TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNÓLOGO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  14/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.144 Palavras (13 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

FACULDADE DOM PEDRO II

TECNÓLOGO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

CELLI DOS SANTOS MACHADO

MILENA APARECIDA OLIVEIRA DA SILVA

REINAN ALVES SANDES

RICARDO BISPO DOS SANTOS

SANDRA OLIVEIRA DOS SANTOS

PROJETO INTEGRALIZADOR I

LAGARTO – SE
2019

CELLI DOS SANTOS MACHADO

MILENA APARECIDA OLIVEIRA DA SILVA

REINAN ALVES SANDES

RICARDO BISPO DOS SANTOS

SANDRA OLIVEIRA DOS SANTOS

PROJETO INTEGRALIZADOR I

Relatório apresentado a Faculdade Dom Pedro II, como exigência para obtenção das notas da disciplina Projeto Integralizador I, sob a orientação da professora Rosa Leila Lima do Nascimento.

LAGARTO – SE
2019

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        5

2.1 Recrutamento        5

2.2 Seleção        6

3 METODOLOGIA        7

3.1 Tipo de Pesquisa        7

3.2 Amostragem        8

3.3 Instrumento de Pesquisa        8

3.4 Coleta de Dados        9

3.5 Informações importantes        9

4 DISCUSSÃO E ANÁLISE DE DADOS        10

5 CONCLUSÃO        12

6 APÊNDICES        13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        13

1 INTRODUÇÃO

Toda empresa que se está focada em bons resultados financeiros precisa estar alinhada coerentemente com a prática corretada que é pregada por teóricos em livros, artigos e revistas. Todavia, as práticas mensuradas por esses autores visam uma vasta possibilidade de atuação de uma gestão de Recursos Humanos (RH). Dentre essas diversas possibilidades de atuação da área de RH, têm-se as atividades voltadas exclusivamente para o chamado Departamento Pessoal. Esse departamento possui várias atribuições e, entre elas, destaca-se pela constância as funções de recrutamento e seleção. São justamente essas duas atribuições do DP que muitos usam equivocadamente como únicas atribuições da gestão de RH como um todo, ou seja, os leigos no assunto costumam achar que RH é só isso.

O presente projeto visa exclusivamente resolver uma questão: como as práticas de recrutamento e seleção estão sendo aplicadas na prática na rotina de uma determinada empresa? E é através dessa “questão-problema” que se tem o objetivo geral deste projeto que é o de analisar as práticas de departamento pessoal de uma empresa. Para satisfazer esse objetivo geral, foi necessário dividi-lo em dois objetivos específicos: constatar como está sendo realizada as práticas de recrutamento e verificar como é feito a seleção de pessoal após a fase de recrutamento.

Ao apresentar a justificativa desse projeto surge a necessidade de apresentar algumas relevâncias, sobretudo a acadêmica e social. Na relevância acadêmica esse projeto mostra que é importante pra futuros estudos dessa característica ou até mesmo a possibilidade de fornecer informações sobre determinada empresa. Já a relevância social, diz respeito a contribuição que esse projeto tem tanto para a sociedade quanto para a própria empresa. Auxilia a sociedade quando mostra os pontos mais visados pela empresa, possibilitando uma formação pontual do indivíduo que deseja trabalhar na empresa, ou seja, se formar e/ou qualificar à medida que a empresa deseja dos futuros funcionários. A relevância social também beneficia a própria empresa pois mostra gratuitamente os pontos que ela precisa melhorar.

Esse projeto traz uma estrutura formada por uma revisão bibliográfica (base teórica dos assuntos estudados), metodologia (quais procedimentos de pesquisa foram utilizados), discussão dos dados e uma conclusão.  

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Para fundamentar esse projeto, foi necessário selecionar teóricos renomados tendo como finalidade a de captar suas ideias e alimentar a base teórica que foram usadas pelos pesquisadores para basear e enriquecer esta pesquisa. Nesse projeto as teorias foram voltadas para as práticas de recrutamento e seleção, separadamente, embora costumam-se usá-los como um conceito.

2.1 Recrutamento

O conceito de recrutar “abrange o conjunto de práticas e processos usados para atrair candidatos para a vaga existentes ou potenciais” (LACOMBE, 2011, p.81). A função de recrutar talentos é citado também por Lacombe (2011) como a primeira fase de um processo que termina com a contratação de novos colaboradores.

Já Chiavenato conceitua:

O recrutamento – tal como ocorre com o processo de comunicação – é um processo de duas mãos: comunica e divulga oportunidade de emprego, ao mesmo tempo que atrai os candidatos para o processo seletivo: estímulo e resposta. Se o recrutamento apenas comunica e divulga, não atinge seus objetivos básicos. O fundamental é que atraia e traga candidatos para serem selecionados. (CHIAVENATO, 2014, p. 101)

        Ainda sobre esse assunto, o recrutamento pode ser interno ou externo. O primeiro é basicamente quando a organização atua sobre os candidatos que já estão trabalhando dentro dela e o segundo, por sua vez, é aquele que atua sobre candidatos externos, ou seja, que não estão dentro da organização (CHIAVENATO, 2014).

        Para atrair novos colaboradores, as organizações podem utilizar vários meios. Lacombe (2011) cita alguns desses meios que comumente são utilizados por organizações, são eles:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (154.2 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com