TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TDAH- COMO LIDAR COM O TRANSTORNO NO COTIDIANO ESCOLAR

Por:   •  3/7/2017  •  Artigo  •  4.657 Palavras (19 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 19

TDAH -  COMO LIDAR COM O TRANSTORNO NO COTIDIANO ESCOLAR

Marta Cícera dos Santos Piva[1]

RESUMO

Agitação, falta de atenção, não conseguir terminar as tarefas solicitadas, agressividade com os colegas entre outros, podem ser considerados comportamento inadequado ou falta de limites, mas, por trás de um comportamento que foge dos padrões pode estar presente o distúrbio de atenção, que também tem essas características. O TDAH ou Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, é um  distúrbio que atinge em torno de 5% das crianças e adolescentes de todo o mundo.  É um problema sério, de interesse para a saúde pública e para a sociedade em geral. É muito importante conhecer os sintomas desse transtorno, a demora em diagnosticar o caso pode trazer sérias consequências para o desenvolvimento da criança. O presente artigo tem como objetivo discutir as características e implicações do Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDAH) no processo de aprendizagem, caracterizando o processo de desenvolvimento destes alunos e discutir como a mediação do professor, pode auxiliar na intervenção e atendimento de alunos que apresentam o TDAH.

Palavras-chave: Transtorno de déficit de atenção e Hiperatividade; Intervenção; práticas pedagógicas

ABSTRACT

Restlessness, lack of attention, inability to complete the required tasks, aggression towards classmates, among others, may be considered inappropriate behavior or lack of limits, but behind a behavior that flees from the standards the attention disorder may be present, which also has these characteristics. The ADHD or Attention Deficit Hyperactivity Disorder is a disturb that affects around 5% of children and adolescents from all over the world. It is a serious problem that concerns public health and the society in general. It is very important to know the symptoms of this disorder. The delay in diagnosing the case may bring dire consequences for child's development. This article aims to discuss the characteristics and implication of Attention Deficit Disorder and/or Hyperactivity Disorder (ADHD) in the learning process of these students and discuss how the mediaton of the teacher may assist in intervention and assistence to the students who have ADHD.

Keywords: Attention Deficit Hyperactivity Disorder, intervention,

 pedagogical practices


1 INTRODUÇÃO

O presente artigo tem por finalidade orientar profissionais que lidam com crianças e adolescentes a entenderem e aprenderem sobre como diferenciar um distúrbio de aprendizagem de um comportamento indisciplinado.

É muito importante orientar os professores caso venham perceber que um aluno demonstre agitação repetitiva, falta de atenção, dificuldades de relacionamento entre outros, para saberem diferenciar uma situação da outra. Deixando claro que os sintomas de TDAH não se restringem apenas a uma criança agitada, mas que uma criança quieta ao extremo também pode ser portadora desse distúrbio.

O professor precisa ser auxiliado em como buscar ajuda caso o comportamento venha a persistir. O apoio e parceria da escola são de grande importância para juntos encaminharem o aluno para especialistas da área, como Psicólogo, por exemplo, que possam fazer a intervenção e um eventual tratamento.

A proposta desse trabalho é discutir as implicações do TDAH no processo de escolarização das crianças afetadas pelo transtorno. Investigar como a relação e a mediação do professor podem auxiliar na intervenção e atendimento das crianças que apresentam TDAH no âmbito a sala de aula, caracterizando o processo de desenvolvimento da criança que apresenta Hiperatividade e Déficit de Atenção (TDAH).

2 O que é o TDAH?

A primeira descrição oficial do que hoje chamamos TDAH data de 1902, quando um pediatra inglês, George Still, apresentou casos clínicos de crianças com hiperatividade e outras alterações de comportamento, que, na sua opinião não podiam ser explicadas por falhas educacionais ou ambientais, mas que deveriam ser provocadas por algum transtorno cerebral na época desconhecido.

Na medicina esse mesmo transtorno já foi conhecido por outros nomes: síndrome da criança hiperativa, lesão cerebral mínima, disfunção cerebral mínima, transtorno hipercinético, transtorno primário da atenção.

Em 1980, a Associação Americana de Psiquiatria adotou oficialmente o termo Transtorno do Déficit de Atenção e no ano de 1994 foi atualizado para Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TODA/H), onde o acréscimo da barra inclinada significa que o problema pode ocorrer com ou sem o componente de hiperatividade, inicialmente considerado o sintoma mais importante e definidor do quadro.

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida.. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Em inglês, também é chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD.

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é “um problema de saúde mental que tem três características básicas: a desatenção, a agitação (ou hiperatividade) e a impulsividade”. (ROHDE; BENCZIK, 1999, p. 37). 

Uma das características que está presente em crianças hiperativas é a atividade motora desorganizada e excessiva chamada de impulsividade que acontece sem nenhuma finalidade.

Ficar remexendo as mãos e/ou os pés quando sentado; não parar sentado por muito tempo; pular, correr excessivamente em situações inadequadas, ou ter uma sensação interna de inquietude (ter “bicho-carpinteiro por dentro”); ser muito barulhento para jogar ou divertir-se; ser muito agitado (“ a mil por hora” , “ou um foguete”); falar demais; responder às perguntas antes de terem sido terminadas; ter dificuldade de esperar a vez; intrometer-se em conversas ou jogos dos outros.(ROHDE E BENCZIK,1999 p.40)

A desatenção é outra característica destacada nos estudos de Rohde e Benczik (1999), os autores explicam que prestar atenção em detalhes, concentração em atividades e jogos, dificuldades para aceitar as regras e seguir as instruções e, ainda, a sensação de que a criança não presta atenção em suas atividades e no que é dito são características deste distúrbio.

É possível encontrar vários fatores desencadeantes do TDAH: a hereditariedade; problemas durante a gravidez ou no parto; problemas familiares; alimentação; e disfunções hormonais, o meio em que a criança está inserida e os estímulos que recebe. Sam Goldstein e Michael Goldstein (1996) explicam que são utilizadas três tipos de intervenção com crianças hiperativas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)   pdf (195.2 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com