TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO

Ensaios: TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  866 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE AVALIATIVA QUESTIONÁRIO

Curso Pedagogia Período Letivo 2011/1

Semestre 1º Sem Disciplina Tecnologias Aplicadas à Educação

Nome Tutor Presencial Nome

Nome Professor EAD Gilse T. Lazzari Perosa

Nome Aluno (a) Nome : Maria Elayne da Silva

RA 2334410317

ORIENTAÇÕES

 Leia as questões abaixo e responda individualmente.

 Para finalizar, salve o arquivo em formato Word 97-2003 (. doc), contendo:

1) Seu nome e seu RA

2) Nome do tutor presencial

3) Nome da disciplina

4) Nome do professor EAD

5) Conteúdo das respostas das questões

6) Atividade avaliativa – Questionário concluído, postar este arquivo no Moodle

7) Prazo de Entrega/postagem no Moodle - 14 de junho de 2011 à 18 de junho de 2011

Lembrem-se!

 Esta questão deve ser respondida individualmente e você deverá postá-la no ambiente virtual de aprendizagem conforme as datas previstas no cronograma de aula, ou seja, no período de 14 de junho de 2011 à 18 de junho de 2011, impreterivelmente.

 A atividade postada no prazo regular valerá de 0,0 (zero) a 1,5 (um ponto e meio).

 Em caso de atraso na postagem dessas atividades avaliativas, o valor máximo a ser atribuído para a tarefa é de 1,0 (hum) ponto, ou seja, a atividade valerá de 0,0 (zero) à 1,0 (hum) ponto, e a data final para entrega delas será informado no ambiente virtual.

Atividade Avaliativa Questionário – Disciplina Tecnologias aplicadas à Educação

Questões Dissertativas

1. As tecnologias estão presentes na sociedade e, portanto, não podem ficar ausentes do processo educacional. Sobre esse tema, o professor José Manuel Moran diz: “O campo da educação está muito pressionado por mudanças, assim como acontece com as demais organizações. Percebe-se que a educação é o caminho fundamental para transformar a sociedade”. (BEHERENS & MASETTO & MORAN, 2010, p. 11).

Com base no trecho lido, elabore um texto refletindo sobre o conceito de Educação como mercado que atrai investimento econômico de grandes empresas. Se possível, exemplifique com um caso específico do seu conhecimento.

Resposta: Nos dias atuais temos um ensino em que predomina a fala massiva e massificante, um número excessivo de alunos por sala, professores mal preparados, mal pagos, pouco motivados e evoluídos como pessoa. O ensino está voltado, em boa parte, para o lucro fácil, aproveitando a grande demanda existente, com um discurso teórico (elementos) que não se confirma na pratica.

2. Escreva dez linhas sobre a seguinte questão: um professor que não modifica sua forma tradicional de dar aula consegue interagir satisfatoriamente com os alunos? Precisa necessariamente utilizar tecnologias como o computador e a internet para inovar sua prática?

Resposta: Evidentemente não. O professor necessariamente não precisa de equipamentos tecnológicos para inovar sua maneira de dar aula. Os equipamentos são apenas uma tecnologia inovadora na qual o professor pode lançar mão para oferecer uma aula expositiva na qual o aluno poderá ter um bom rendimento. O professor pode dar atividades pedagógicas e diversificadas, filmes, jogos competitivos, gincanas, debates, dinâmicas de grupo, etc., onde os alunos se tornem coesos atingindo os objetivos propostos. Segundo Moran, o ensino não depende só das tecnologias, senão já teríamos achado as melhores soluções. Elas são importantes, ou seja, permitem ampliar o conceito de aula, de espaço, tempo e de comunicação audiovisual, mas não resolvem as questões, pois ensinar e aprender são os desafios maiores que enfrentamos no mundo atual.

3. “Num mundo globalizado, que derruba barreiras de tempo e espaço, o acesso à tecnologia exige atitude crítica e inovadora, possibilitando o relacionamento com a sociedade como um todo. O desafio passa por criar e permitir uma nova ação docente, na qual professor e alunos participam de um processo conjunto para aprender de forma criativa, dinâmica e encorajadora e que tenha como essência, o diálogo e a descoberta”. (BEHRENS, p. 75).

Nessa proposta, a autora cita as oito inteligências múltiplas de Gardner, que devem ser levadas em consideração. Leia as páginas 75 e 76 do PLT - Novas tecnologias e mediação pedagógica e identifique no que consiste cada uma das oito inteligências múltiplas de Gardner.

As oito inteligências múltiplas de Gardner são: Espacial, Interpessoal, Intrapessoal, Cinestésico-corporal, Linguística ou verbal, Lógico-Matemática, Musical e Naturalista.

Resposta:

• Inteligência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com