados para adquirir maquinários agrícolas...................12
  6. O sistema de operação.......................................................................................13
  7.  Os benefícios do acesso ás máquinas agrícolas..............................................14
  8. Conclusão...........................................................................................................15
  9.  Referências........................................................................................................16
  1. INTRODUÇÃO

A evolução da mecanização agrícola veio para aumentar a produção sendo capaz de suprir as necessidades em se ter alimento em quantidade suficiente, sua história traz mudanças constantes no melhoramento da qualidade da operação. Os implementos auxiliam na implantação de culturas ou serviços que exigem uma força maior da que o ser humano é capaz de ter, sendo comum encontrar acoplados em tratores, o uso desses maquinários podem ser em chácaras, sítios ou grandes fazendas, fazendo parte da vida rural.

Na agricultura, a preparação do solo, o crescimento da produção e seu estágio final precisam do uso de implementos vinculado ao trator, que em conjunto fazem todo o processo mais rápido. Hoje em dia, a oportunidade de adquirir um maquinário se dá por meio da solicitação de crédito rural em bancos credenciados, dando ao produtor a esperança de crescer sua renda financeira. Atualmente sendo de fábricas brasileiras,

O uso dessa tecnologia no campo reduz os custos e diminui a mão de obra contratada, sendo importante no campo para o produtor que deseja ter melhor qualidade em menor tempo de operação.

  1. BREVE HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DOS MAQUINÁRIOS AGRÍCOLAS

Em 1780 na Grã-Betanha e nos Estado Unidos, ocorreu o surgimento dos primeiros maquinários, que foram criados para as colheitas de grãos, eles eram chamados de (ceifadeiras ou segadeiras). Nesta época os americanos se tornou o principal país a desenvolver tecnologia nas máquinas agrícolas. A partir deste fato fez com que vários especialistas buscassem meios de inovação para o melhoramento da produtividade.

No ano de 1892 foi criado o primeiro trator movido à gasolina e a diesel, visto que foi pela necessidade em trabalhar as propriedades aumentarem a busca por estes tratores mecanizados.

Fabricados no Brasil a partir dos anos 60, os maquinários eram robustos, não tinham conforto para quem os conduziam.  Os primeiros modelos de tratores eram a vapor, não tinham bancos e nem tetos. As rodas não possuíam pneus, o aro era composto de “gomos” que ao penetrarem na terra e davam maior aderência ao solo. Somente com a necessidade no aumento da produção agrícola é que as empresas fabricantes foram se aperfeiçoando, já que exigia rapidez e qualidade no resultado da produção.

As atividades antes realizadas por tração animal e até mesmo com a força humana, deram lugar á semeadoras, colheitadeiras, pulverizadores, etc. (antes importados da Europa e EUA).

Em se tratando de tempo, veio a grande importância em se trabalhar com essa inovação no campo, a facilidade em obter os maquinários, passou a ganhar espaço em propriedades rurais, gerando comodidade e conforto ao manuseá-las.

O marco do aumento da produção agrícola se deu na região Sul do Brasil (que produzia trigo na cultura de inverno). Mas com o aumento do preço da saca de soja no cenário mundial e as vantagens seguidas da produção de soja no cenário mundial, a cultura de soja se tornou referencia para a sucessão ao trigo. A produção foi se intensificando para que os alimentos que fossem produzidos em maior quantidade. Nos preparos dos solos, por exemplo, passaram-se a utilização dos implementos arado e grade de maior tamanho durante sua operação, economizando tempo de operação por atingir uma maior área trabalhada, tempo de uso da mão de obra qualificada e melhorando assim os recursos necessários para alcançar um nível de produtividade alta.

  1. USO DOS IMPLEMENTOS NO MANEJO DE SOLO PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA CULTURA

Para que um implemento seja usado corretamente no preparo do solo, são analisados os seguintes sistemas de manejo mais utilizados:

O sistema de manejo do solo do tipo convencional é combinado de uma aração e duas gradagens sendo que a finalidade é criar condições favoráveis para fazer o trabalho de revirar a terra para a implantação da cultura.

O sistema de cultivo mínimo gera maior sanidade do solo e cria melhores condições ao manejo trazendo resultados positivos, esse tipo de sistema utiliza o mínino possível de máquinas agrícolas com o objetivo de menor compactação dos solos, o que faz pouco revolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (631.2 Kb)   docx (351.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com