TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESCREVER OS TEMAS ETICA MORAL E AMORAL

Por:   •  8/6/2021  •  Resenha  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 5

EVOLUÇÃO CENTRO DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

CURSO: TECNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS

MATÉRIA:      RELAÇÕES HUMANAS E ÉTICA

ATIVIDADE:  DESCREVER OS TEMAS: ÉTICA, MORAL, AMORAL E IMORAL.

ÉTICA:

Segundo nos esclarece Dowell a ética sob o ponto de vista filosófico, apresenta dupla dimensão (uma objetiva e outra subjetiva), onde por um lado trata-se dos costumes, normas e leis que regem o agir humano, individual e social.

Deste ponto de vista objetivo, o ethos é interpretado por exemplo através das categorias de bem, fim, obrigação e valor. Mas o ethos refere-se também, necessariamente ao agir humano, à práxis, enquanto subordinada a um determinado tipo de norma, ou seja, enquanto se exerce no horizonte do bem. Trata-se da ação humana, consciente e livre, que pode ser caracterizada como moralmente boa ou má (aspecto subjetivo).

O objetivo da ética é identificar tanto as regras que deveriam governar o comportamento das pessoas quanto os “bens” que vale a pena buscar.

Todas as decisões éticas, são guiadas pelos valores subjacentes de cada pessoa. Valores são principio de conduta, tais como: proteção; honestidade; responsabilidade; manutenção de promessa; busca de excelência; lealdade; justiça; integridade; respeito pelos outros e cidadania responsável.

A maioria das pessoas concordam que todos esses valores constituem linhas de conduta admiráveis para o comportamento humano.

No decorrer dos estudos sobre a ética percebe-se que não há uma unanimidade no conceito já que os valores éticos de uma comunidade variam de acordo com o ponto de vista histórico e dependem de circunstancias determinadas. O que é considerado ético em um determinado contexto, pode não ser considerado da mesma forma em outro.

Por exemplo: os sacrifícios humanos eram práticas normais em algumas sociedades, como entre os antigos astecas e mesmo na Grécia arcaica. Outro exemplo menos drástico é o da poligamia e do concubinato, e mais atualmente o poli amor, condenáveis em nossa sociedade atual, mas admissíveis em outras culturas e religiões. (MARCONDES, 2008, p. 10).

Não obstante o citado autor nos traz um critério inicial para a concepção ética, estamos falando da transparência. Desta forma, um ato pode ser considerado ético sempre que seu autor for capaz de explicar seus motivos e justificá-los, assumindo integralmente sua atitude. (MARCONDES, 2008, p. 13).

Encontram-se também a seguinte definição de ética: Ética é o conjunto de princípios e valores da nossa conduta na vida junta. Portanto, ética é o que faz a fronteira entre o que a natureza manda e o que nós decidimos. A ética é aquilo que orienta a sua capacidade de decidir, julgar, avaliar. Só é possível falar em ética quando falamos em seres humanos, porque ética pressupõe a capacidade de decidir, julgar, avaliar com autonomia. Portanto, pressupõe liberdade. A ética é um conjunto de princípios e valores que você usa para responder as três grandes perguntas da vida humana: Quero? Devo? Posso? 

No dicionário MICHAELLIS (2019) traz a Ética como sendo ramo da filosofia que tem por objetivo refletir sobre a essência dos princípios, valores e problemas fundamentais da moral, tais como a finalidade e o sentido da vida humana, a natureza do bem e do mal, os fundamentos da obrigação e do dever, tendo como base as normas consideradas universalmente válidas e que norteiam o comportamento humano”. Nessa mesma linha, FIGUEROBA: “ La ética es una rama de la filosofía que estudia y sistematiza los conceptos del bien y el mal”.

A Ética preocupa-se com o bem (ético) e o mal (antiético), se refere ao comportamento de um indivíduo em relação com o outro, se as atitudes individuais dos cidadãos são boas tanto para o indivíduo quanto para o seu próximo.

MORAL:

Já a Moral, é conceituada pelo dicionário MICHAELLIS (2019), como o conjunto de regras de conduta estabelecidas e admitidas por um grupo social numa época determinada.

De forma geral e resumida, a Moral preocupa-se com o certo (moral) e o errado (imoral), se refere às normas e leis que regem uma sociedade. Ela pode mudar de local para local, de época para época e de cultura para cultura.

Algumas pessoas dizem que MORAL é sinônimo de ÉTICA, porém muitas ações no dia a dia, principalmente no que se refere ao comportamento empresarial, que tem como base o Código Civil, as vezes uma ação apesar de moral, não necessariamente pode ser considerada como ética.

AMORAL:

“...Que é naturalmente indiferente às ideias do bem e do mal, do ético e do moral, sendo, portanto, incompleto no desenvolvimento de sua consciência moral”.

Um ser humano desprovido de moralidade na execução de seus atos, desprovido de consciência moral, que não consegue medir o alcance dos resultados de seus atos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (76.4 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com