TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEMA: O Amor Fati e os seus conflitos

Por:   •  23/8/2019  •  Artigo  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 3

TEMA:

O Amor Fati e os seus conflitos

PROBLEMA:

O Amor Fati, expressão latina utilizada por Friedrich Nietzsche, ao longo dos anos tem ganhado visibilidade, porém a mesma ainda carrega uma gama de incertezas, quanto ao seu real significado. Assim, surgiu a necessidade de compreender se o que Friedrich Nietzsche pensou acerca do amor foi/é entendido pelos seus leitores, atualmente. Nesse sentido, este projeto parte da seguinte indagação: o Amor Fati abordado por Friedrich Nietzsche ainda é adotado nos dias atuais, considerando os mesmos princípios de outrora?

JUSTIFICATIVA:

        Friedrich Nietzsche, filósofo alemão do século XIX, ao longo da sua carreira escreveu inúmeros textos criticando a religião, a moral, entre outras temáticas que lhe eram urgentes, sempre exibindo uma admiração pelas metáforas, ironias e aforismos. Uma expressão que foi pensada e aprofundada pelo mesmo foi o Amor Fati, o qual discorreremos neste trabalho. Assim, este projeto surge devido a importância dos pensamentos nietzschinianos, especialmente no campo filosófico.

OBJETIVOS:

Geral:

  • Analisar se o Amor Fati abordado por Friedrich Nietzsche ainda é adotado nos dias atuais.

Específicos:

  • Apresentar o conceito de Amor Fati, na perspectiva de Friedrich Nietzsche;
  • Analisar o Amor Fati, nos dias atuais;
  • Descrever as incoerências do Amor Fati, por parte de não ateus.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

        Para o filósofo alemão Friedrich Nietzsche, o amor está para além de um sentimento límpido, que traz apenas boas sensações. Ao falar sobre o amor, ele usa a expressão “Amor Fati” (expressão latina - “amor ao destino”) que significa amar e aceitar a vida como ela é, respeitando que haverá situações positivas e negativas e que esse conjunto é essencial para que o sujeito viva em plenitude.

        Em seus escritos fica evidente a sua descrença para com um ser divino, visto que o seu objetivo é mostrar que não há perfeição. Não há um Deus perfeito, não há um mundo perfeito, não há um sentimento perfeito. Assim, amar implica em aceitar as imperfeições e saber lidar com as mesmas, a fim de não se frustrar. Em Ecce Homo (2008, p. 42) ele diz que

(…) a minha fórmula para a grandeza do homem é o amor fati: nada pretender ter de diferente, nada para trás, nada para toda a eternidade. O necessário não é apenas para se suportar, menos ainda para se ocultar – todo idealismo é mentira perante o necessário – mas para o amar.

        Logo no início do trecho ele nos leva a crer que o Amor Fati não se vale de expectativas, não será repleto de boas novas, mas sim de inúmeras situações, ora positivas, ora negativas. Nesse pensamento o Amor Fati, consiste em aceitar e viver a vida como ela é, consciente de que existirão lutas e batalhas a serem enfrentadas.

METODOLOGIA:

Adotamos, metodologicamente, a pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, para atingirmos o nosso objetivo. Assim, consideraremos as diversas etapas da mesma, respeitando os fatores como a natureza do problema e a intenção do pesquisador. Nos apoiaremos em Fonseca (2002, p.32), visto que o mesmo parte do seguinte pressuposto: “a pesquisa bibliográfica é feita a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com